Se você tem interesse em alisso, em como cultivá-lo a partir de sementes ou na melhor época para plantá-lo, você veio ao lugar certo. Vamos te contar o que é essa planta, como e quando plantá-la e como essa maravilhosa e bela planta melífera pode beneficiar o seu jardim.
Benefícios da alissum no jardim
Suas vantagens vão além da capacidade de criar belos tapetes floridos e atrair abelhas como planta melífera. É também uma planta fácil de cultivar e resistente à seca, perfeita para jardins que os proprietários visitam raramente e não têm condições de cuidar das plantas em tempo integral.
A alissum não é nada exigente quanto ao solo ou à rega, mas o ideal é fornecer-lhe um solo solto e fértil, escolhendo um local bem iluminado, pois floresce com menos intensidade e não fica tão bonita na sombra.
Existe outra variedade interessante de alisso, o alisso-marinho. Ele não precisa de rega; chuvas ocasionais são suficientes, embora devam ser feitas com moderação durante períodos de seca. Quanto à adubação, as plantas anuais precisam de 3 a 4 adubações por estação, enquanto as perenes precisam apenas de uma na primavera. Para manter uma forma bonita, é necessário podá-lo várias vezes ao longo da estação, o que também prolongará o período de floração.
Veja como Como cultivar uma rosa a partir de uma estaca em casa (foto).
Cultivando a partir de sementes
A alissum-das-rochas, por exemplo, pode ser plantada simplesmente semeando as sementes, espalhando-as sobre uma superfície rochosa após fertilizá-la com cálcio. Basta pressionar as sementes com a palma da mão; não é necessário cobri-las com terra, pois as sementes de alissum precisam de bastante sol para germinar.
Em uma semana, você verá os brotos aparecerem. Após mais uma semana, faça o desbaste das plantas, deixando de 10 a 15 centímetros entre os brotos. Isso estimulará uma floração mais abundante e evitará o oídio. Logo, em cerca de um mês ou um mês e meio, você verá o alisso florescer.
Cultivo a partir de mudas
Você pode acelerar significativamente a floração usando o método de propagação por mudas. Em março ou abril, preencha recipientes adequados com um substrato leve para vasos, regue a terra, espalhe as sementes sobre a superfície, pressione-as levemente com a palma da mão, regue novamente com um regador, cubra com filme plástico e deixe em um local aquecido até que os brotos surjam. Após uma semana, remova o filme plástico e exponha os recipientes à luz. Assim que três folhas verdadeiras aparecerem, você poderá transplantá-las para vasos individuais, fertilizando-as levemente com um fertilizante completo uma vez por semana.
Em maio, comece a levar as plantas para fora aos poucos para que se aclimatem e, no final do mês, as mudas poderão ser transplantadas para o jardim. Nessa altura, os arbustos já devem ter crescido até cerca de 15 centímetros e estar fortes, portanto, a mudança não será um problema. Prepare o canteiro, fertilize, afofe bem a terra, cave pequenos buracos com cerca de 15 centímetros de distância entre si e transplante seu alisso.
Aliás, os arbustos também se propagam muito bem por estacas. Desenterre os arbustos antigos em abril e divida-os cuidadosamente em seções, certificando-se de que cada seção tenha vários brotos. Plante os arbustos com cerca de 30 centímetros de distância entre si.
A alissum é tão pouco exigente e resistente ao frio que algumas espécies conseguem manter suas folhas durante todo o inverno – como não cultivá-la em seu jardim!
Veja também: Petúnia - quando plantar as mudas em 2016.
Pragas e doenças
A alissum pode adoecer se plantada em solo pesado e sem drenagem, o que causa o apodrecimento das raízes, ou se for regada em excesso, tornando-a suscetível a doenças fúngicas. Isso pode ser evitado tratando o solo com fungicidas antes do plantio.
É preciso ficar de olho nos seus animais de estimação; o alisso pode ser danificado por lagartas-da-couve, traças-da-couve e também é um dos alimentos favoritos dos besouros-pulga das crucíferas. Mas esses são casos raros; com os cuidados adequados, o alisso geralmente encantará seus donos durante todo o verão sem problemas.
A alissum fica linda em plantios em grupo, combinando perfeitamente com íris, flox, miosótis delicados e tulipas de floração tardia. A alissum também é uma excelente opção para varandas, plantada em vasos ou recipientes especiais.
• Para garantir que a alisso floresça de forma bonita e por um longo período, na primavera é necessário remover todas as hastes florais do ano anterior e regar moderadamente para que as flores não caiam prematuramente.
• Após o término da floração, remova as hastes florais e, depois de algum tempo, a planta poderá florescer novamente.
• Aplique fertilizantes nitrogenados na alissum duas vezes por ano (você pode simplesmente comprar fertilizantes já prontos).
Isso lhe ajudará: Calendário lunar de semeadura para 2016 na Sibéria.
