Os arbustos floridos permitem resolver vários problemas de uma só vez na hora de decorar um local. Podem ser usadas para criar um belo pano de fundo para canteiros de flores, plantas perenes e outras composições, destacar elementos individuais (bancos, figuras de jardim, lanternas), decorar diversas construções externas e delimitar áreas. Ao escolher um arbusto para uma área específica do jardim, é importante considerar a altura da planta adulta e as condições de cultivo.
Arbustos com lindas flores
Primeiramente, destacaremos os subarbustos floridos de porte baixo, que crescem até 100 cm. Os mais comuns são: Caryopteris, Rosa spp., Ceratostigma, Dabetia cantabria, Cistus, Clethra alnifolia, Cassiopeia, Spiraea anã e Urze. De maior interesse para os jardineiros são os arbustos altos e de porte médio com longo período de floração. Eles são adequados para compor fundos de jardim e cercas vivas.
Os 5 melhores arbustos para o jardim:
- Jasmim-da-virgínia (jasmim-de-jardim).
As variedades incluem formas com flores dobradas e grandes. As pétalas são brancas e os botões abertos exalam uma fragrância forte e agradável. O arbusto cresce de 1,5 a 2 metros de altura. A floração começa em junho e dura pouco mais de três semanas. A poda regular é necessária dois anos após o plantio. Recomenda-se a aplicação de pelo menos três adubos orgânicos durante o verão. Quase todas as variedades de jasmim-da-virgínia são resistentes à geada e fáceis de cultivar, mas a planta não se desenvolve bem na sombra ou em solos encharcados. - Espireia.

De fácil cultivo, amante do sol e resistente à geada, a Spiraea billardiana cresce de 50 cm a 2 metros de altura. As espécies são divididas em duas categorias: primavera e verão. As primeiras produzem pequenas flores brancas de maio a junho, enquanto as últimas produzem botões rosados que se abrem em julho. A Spiraea billardiana tem seu período de floração mais longo, desde os primeiros dez dias de julho até o final de outubro. A poda deve ser feita a partir do quinto ano após o plantio; as plantas prosperam e florescem sem fertilização frequente. - Hortênsia.
Um arbusto de fácil cultivo, o ideal é plantá-lo em um local ensolarado, mas tolera também meia-sombra. A floração começa em agosto e termina no início de outubro. A cor das pétalas e o formato das flores variam de acordo com a variedade. A planta responde bem à poda e adubação regulares; o melhor é usar um fertilizante específico para hortênsias. Os arbustos não ultrapassam 2 metros de altura. - Raiz de sangue.
Uma planta de fácil cultivo e resistente à geada, com flores amarelo-alaranjadas, rosas ou brancas. Ela prospera apenas em solos leves e férteis e não tolera umidade excessiva ou sombra densa. O arbusto cresce até 1,5 metros de altura. Na primavera, você precisa fertilizar. Utilize fertilizantes minerais e, no verão, corte as flores murchas. Todas as espécies e variedades de potentilha florescem no verão. - Deutzia.
O arbusto não cresce mais do que 2 metros de altura e pode ser plantado em meia-sombra ou sob a copa de árvores grandes. Em climas temperados, a Deutzia tolera bem invernos com geadas e neve, mas é melhor não plantá-la em regiões mais ao norte. A planta prospera apenas em solos soltos e férteis e não tolera níveis elevados de água subterrânea. O arbusto requer poda anual, rega durante períodos de seca e adubação mensal (da primavera ao final do outono). A forma, a cor e o período de floração das flores variam conforme a variedade.
A lista acabou sendo pequena, por isso recomendamos que você também dê uma olhada mais atenta em plantas como Lilás, Marmelo Japonês (Chaenomeles), Kalmia, Rododendro, Forsythia, Magnólia, Cotinus, Buldenezh, Espinheiro-alvar, Physocarpus e WeigelaTambém merecem atenção a Vassoura, Bladderwort, Indian Creepers, Redroot (Ceanothus), Koelreuteria, Indigofera gerardii, Euonymus, Tree Peony, Rowan, Hibiscus, Louiseania e Tamarix.
