As doenças das mudas de tomate (fotos) e seus tratamentos devem ser cuidadosamente considerados durante o plantio das sementes. Quanto mais cuidadoso o jardineiro for no processo de plantio do tomate nessa fase, mais fortes e produtivas serão as mudas.
Mas não se preocupe se seus tomates já estiverem floridos e dando frutos, mas pragas já tiverem se manifestado. O mais importante é identificar a doença precocemente. Depois, trate-a rapidamente e tudo certamente dará certo. Então, você está determinado a ter uma ótima colheita? Então você precisa estudar as doenças das mudas de tomate (fotos) e seus tratamentos (fotos).
Principais doenças das mudas de tomate: tratamento e prevenção.
Requeima
Vamos começar por esta, pois é uma doença comum em nossas latitudes. Ao plantar sementes para mudas, você pode tomar medidas preventivas. Basta mergulhar as sementes em permanganato de potássio, mas o solo onde serão plantadas também precisará ser desinfetado. Esta doença é transmitida pelo solo.
Quanto ao crescimento de mudas e arbustos de tomate, a requeima pode aparecer em qualquer estágio. O aparecimento dessa doença indica uma deficiência nutricional nos seus tomates, especificamente de potássio, cobre, iodo e manganês. Será necessário fornecer fertilizante adicional, aplicando-o nas raízes.
Interessante! Um método popular para prevenir a requeima na horta é plantar tomates perto de manjericão, batatas, cebolas e alho. As substâncias secretadas por essas plantas protegem os tomates da requeima.
Onda
Isso é causado por um vírus. Pode aparecer nas folhas e caules como listras vermelhas ou marrons. As folhas doentes morrem e os caules afetados ficam tão quebradiços que não conseguem mais sustentar a planta. Para eliminar a doença, as plantas infectadas devem ser destruídas. Isso deve ser feito rapidamente. Não use sementes desses tomates no próximo ano (mesmo de plantas saudáveis), pois o surto do vírus pode ocorrer novamente.
Blackleg
Essa doença das mudas de tomate é transmitida por um fungo (fotos e vídeos de tratamentos podem ser encontrados online). O fungo vive no solo, por isso as mudas podem tombar logo após brotarem. Para evitar isso, é preciso preparar o solo adequadamente. Umidade excessiva ou temperaturas muito altas podem ativar o fungo em solo exposto, portanto, leve isso em consideração.
A doença se manifesta nos caules, mas os jardineiros frequentemente não a percebem nos estágios iniciais porque parte do caule fica escondida no solo. Se as folhas começarem a murchar, recomenda-se desenterrar um pouco o caule e examiná-lo mais de perto. Você pode borrifar resina de árvore nas áreas afetadas, ajustar a frequência da rega e diminuir a temperatura do ar para acomodar os tomates infectados.
Tipos de manchas foliares do tomateiro
Branco
A doença é transmitida por um fungo e ocorre frequentemente quando as mudas não recebem os cuidados adequados. Como os fungos estão presentes no solo, as folhas inferiores são afetadas inicialmente. A doença se espalha para cima se não for controlada rapidamente.
Se uma camada branca ou cinza aparecer nas folhas, isso indica mancha branca. Posteriormente, as folhas ficarão marrons e simplesmente secarão, caindo. Para salvar suas mudas e a futura colheita, use uma solução de calda bordalesa a 1%. Pulverize as mudas e, se possível, caso apenas alguns arbustos estejam afetados, é melhor destruir a muda afetada por completo. Recomenda-se também regar o solo com uma solução de permanganato de potássio.
Marrom
As folhas são afetadas, mas as manchas marrons se manifestam como manchas amarelas. As manchas também aparecem na parte inferior da folha, mas são de cor verde-oliva. Eventualmente, a folha fica marrom e morre. O aparecimento de manchas marrons geralmente afeta mudas que crescem em condições úmidas.
Preto
Ao contrário das duas doenças anteriores, esta pode ser transmitida não só pelo solo, mas também pelas sementes. É fácil distingui-la de outras doenças do tomateiro: manchas pretas aparecem nas folhas. Tratar as plantas da mesma forma que para a mancha branca ajudará.
A partir de agora, você conhece não apenas as principais doenças das mudas de tomate (fotos), mas também seus tratamentos utilizando métodos tradicionais. Além disso, certifique-se de usar não apenas métodos tradicionais, mas também diversos produtos químicos modernos. O importante é escolher um produto com composição ideal e que não interfira no crescimento e desenvolvimento futuro dos tomates.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto