
A produtividade e a saúde da planta estão diretamente relacionadas ao tratamento de primavera oportuno e eficaz. Este procedimento não pode ser adiado, pois alguns métodos são inaceitáveis após a brotação.
As culturas hortícolas são tratadas para protegê-las contra infecções e insetos nocivos, que emergem da dormência antes do surgimento das primeiras folhas. Isso é benéfico para os jardineiros, pois podem usar produtos químicos sem receio de prejudicar as plantas jovens.
Quando as groselhas são processadas?
Muitos agricultores acreditam que tratar seus arbustos em março os protegerá de infecções e pragas. Mas eles não estão totalmente certos. Em muitas regiões, o primeiro mês da primavera é caracterizado por um clima invernal: o solo está coberto de neve e as temperaturas noturnas são congelantes. Nessas condições, cultivar groselhas é inútil. Afinal, enquanto fungos e insetos permanecerem sob uma camada resistente de neve, nem os produtos químicos nem os remédios caseiros terão qualquer efeito sobre eles.
O momento ideal para pulverizar é determinado com base na saúde da planta e nas condições climáticas. Se a neve derreteu, o solo está firme e os botões ainda não se abriram, você pode começar a pulverizar.
Que doenças atacam as groselhas?
Toda dacha russa tem dois tipos de arbustos de frutos silvestres: groselhas e groselhas-espinhosas. Embora não haja muitas infecções que afetem essas culturas, elas são suficientes para destruir os frutos ou os próprios arbustos ano após ano. As mais comuns são:
- esferoteca;
- mofo cinza;
- septoria;
- ferrugem;
- reversão;
- mosaico listrado;
- antracnose.
Antes de iniciar o tratamento, é necessário diagnosticar a doença com precisão.
Como se usa a groselha para tratar doenças?
A prática de pulverizar arbustos de frutos silvestres com produtos químicos agressivos para eliminar infestações é coisa do passado. Agora, existem produtos mais suaves disponíveis nas lojas. Os mais populares são:
- Solução de sulfato de cobre a 3%;
- Solução de sulfato ferroso a 5%;
- Solução a 1% de calda bordalesa;
- Topázio;
- ureia;
- infusão de cinzas.
A última preparação é feita da seguinte forma: 100 g da substância são infundidos durante três dias, filtrados e adicionam-se 3 litros de água.
A ureia (carbamida) é aplicada antes da época de crescimento e não só mata pragas e patógenos, como também é um bom fertilizante.
Os arbustos de groselha precisam ser tratados em várias etapas, especialmente se sinais de doenças foram observados na última temporada, por exemplo:
- Após o derretimento da neve, remova as folhas caídas debaixo dos arbustos, afofe a camada superficial do solo e pulverize os arbustos com sulfato de ferro ou cobre.
- Durante a formação dos botões, os arbustos são tratados com 3% de calda bordalesa.
- Após a colheita, os arbustos são pulverizados com uma solução de calda bordalesa a 1%.
Pragas da groselha
Alguns insetos adoram comer arbustos de frutos silvestres. Eles se alimentam de folhas, brotos, raízes e galhos, não dando à planta nenhuma chance de sobreviver. No entanto, se você observar a planta com atenção, poderá identificá-los imediatamente.
As groselhas são frequentemente afetadas por:
- mosca-da-galha-da-groselha;
- mosca-serra;
- groselha emmer;
- Pulgão da groselha;
- vitrine de vidro;
- vaga-lume;
- traça-dos-rins;
- ácaro renal.
Como tratar as groselhas precocemente contra pragas?
Existem tratamentos para o controle de pragas que se alimentam de arbustos, tanto químicos quanto naturais. Os tratamentos naturais são indicados para prevenção, mas ineficazes em casos de infestação severa. Portanto, quem opta por produtos orgânicos deve monitorar seus arbustos de perto e com frequência, lembrando-se de realizar o tratamento preventivo.
Os jardineiros costumam usar:
- Água fervente, que destrói os ácaros renais quando o solo está congelado e os botões ainda não se abriram;
- água com sabão;
- Infusões de tabaco, alho, celidônia, casca de cebola, dente-de-leão e beladona, com as quais os arbustos são tratados de 4 a 5 vezes por semana, desde o momento em que os botões se abrem até a colheita;
- solução de amônia, que protege a planta dos pulgões.
Esquema de processamento de groselha com preparações populares
Com sulfato de cobre
Este produto é usado principalmente contra o oídio, causado por fungos ectoparasitas. Embora a doença seja difícil de tratar, a prevenção é mais fácil. Para isso, pulverize os arbustos com uma solução de sulfato de cobre a 3-5% no início da primavera, antes da abertura dos botões. Aplique a solução em ambos os lados de cada ramo e no solo sob os arbustos.
Com sulfato de ferro
A substância é eficaz contra pragas. O tratamento das groselhas na primavera com uma solução de 1 a 3% também ajuda a prevenir a antracnose. O procedimento deve ser realizado duas vezes, com 30 minutos de intervalo. Isso deve ser feito antes do aparecimento das flores ou, melhor ainda, antes da brotação. Pulverize os arbustos à tarde, quando o tempo estiver seco e sem vento.
O sulfato ferroso não é apenas um remédio para insetos e doenças, mas também um fertilizante de alta qualidade que repõe a deficiência de ferro nas plantas.
Mistura bordalesa
Para prevenir a infecção das groselhas por antracnose, ferrugem e manchas, utilize uma solução a 1%. A calda bordalesa é uma solução aquosa de cal viva e sulfato de cobre. Como os esporos patogênicos estão presentes no solo sob os arbustos, é necessário tratar a área ao redor do tronco, removendo folhas e detritos.
Ureia
Jardineiros experientes pulverizam os arbustos de groselha com folhas ainda intactas com uma mistura de ureia e sulfato de cobre. Dissolva 700 mg de ureia e 50-100 g de sulfato de cobre em 10 litros de água. Essa mistura destrói larvas e ovos de pragas, esporos de fungos e patógenos causadores da sarna.
Essa mistura é um bom fertilizante nitrogenado para as raízes. Ela é absorvida pelos botões inchados, mas ainda fechados, e pela casca dos ramos, o que estimula o despertar da planta e o início do período de crescimento. O tratamento também melhora o sabor dos frutos.
Se o tratamento for realizado após o período especificado, o teor de ureia é reduzido em 10 vezes.
Água fervente
Um método poderoso e totalmente gratuito que tem sido usado há décadas. É utilizado em diversas áreas:
- Controle de pulgões;
- Estímulo ao despertar e desenvolvimento do arbusto;
- Melhorar a produtividade e o sabor;
- aumento da imunidade ao longo de todo o período de desenvolvimento;
- Controle do oídio;
- Eliminação de ácaros da groselha que vivem nos botões.
As raízes da groselha são cuidadosamente cobertas com tábuas, chapas de ferro e outros meios disponíveis para evitar queimaduras. O acesso aos arbustos deve ser preparado com antecedência, pois a água fervente esfria rapidamente, tornando-se inútil.
Os galhos são amarrados com corda ou arame para reduzir o consumo de água. Os arbustos são regados com um regador de metal, pois os de plástico podem deformar em altas temperaturas. Uma temperatura de 70 a 80 graus Celsius é necessária para este procedimento.
Despeje água fervente no regador, onde ela esfriará até a temperatura desejada. Para melhorar os resultados, adicione um pouco de sal, permanganato de potássio ou sulfato de cobre à água. Regue rapidamente. Não deixe nenhum galho sem água e permaneça perto de cada um por mais de 5 segundos.
Ao regar a camada superficial do solo onde as pragas hibernam, não deixe a água fervente tocar as raízes da groselha, pois isso pode matar a planta.
Cada planta deve receber de 5 a 6 litros de água quente. No entanto, essa quantidade depende do tamanho do arbusto. A rega deve ser feita apenas uma vez, pois regas repetidas podem danificar as groselhas.
Pelo fogo
No final de fevereiro, antes do derretimento da neve, os arbustos dormentes são desinfetados com um maçarico ou tocha. A tocha deve ser mantida a 8-10 cm da planta. Não permaneça em um só lugar, passando a tocha sobre cada galho apenas 2 a 3 vezes. Este é um remédio eficaz contra pulgões, ácaros e outras pragas.
Infusões
Para fins preventivos, utilizam-se as seguintes receitas:
- Infusão de alho. Adicione 100 g de alho picado finamente a um balde de água e deixe em infusão por 20 a 25 horas. Regue a planta com a solução fresca.
- Infusão de casca de cebola. Deixe 1,5 kg de casca de cebola de molho em um balde com água quente e coe após 2 a 3 dias. Dilua a solução em partes iguais com água e pulverize os arbustos de frutos silvestres três vezes, a cada 5 a 7 dias.
- Infusão de calêndula. Coloque 30 a 40 gramas de flores em infusão num balde com água fervente. Aplique a infusão fria nos ramos e no solo sob o arbusto.
- Solução de sabão. Adicione 15 g de sabão de lavar roupa com 72% de concentração a 4 litros de água e aplique em toda a altura de cada arbusto.
Com amônia
Este é um remédio eficaz contra pulgões. A solução é preparada com 10 litros de água, 40 ml de amônia e 40 g de sabão. Este último componente serve para promover a adesão.
A preparação é aplicada tanto em plantas doentes quanto em plantas saudáveis como medida preventiva. Para máxima eficácia, o tratamento deve ser repetido. Após a aplicação, a planta não deve ser regada por alguns dias.
Regras gerais para o tratamento de groselheiras contra infecções e insetos.
Para eliminar pragas sem se prejudicarem ou prejudicarem suas plantas, os jardineiros devem seguir as recomendações de segurança:
- Na véspera da pulverização, corte os galhos doentes dos arbustos, remova as folhas caídas debaixo deles e afofe a terra.
- Certifique-se de pulverizar o solo na área ao redor do tronco (50-60 cm do sistema radicular).
- Ao manusear plantas, use apenas vestuário de proteção: chapéu, luvas, máscara cirúrgica e avental.
- Realize os procedimentos apenas pela manhã ou à noite, em dias sem vento, quando os meteorologistas não preveem precipitação nos próximos 2 a 3 dias.
- Utilize os produtos químicos selecionados de acordo com as instruções.
- Durante a pulverização, mantenha crianças e animais de estimação afastados da área por 1 a 2 dias.
- Não guarde os medicamentos restantes, mas descarte-os de acordo com as instruções.
É importante lembrar que as groselhas precisam de vários dias quentes para se recuperarem do inverno e permitirem que seus botões se abram. Portanto, é importante monitorá-las de perto para garantir que não percam o prazo do tratamento.

Como propagar groselhas pretas e vermelhas por estacas no outono: características do plantio
Características do plantio de groselhas no outono
Groselha-preta: poda no outono, rejuvenescimento de um arbusto antigo, preparação para o inverno.
Plano de poda de groselha no outono para iniciantes