Geleia de groselha vermelha sem esterilização para o inverno.
Uma receita ótima e simples para quem adora conservas de inverno rápidas, saborosas e sempre bem-sucedidas. Esta geleia é feita com apenas dois ingredientes: groselhas vermelhas e açúcar. Não é necessário adicionar água, pectina, gelatina ou ágar-ágar.
Preparar esta geleia incrível leva no máximo meia hora, pois é feita para o inverno sem esterilização, e também é consumida num instante. Doce e azeda, mas sem ser enjoativa, esta geleia vermelha translúcida é perfeita para bolos e para acompanhar o chá da tarde. Experimente!
Ingredientes:
- groselha vermelha – 1 kg;
- açúcar granulado – 0,8-1 kg.
Como fazer geleia de groselha vermelha
Você pode fazer essa geleia com groselhas vermelhas ou brancas, mas esta receita também serve para outros tipos de frutas vermelhas. Coloque as groselhas em uma tigela e cubra com água fria. Deixe de molho por 1 a 2 horas, permitindo que pequenos detritos se desprendam e afundem.
Coloque as bagas em um escorredor e enxágue novamente em água corrente até que todo o líquido seja escorrido. Não é necessário selecionar as groselhas nem separar as bagas dos talos verdes; isso economiza bastante tempo.
Meça a quantidade necessária de açúcar e adicione as groselhas. Você pode ajustar a quantidade de açúcar granulado em 100-150 g, a seu critério. No entanto, se a geleia for armazenada em temperatura ambiente, adicione mais açúcar para evitar que estrague, pois ela se solidifica sem esterilização.
Misture delicadamente as frutas vermelhas com o açúcar e deixe a tigela descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos. Mexa 2 a 3 vezes durante esse tempo.
Esta foto mostra como o açúcar absorve gradualmente a umidade – o suco de groselha liberado.
Coloque as groselhas e o açúcar no fogão e ligue o fogo alto. Após 2 a 3 minutos, a geleia começará a ferver. Mexa constantemente com uma espátula de madeira ou silicone.
Após mais 2 minutos, as frutas vermelhas começarão a estourar devido ao calor intenso, e a calda borbulhará e espumará. O segredo é evitar que o líquido transborde, portanto, não se afaste do fogão; mexa a geleia continuamente e rapidamente. Após cerca de 90 segundos de mexida vigorosa, a espuma diminuirá e bolhas grandes aparecerão na calda.
No total, a geleia de groselha deve cozinhar em fogo baixo por cerca de 8 minutos. Você pode programar um cronômetro quando estiver preparando a geleia pela primeira vez e usar a consistência como guia.
Prepare um recipiente fundo e insira uma peneira de metal dentro dele. Retire a geleia do fogo e despeje-a na peneira. Coe a geleia. A peneira reterá a polpa, que pode ser adicionada a compotas ou geleias.
É assim que a geleia fica lisa e bonita. Enquanto ainda estiver quente, despeje-a em potes secos e esterilizados. Deixe os potes destampados até que a mistura esfrie completamente. A geleia vai engrossar à medida que esfria.
Cubra a mistura engrossada com tampas limpas e secas. Guarde em adega, geladeira ou despensa.
Esta geleia é perfeita para sanduíches doces no café da manhã – fica simplesmente deliciosa espalhada no pão com manteiga. Também é ótima em crepes, panquecas e blinis. Pode ainda ser usada como recheio para bolos e doces caseiros, como ingrediente para camadas ou como decoração para bolos e tortas.
Aproveite seu chá!
