Diferentemente de raças menores, os cães de guarda geralmente vivem ao ar livre — em uma caixa de transporte ou acorrentados, embora às vezes tenham acesso livre. No entanto, no inverno, se a caixa de transporte não for isolada termicamente, o animal pode congelar e adoecer. Portanto, os donos devem pensar com antecedência em como tornar a caixa de transporte mais confortável. Isolar uma casinha de cachorro usando instruções prontas e dicas úteis é fácil. O segredo é ter as ferramentas e os materiais certos.
Por que isolar?
Os cães possuem uma pelagem interna bastante quente, que os mantém aquecidos em temperaturas congelantes. Embora possam sobreviver ao inverno, ainda podem adoecer se não encontrarem um abrigo adequado. Se a casinha do cão não for isolada termicamente, o cão de guarda irá congelar. É importante lembrar também que nem todas as raças toleram temperaturas abaixo de zero. Por exemplo, cães de caça podem até dormir na neve, graças à sua pelagem muito espessa.
Mas mesmo cães da mesma raça nem sempre toleram o frio igualmente bem — muito depende das condições em que são mantidos. Se um animal foi criado em uma casa ou apartamento aquecido e só mais tarde adotado como cão de guarda, terá dificuldades com o frio. Se um filhote foi inicialmente mantido em condições de estufa, ficará doente ao ar livre no inverno e poderá não sobreviver até a primavera.
Regras básicas
Os cães se adaptam rapidamente às mudanças de ambiente, por isso os cães que vivem em apartamentos não têm subpelo — eles não precisam. Quando esses cães são deixados ao ar livre no inverno, eles sentem muito frio. A principal causa desse frio é o vento que sopra através de seus pelos. Outro fator que pode fazer com que um cão sinta muito frio é a alta umidade ou precipitação, que pode molhar o subpelo e, em vez de fornecer calor, deixá-lo frio. Levando esses fatores em consideração, as principais prioridades ao isolar uma casinha de cachorro são as seguintes:
- A cabine não deve ser afetada pelo vento; não deve haver correntes de ar dentro dela.
- O interior da "casinha" do cachorro deve estar seco e nenhuma precipitação deve entrar.
- A entrada deve ser protegida do vento ou a cabine deve ser colocada de forma que não fique no lado sotavento.
- É aconselhável que a casinha seja colocada sobre suportes em vez de diretamente no chão - isso evitará que a estrutura fique alagada ou encharcada (caso seja de madeira).
- A roupa de cama não deve ficar molhada, ou então deve ser verificada regularmente, sendo substituída por uma nova quando a antiga ficar úmida.
- Recomenda-se colocar a cabine na sombra para que ela não aqueça demais em dias quentes e ensolarados.
- O piso do canil deve ter uma barreira térmica — uma camada de isolamento com mais de 1 cm de espessura é colocada entre a base e o piso. Recomenda-se também adicionar isolamento às paredes e ao teto.
É aconselhável levar em consideração a temperatura dentro da casinha durante o inverno. Se a casinha for de madeira, o ar em seu interior será apenas 3-4°C mais quente que o ar externo. Essa temperatura se deve à ausência de uma porta. Portanto, recomenda-se pendurar algum tipo de "cortina" feita de um material grosso — borracha flexível, feltro, etc. — na casinha. No entanto, mesmo isso não é suficiente para manter o cão aquecido.
Você também pode se interessar por:Como isolar
Todos os donos responsáveis isolam suas casinhas, mas é impossível garantir que seus animais de estimação sintam frio durante o inverno. Para assegurar que seu cão de guarda tenha condições de vida confortáveis e se mantenha aquecido e saudável durante o inverno, é necessário escolher bons materiais isolantes para a casinha. Diversos materiais podem ser utilizados, mas os seguintes são os mais indicados para canis:
- A espuma plástica é boa para isolar o telhado e o teto, mas não o interior da cabine.
- Espuma de poliestireno extrudido – adequada para isolamento térmico da base.
- O feltro é um material natural, seguro para cães e adequado para isolamento interno.
A lã mineral não deve ser usada como isolante, pois é prejudicial à saúde do cão. Ela emite formaldeído e as fibras podem ferir o animal. A espuma de poliuretano expandido também não deve ser usada, pois absorve umidade rapidamente e se deteriora. A madeira compensada também não deve ser instalada dentro da casinha, pois emite substâncias tóxicas nocivas à saúde do cão. Portanto, deve ser instalada apenas na parte externa, sobre uma camada de barreira de vapor.
Aquecendo o canil
Mesmo os materiais isolantes mais modernos não conseguem fornecer calor adicional a um animal; eles apenas limitam sua saída do interior. Uma cortina e um vestíbulo perto da entrada protegem contra vento, chuva e neve, mas não isolam completamente o espaço. Como medida adicional para reter o calor na casinha do animal, pode-se utilizar um aquecedor. Os principais tipos de aquecedores que podem ser instalados em uma casinha de animal são:
- painel;
- filme;
- piso aquecido;
- convector.
Você também pode se interessar por:
No entanto, ao escolher o equipamento, é importante considerar suas características de aquecimento e durabilidade. A temperatura da fonte de calor próxima ao cão não deve exceder 50°C. Também é importante lembrar que o animal pode danificar o elemento de aquecimento interno, portanto, ele deve ser protegido por painéis resistentes. Este equipamento só deve ser ligado quando a temperatura cair significativamente, e os donos de cães recomendam simplesmente levar o animal para dentro de casa.
Isolamento do piso
As normas e regras para isolar uma casinha de cachorro, independentemente do material, são gerais. É importante instalar o isolamento de forma que o animal não tenha acesso a ele, tanto dentro quanto fora da casinha. A única exceção são os materiais com diretrizes de instalação específicas. No entanto, antes de abordar a parte principal, é importante que os donos se concentrem no piso — selando quaisquer rachaduras e escolhendo uma boa opção de forração. Por exemplo, pode-se usar aparas de madeira. Recomendações básicas para preparar esse material:
- As aparas de madeira devem ser escolhidas em granulometrias grandes - a serragem é perigosa para o animal, pois pode entrar nos olhos, nariz e ouvidos.
- A melhor madeira para esse fim é a de coníferas, pois repele a maioria das pragas.
- É necessário realizar tratamento contra carrapatos e substituí-los pelo menos uma vez por mês.
- Se for cobrir a serragem com algum tecido, é preciso escolher um material resistente e fixá-lo na parte interna da casinha.
Isole a casinha do cachorro. A tarefa não é difícil. Os materiais adequados são relativamente baratos e não são difíceis de encontrar. No entanto, ao escolher o isolamento, verifique cuidadosamente se é seguro para o seu animal de estimação, para não prejudicar a sua saúde enquanto o protege do frio. O aquecimento suplementar também é possível, mas em geadas severas, é melhor simplesmente levar o seu cão para dentro de casa.
