Tomates verdes em conserva para o inverno

Durante a época soviética, uma variedade de vegetais enlatados era vendida nas prateleiras das lojas: tomates (vermelhos e verdes), pepinos e até abobrinhas. Essas conservas tinham um sabor excelente e custavam centavos. As donas de casa que, por algum motivo, não tinham tempo (talvez devido a compromissos de trabalho) para fazer conservas de legumes para o inverno, podiam comprá-las, pois o sabor era simplesmente magnífico. As fábricas seguiam todas as normas e regulamentações técnicas, aderindo aos padrões GOST, de modo que as conservas ficavam tão boas quanto as caseiras, senão melhores. Muitos se lembram de que os tomates verdes eram particularmente deliciosos, mas a receita se perdeu e nem todos conseguem encontrá-la hoje em dia. Para aqueles que desejam reviver o sabor dos tomates comprados no mercado, oferecemos a receita de hoje. Vamos preparar tomates verdes para o inverno, marinados exatamente como os comprados no mercado.
Ao escolher tomates verdes para esta receita, preste atenção à cor deles – devem ser ligeiramente esbranquiçados e não verde-vivo. Isso dará ao interior um tom levemente rosado, tornando o prato final delicioso. O mesmo acontecia com os tomates comprados no mercado: pareciam verde-esbranquiçados, mas, ao serem cortados, o centro era rosado, macio e saboroso.
Ingredientes:
- tomates verdes – 1 kg;
- Verduras (endro, salsa) – 3-4 ramos;
- alho – 1-2 dentes;
- Folha de louro – 2 unidades;
- açúcar – 15 gramas;
- sal – 30 gramas;
- vinagre – 30 gramas;
- Água – 1 litro;
- grãos de pimenta-do-reino preta – 5-6 unidades.
Como conservar tomates verdes para o inverno
Após lavar os frascos e as tampas, cozinhe-os no vapor. Deixe os frascos esfriarem antes de enlatar. Adicione especiarias ao fundo dos frascos de vidro: alguns raminhos de endro, dentes de alho descascados, folhas de louro e grãos de pimenta-do-reino para dar sabor. Se você gosta de tomates e vegetais mais picantes em geral, adicione algumas rodelas de pimenta malagueta no fundo.
Lave os tomates em água fria e coloque-os bem juntinhos no frasco, preenchendo o máximo de espaço possível.
Despeje a quantidade necessária de sal e açúcar no frasco com os tomates.
Despeje a água quente, que deve ser fervida previamente, deixando um espaço na parte superior para o vinagre. Despeje vinagre de mesa comum (9%) sobre os tomates no frasco.
Coloque os frascos de tomate em uma panela com água morna para esterilizar por 25 minutos. Coloque um pano limpo ou uma toalha velha no fundo para evitar que o vidro rache com o aquecimento da água e da panela.
Enrole os frascos de tomate com as tampas e deixe esfriar cobertos com uma toalha de algodão ou um cobertor.
Guarde os tomates verdes em conserva prontos em uma despensa escura e, quando chegar a hora certa, prepare a mesa e ofereça a todos os seus convidados este delicioso aperitivo. Bom apetite!