Dicas úteis
O ideal é comprar plantas em viveiros, pois elas foram cultivadas no clima local e se adaptarão e prosperarão rapidamente. Mesmo um arbusto já estabelecido e resistente à geada precisará de proteção durante os primeiros 3 a 4 anos. Escolha o local de plantio com cuidado; se você plantar uma espécie que gosta de sol, mesmo que em meia-sombra, talvez nunca veja flores exuberantes e vibrantes.
O local de plantio deve ser preparado com antecedência, o solo deve ser arado e deve-se aplicar fertilizante orgânico. Ignorar a poda e o corte não é recomendável, pois um arbusto muito crescido florescerá mal e perderá a imunidade a doenças e pragas. Esse procedimento deve ser realizado no início da primavera ou no outono. A adubação deve ser feita com cautela, pois a floração pode ser prejudicada tanto pela falta quanto pelo excesso de nutrientes. No final do outono, junte as folhas secas ao redor dos troncos das árvores para proteger as raízes da geada.
Escolher arbustos lindamente floridos A escolha deve ser baseada nos objetivos e nas características do local. Se desejar, você pode criar uma composição vibrante com diferentes espécies de plantas que encantarão com flores exuberantes do início da primavera ao final do outono. Mesmo um pequeno jardim protegido pela sombra suave das copas das árvores pode ter um lugar para um arbusto ornamental; muitas árvores exigem pouca manutenção.

As variedades incluem formas com flores dobradas e grandes. As pétalas são brancas e os botões abertos exalam uma fragrância forte e agradável. O arbusto cresce de 1,5 a 2 metros de altura. A floração começa em junho e dura pouco mais de três semanas. A poda regular é necessária dois anos após o plantio. Recomenda-se a aplicação de pelo menos três adubos orgânicos durante o verão. Quase todas as variedades de jasmim-da-virgínia são resistentes à geada e fáceis de cultivar, mas a planta não se desenvolve bem na sombra ou em solos encharcados.
De fácil cultivo, amante do sol e resistente à geada, a Spiraea billardiana cresce de 50 cm a 2 metros de altura. As espécies são divididas em duas categorias: primavera e verão. As primeiras produzem pequenas flores brancas de maio a junho, enquanto as últimas produzem botões rosados que se abrem em julho. A Spiraea billardiana tem seu período de floração mais longo, desde os primeiros dez dias de julho até o final de outubro. A poda deve ser feita a partir do quinto ano após o plantio; as plantas prosperam e florescem sem fertilização frequente.
Um arbusto de fácil cultivo, o ideal é plantá-lo em um local ensolarado, mas tolera também meia-sombra. A floração começa em agosto e termina no início de outubro. A cor das pétalas e o formato das flores variam de acordo com a variedade. A planta responde bem à poda e adubação regulares; o melhor é usar um fertilizante específico para hortênsias. Os arbustos não ultrapassam 2 metros de altura.
Uma planta de fácil cultivo e resistente à geada, com flores amarelo-alaranjadas, rosas ou brancas. Ela prospera apenas em solos leves e férteis e não tolera umidade excessiva ou sombra densa. O arbusto cresce até 1,5 metros de altura.
O arbusto não cresce mais do que 2 metros de altura e pode ser plantado em meia-sombra ou sob a copa de árvores grandes. Em climas temperados, a Deutzia tolera bem invernos com geadas e neve, mas é melhor não plantá-la em regiões mais ao norte. A planta prospera apenas em solos soltos e férteis e não tolera níveis elevados de água subterrânea. O arbusto requer poda anual, rega durante períodos de seca e adubação mensal (da primavera ao final do outono). A forma, a cor e o período de floração das flores variam conforme a variedade.
As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso