Construção de uma estufa de inverno Esta é uma tarefa bastante desafiadora. Estruturas simples podem não produzir o efeito desejado, enquanto as mais complexas exigem tempo, esforço e recursos. Mas com os materiais certos, algumas habilidades de construção e, principalmente, a vontade de se dedicar, obter uma colheita durante todo o ano de culturas benéficas e ricas em vitaminas é mais do que possível.

O início de uma jornada importante
As culturas de horta, dependendo da espécie, exigem abordagens diferentes. Existem também vários outros fatores que podem influenciar a escolha do tipo de estrutura, localização e o planejamento e instalação de sistemas de aquecimento e irrigação.
Plano de trabalho
Até mesmo os mais bem-sucedidos começam pequenos. Os melhores projetos de estufas de invernoVocê pode criar um desenho ou um plano por conta própria e segui-lo. Ajustes serão inevitáveis, pois a prática sempre difere da teoria. Para minimizar esses ajustes, é preciso definir a ordem de trabalho desde o início. Não há segredos especiais aqui. As ações são realizadas na seguinte sequência:

- Planeje o local para a construção.
- Determine o número, o tamanho e a direção das camas.
- Determine como as comunicações serão fornecidas à estufa.
- Calcule a área da estrutura e selecione o seu tipo.
- Decida quais materiais e ferramentas usar e compre-os.
- Prepare o terreno. A versão de verão não requer uma base permanente, mas uma estufa para todas as condições climáticas precisa de uma base sólida.
- Leve o sistema de aquecimento para o local da obra. Fazer isso com antecedência evitará que você precise furar paredes e isolar as entradas dos canos. O mesmo vale para os sistemas de iluminação e irrigação.
- Construa uma estrutura.
- Realizar a montagem do telhado e das paredes.
- Instale a parte interna do sistema de comunicação.
- Traga terra.
- Decore o espaço interno do estabelecimento.
- Conecte as comunicações e realize um teste.
- Elimine as deficiências.
Você também pode se interessar por:Seleção de materiais
Para projetos confiáveis de estufas aquecidas de inverno, é necessário que as estruturas sejam instaladas em um local ligeiramente elevado, mas protegido de ventos fortes. Isso proporciona maior incidência solar e acelera o derretimento da neve. Estruturas fixadas na parede, que se tornam uma extensão da casa, também são vantajosas, pois economizam espaço na propriedade e simplificam as conexões de serviços públicos. Independentemente da opção escolhida, materiais de alta qualidade são essenciais.
Você também pode se interessar por:Para a construção, dependendo da escolha do projeto, você pode usar:

- Tábuas e vigas de madeira são práticas, mas exigem tratamento obrigatório com impregnações, vernizes e tinta. Isso porque ficarão expostas às intempéries e à alta umidade interna, que as afetará.
- Tubos, postes e perfis metálicos. São mais confiáveis, embora o tratamento anticorrosivo ainda seja recomendável. No entanto, existe uma ampla variedade de perfis de aço inoxidável e liga de alumínio disponíveis no mercado atualmente.
- Polietileno. Esta é a opção de cobertura mais simples e barata. No entanto, a película tem vida útil curta. Mesmo que não rasgue, perde rapidamente algumas de suas propriedades. Além disso, para uso no inverno, será necessário sobrepor várias camadas. A economia resultante será questionável.
- Vidro. Um material muito bom e adequado que atende a quase todos os requisitos. No entanto, não é durável e é frágil. Um artesão inexperiente também pode ter dificuldades para trabalhar com vidro.
- Policarbonato. Atualmente, é o material mais popular em termos de preço e qualidade, e não apenas para estufas de inverno. É durável, flexível, tem uma aparência bonita, é leve, fácil de manter e resistente à geada e à umidade. Especialistas também destacam suas propriedades de isolamento térmico.
- Tijolo ou concreto celular para paredes.
Fundação e aquecimento
Esses são dois problemas interligados. Embora a estufa e o próprio solo recebam calor solar suficiente no verão, durante a estação fria o solo congela e o aquecimento natural fica ausente. Portanto, as estufas modernas para cultivo de inverno requerem uma fundação que aborde parcialmente o problema das grandes flutuações de temperatura.
Segredos de uma base confiável
É comum instalar uma estufa com a entrada voltada para o sul. Um vestíbulo deve ser construído em frente à porta para servir como um espaço de ar entre a estufa e o ambiente externo. Isso deve ser levado em consideração ao projetar a fundação. Depois de traçar as linhas da futura estrutura, você pode pegar uma pá e outras ferramentas.
Para construir uma fundação adequada, você precisa saber:


- A vala deve ser cavada com 0,3 a 0,4 m de largura e 1 a 1,2 m de profundidade.
- A estrutura pode ser enterrada ainda mais fundo se não houver água subterrânea por perto (nesse caso, será necessário um sistema de drenagem).
- Na base, deve-se colocar areia, cascalho ou argila expandida (0,1–0,2 m). Essa camada deve ser bem compactada. Este é o primeiro nível de isolamento térmico.
- Em seguida, aplica-se uma ou até duas camadas de feltro asfáltico para impermeabilização do telhado.
- Agora é hora de soldar e instalar a malha de reforço. Ela poderia ser pré-fabricada, mas isso levaria mais tempo e seria menos confiável.
- A fundação é concretada em uma única etapa. Dependendo do tipo de fixação utilizado para a futura estrutura, os perfis metálicos devem ser deixados acima da base de concreto ou a fundação deve ser completamente nivelada.
- Você também pode colocar espuma plástica por cima. A camada não deve ser muito grossa.
Caso se decida instalar sistemas de aquecimento e abastecimento de água subterrâneos, isso deve ser providenciado antes da concretagem.
O dispositivo do sistema de aquecimento artificial
Diversos esquemas podem ser utilizados aqui. A escolha geralmente depende das infraestruturas e equipamentos existentes, bem como do tipo de combustível já utilizado. Por exemplo, se o local possui um fornecimento centralizado de gás ou eletricidade, não há necessidade de complicar o sistema de aquecimento da estufa — seu sistema interno é mais fácil de implementar utilizando esses recursos.
Você pode considerar essas e outras opções. Neste caso, é necessário levar em consideração:

- Independentemente do sistema, ele deve ser projetado para atender continuamente ao padrão durante o período mais frio.
- O funcionamento de um aparelho de aquecimento será eficiente e econômico somente se toda a estrutura estiver devidamente isolada.
- Criar canteiros aquecidos também seria uma boa ideia. Para isso, serão necessárias valas preenchidas com folhas, serragem, casca de árvore, pedaços de galhos e ardósia quebrada — qualquer coisa que libere calor ao se decompor naturalmente. A terra é colocada sobre esse aquecedor natural. A qualidade do material também deve ser levada em consideração.
- Os tubos de aquecimento, baterias e radiadores devem ser posicionados de forma que o sistema como um todo cubra uniformemente toda a área da estufa, garantindo a mesma temperatura em todos os ambientes.
- Instalar um fogão básico a combustível sólido (lenha, carvão ou turfa) também é possível. No entanto, isso exigirá mais tempo dedicado ao processo de aquecimento em si e uma ventilação adequada.
- Um sistema de ventilação é duplamente importante em um ambiente aquecido durante o inverno. Ele não só remove os produtos da combustão e o excesso de calor, regulando a temperatura, como também fornece oxigênio para as plantas. Baseados em princípios da física, os dutos de ventilação são instalados no telhado ou na parte superior das paredes.
Construindo uma estufa simples e confiável
As estufas de inverno aquecidas em policarbonato são as mais fáceis de montar e as mais confiáveis de operar. Elas oferecem bom isolamento térmico e permitem a entrada de luz natural. Um sistema básico de ventilação não forçada também é fácil de instalar.
A ordem dos trabalhos dependerá das características da estrutura, mas as suas principais etapas permanecem inalteradas:

- Monte o bloco inferior a partir do perfil na fundação ou próximo a ela.
- Fixe a base ao concreto com ancoragens, solde-a ou prenda-a aos pinos de qualquer maneira adequada.
- Instale os postes verticais e os postes de canto e fixe-os. Lojas especializadas geralmente oferecem fixadores adequados. É melhor ter um pouco a mais em estoque.
- Não se esqueça do vestíbulo. Seus suportes verticais também são instalados nesta etapa.
- Trace as linhas horizontais.
- Fixe as peças verticais à travessa superior central (ou travessas, dependendo do tipo de telhado que você tiver).
- Instale o revestimento de fibra de carbono, começando pela parte superior. O ideal é cortar as placas no tamanho certo, uma a uma, imediatamente antes de fixá-las. Isso economizará tempo na montagem.
- Revestir o lado norte com duas camadas.
- Vede as juntas e frestas.
- Construa uma estrutura de teto com vigas de madeira.
- Instale toldos na parte externa. Essa etapa difícil pode ser evitada fazendo o telhado em arco ou com duas águas.

Construir uma estufa de inverno em policarbonato é apenas o primeiro passo para uma colheita consistente e para o cultivo de mudas em campo aberto. Para atingir esses objetivos, é necessário estudar cuidadosamente as características das diferentes culturas, seus períodos de plantio e suas necessidades de fertilizantes.
Você também pode se interessar por: