Existem inúmeras razões pelas quais as peras podem escurecer. Pragas e doenças causadas por fungos e bactérias podem arruinar irremediavelmente a colheita. O escurecimento da fruta também pode ser devido a deficiências nutricionais e condições climáticas desfavoráveis. Nesse caso, um diagnóstico precoce é inútil; somente medidas preventivas abrangentes podem evitar o problema.
Por que as peras ficam pretas?
Peras ainda não colhidas que começam a ficar marrons significam perda total da colheita. Você não deve comer nem armazenar frutas estragadas. A única solução é determinar a causa do problema e aprender o que fazer se as peras estiverem ficando pretas ainda na árvore.
Crosta
A sarna é uma doença fúngica que causa o aparecimento de manchas e pintas pretas nas partes aéreas da árvore. Essas manchas cobrem primeiro as flores e as folhas, e depois afetam os frutos. A sarna não só prejudica a colheita, como também a própria árvore, causando rachaduras na casca.
Fatores favoráveis ao desenvolvimento de crostas:
- tempo chuvoso;
- forte espessamento da coroa;
- Árvores muito jovens ou muito velhas têm imunidade enfraquecida à sarna;
- cultivo de variedades geneticamente instáveis à sarna (Phelps, Marianna, Forest Beauty).
Leia também
Os esporos dos fungos sobrevivem em folhas caídas e galhos podados. Após hibernarem sob a neve, iniciam sua atividade destrutiva na primavera. Para evitar o desenvolvimento da sarna, todos os detritos biodegradáveis devem ser removidos e destruídos.
A pulverização preventiva é realizada regularmente durante toda a época de crescimento. Produtos recomendados:
- No início da primavera – com calda bordalesa;
- Antes e depois da floração - com "Horus" ou "Topaz".
Moniliose
Essa doença também é conhecida como podridão dos frutos. Ela afeta principalmente pereiras e macieiras. É difícil saber se uma árvore está infectada até que os frutos apareçam.
Como saber se uma pera está infectada com moniliose:
- Pequenas manchas marrons aparecem nos frutos;
- Em pouco tempo, as manchas cobrem toda a fruta, sua polpa fica marrom, amolece e torna-se imprópria para consumo;
- Após 10 a 12 dias, os frutos afetados ficam cobertos por círculos concêntricos amarelo-bege – esporos de fungos estão se desenvolvendo neles;
- Os danos também afetam os galhos – eles secam e morrem.
A podridão dos frutos é uma doença perigosa e de rápida propagação. Se aparecer em um pomar, pode infectar todas as árvores. A infecção ocorre pela transferência de esporos e pelo contato entre frutos doentes e frutos saudáveis.
Fatores que contribuem para o desenvolvimento da podridão dos frutos:
- danos à integridade da fruta – isso pode ser causado por pássaros, granizo, insetos;
- clima úmido (75-80%) e quente (+24..+28°C);
- adensamento das plantações - o fungo se desenvolve bem na sombra.
A moniliose, ou podridão dos frutos, é tratada como a sarna com Horus, Topsin, Fitosporin e outros fungicidas. O controle de pragas também é necessário, assim como o tratamento da infecção.
Procedimento de pulverização:
- antes da brotação – com 1% de calda bordalesa;
- duas vezes na primavera, com um intervalo de 2 semanas – com qualquer fungicida;
- um mês antes da colheita - com solução de iodo (10 ml de iodo por balde de água);
- 3 dias após a aplicação de iodo, repita o processo.
traça-da-maçã
A traça-da-pereira é considerada a praga mais persistente, atacando exclusivamente pereiras. A traça, cinzenta com bordas prateadas, mede até 2,2 cm de comprimento e prefere variedades precoces. Deposita os ovos diretamente na casca da fruta. A traça vive por 15 dias, período em que pode depositar de 50 a 70 ovos. Apenas 5 a 10 traças são suficientes para destruir completamente os frutos de uma ou duas pereiras adultas.
Uma vez formada, a larva emerge do ovo e penetra na fruta, abrindo caminho através da polpa. Ela rasteja em direção às sementes, que são sua principal fonte de alimento. A lagarta se alimenta das sementes durante um mês. Como resultado, as peras escurecem, apodrecem e caem.
Leia também

Manchas amarelo-alaranjadas nas folhas da pereira são o principal sintoma de uma doença fúngica chamada ferrugem, que pode destruir até 50% da colheita em uma única temporada. Se não for controlada, o fungo ataca os frutos e…
Como combater a traça-da-maçã:
- Eles instalam armadilhas luminosas para borboletas. Os insetos alados voam em direção à fonte de luz e ficam presos em recipientes cheios de querosene ou sabão.
- Armadilhas cheias de xarope doce ou soro de leite são penduradas em galhos.
- Cobrir os troncos das árvores com fita adesiva para capturar larvas. As tiras são cortadas de trapos ou papelão, e a camada adesiva é feita de cola que não seca ou graxa.
- A pulverização deve ser feita pouco antes do voo das borboletas ou assim que ele começar. Uma segunda pulverização deve ser feita após 10 dias. Utilize "BI-58 Novyi", "Ditoks" e "Binom" para o tratamento. Recomenda-se misturar clorofós e carbofós com oxicloreto de cobre para um efeito mais potente.
besouros gorgulhos
O gorgulho-da-pereira é um pequeno besouro que se torna ativo na primavera. Após sair da hibernação, a praga começa não só a se alimentar, mas também a se reproduzir. Os gorgulhos-da-pereira têm coloração vermelho-acobreada com um brilho esverdeado. O besouro mede de 8 a 10 mm de comprimento.
Os gorgulhos danificam praticamente todas as partes da árvore, principalmente os botões e botões florais e, menos frequentemente, as folhas e os brotos. As larvas do besouro são vermes branco-amarelados sem pernas, com até 8 mm de comprimento. Elas roem a fruta, penetrando-a e consumindo toda a polpa de dentro.
Sinais de presença de gorgulhos no jardim:
- Botões e gemas danificados - é evidente que foram roídos por insetos;
- folhas roídas;
- Aparecem manchas nas frutas.
Como lutar:
- Borrife com uma infusão de camomila. Prepare a solução deixando 150 gramas de flores de camomila em infusão num balde com água. Deixe em infusão por 24 horas, adicione sabão e aplique na coroa da planta. Você também pode usar infusões de alho, agulhas de pinheiro ou abeto, cascas de cebola ou talos de tomate.
- Os besouros são coletados manualmente. Eles são cobertos com plástico ou outro material e sacudidos para remover os insetos. A coleta de besouros deve começar antes da floração.
- Eles atraem pássaros para o jardim, pois estes comem os besouros com facilidade. Vespas e formigas também são inimigos naturais dos gorgulhos.
- Eles são tratados com produtos químicos: Fufanon, Fitoverm, Karate.
Árvores antigas
Manchas pretas costumam aparecer em árvores mais velhas. Isso se deve a um sistema imunológico enfraquecido, que declina com a idade e faz com que a árvore não consiga mais resistir totalmente a infecções. Ela frequentemente se torna vítima de fungos e bactérias. Em pereiras mais velhas, os frutos começam a apodrecer a partir do pedúnculo. Quando atingem a maturação completa, pelo menos 50% da polpa já está apodrecida.
É praticamente impossível se livrar dessa doença. A árvore envelheceu e é hora de substituí-la por uma nova. Enquanto a pereira ainda está viva, há outra maneira de aproveitar os frutos: para evitar que apodreçam, colha-os antes que amadureçam. As peras são colhidas verdes e dispostas sobre uma tela para amadurecerem. Frutas verdes também podem ser usadas para fazer compotas e conservas.
Como prevenir a podridão
Para evitar que as pereiras fiquem manchadas ou apodreçam, é necessário adotar uma série de medidas preventivas abrangentes. Essa é a única maneira de proteger a árvore de quaisquer fatores prejudiciais.
Regras gerais para o combate a doenças e pragas:
- A pulverização é realizada de manhã ou à noite, quando não está quente;
- Se chover logo após o tratamento da coroa, será necessário repeti-lo assim que as condições climáticas forem favoráveis;
- Para pulverização, utilize dispositivos com um bico de pulverização fina acoplado à extremidade de um tubo longo;
- Ao pulverizar árvores com produtos químicos, é obrigatório o uso de roupas de proteção e máscara respiratória.
Tecnologia agrícola adequada
Uma árvore forte e saudável que recebe a quantidade certa de água e fertilizante tem muito menos probabilidade de ser atacada por microorganismos e insetos.
O que uma árvore precisa para um desenvolvimento normal e uma imunidade forte:
- Durante todo o verão, as pereiras precisam de rega abundante e regular. O intervalo máximo entre as regas é de 30 dias, ou 2 semanas em clima quente. A quantidade de água recomendada é de 2 baldes por metro quadrado de área do tronco.
- A árvore deve ser plantada de forma que seu sistema radicular tenha espaço suficiente para se desenvolver. Evite plantar pereiras em locais onde elas terão que competir por água e nutrientes. Mantenha uma distância de 5 metros entre as árvores.
- Os troncos das árvores são cobertos com mulch para evitar o crescimento de ervas daninhas e grama. Em primeiro lugar, absorvem umidade e nutrientes e, em segundo lugar, podem atrair insetos e servir como fontes de doenças.
- Fertilização adequada. Tanto a fertilização insuficiente quanto a excessiva podem afetar negativamente a saúde da árvore. A fertilização excessiva pode causar o alongamento de ramos jovens e o atraso no desenvolvimento dos botões florais. Fertilize a cada 3-4 anos.
Tratamento químico
Atualmente, lojas especializadas em produtos agrícolas oferecem uma ampla variedade de fungicidas e inseticidas desenvolvidos para combater pragas e doenças. Eles são usados preventivamente ou como tratamento quando os problemas surgem.
Para evitar danos às peras, é necessário:
- Pulverizar as árvores com fungicidas na primavera e no outono;
- Antes e durante a floração, aplique inseticidas para prevenir o aparecimento de larvas nos frutos.
Melhores medicamentos:
- Calda bordalesa;
- Hórus;
- Fitoverm;
- Fitosporina.
Leia também
O produto mais popular, a calda bordalesa, tem um amplo espectro de ação. É um composto líquido azul constituído por cal, cobre e água. Combate simultaneamente doenças e pragas que hibernam na casca das árvores.
remédios populares
Existem dezenas de receitas usadas para tratar árvores frutíferas. A podridão dos frutos é prevenida eliminando bactérias, fungos e insetos.
Quanto mais cedo o tratamento começar, maiores serão as chances de sucesso. E o ideal é iniciar o tratamento antes que os problemas surjam.
Remédios caseiros para podridão de frutos causada por doenças da pereira:
- Misture 40 g de ácido cítrico com 25 g de sulfato ferroso em um balde com água. A solução é eficaz por duas semanas.
- Dissolva 6 kg de composto e 150 g de sulfato ferroso em um balde de água. Despeje essa solução no círculo ao redor do tronco da árvore.
Remédios caseiros para pragas que estragam peras:
- Misture 10 colheres de chá de detergente líquido para louça, a mesma quantidade de óleo vegetal e álcool isopropílico em um balde com água. Borrife a árvore com a solução diariamente durante 3 a 4 dias.
- Rale 250 g de sabão — sabão de lavar roupa ou sabão de alcatrão. Dilua-o em 10 litros de água. Adicione um copo de óleo vegetal e agite. Borrife a solução preparada na copa da árvore.
Soluções de enxofre coloidal e sabão de lavar roupa, infusão de urtiga e infusões de ervas como camomila, milefólio, dente-de-leão, pó de tabaco e alho também ajudam a combater as pragas.
plantas repelentes
É recomendável plantar espécies repelentes de insetos no jardim. Essas plantas com propriedades fitofarmacêuticas são completamente inofensivas e eficazes. Muitas repelentes são bastante atraentes e também servem como elemento decorativo no jardim.
Plantas repelentes atordoam e repelem insetos, incluindo borboletas que depositam seus ovos em árvores frutíferas:
- funcho polipódio;
- tansy;
- artemísia;
- hortelã;
- cravo;
- coentro;
- arruda;
- lavanda;
- calêndula;
- tomilho e outros.
As plantas podem ser usadas não apenas para repelir pragas, mas também para atraí-las. A melhor opção para esse fim é a capuchinha. Essa planta baixa e atraente, com folhas verde-claras e flores laranja brilhantes, atrai insetos. Estes podem ser coletados ou destruídos juntamente com a capuchinha.
Prevenção de doenças
Para obter uma boa colheita de peras, é preciso cuidar da árvore durante toda a estação. A manutenção preventiva na primavera é especialmente importante.
Medidas preventivas:
- Poda oportuna. No final do inverno, antes que os botões inchem, faça uma poda sanitária, removendo galhos quebrados, congelados, secos e doentes. Pode até atingir a madeira saudável. Descarte todo o material podado.
- Todas as frutas mumificadas são destruídas, pois contêm esporos de fungos.
- A copa é desbastada para garantir luz e ventilação uniformes entre os ramos. Uma copa bem formada permitirá que os ramos e os frutos sequem mais rapidamente após a chuva.
- Em caso de colheitas abundantes, é necessário desbastar os frutos, deixando apenas os maiores.
- As peras são colhidas com cuidado. É importante não danificar os galhos nem os frutos durante a colheita. Somente frutos completamente saudáveis e sem danos são armazenados.
- No início da primavera, pulverize as árvores e o solo circundante com calda bordalesa. Repita o procedimento em intervalos de 2 a 3 semanas até que os frutos amadureçam.
Erros comuns que os jardineiros cometem
Se os frutos de uma árvore frutífera apresentarem manchas, significa que houve um erro no cultivo. Na maioria dos casos, os danos podem ser evitados com uma intervenção rápida.
Erros que levam ao escurecimento das frutas:
- A copa foi podada na época errada;
- violar o regime de rega;
- não alimentado o suficiente;
- Coloque as partes afetadas da árvore sobre o composto;
- Não desenterre o círculo ao redor do tronco da árvore no outono;
- Não remova as folhas caídas;
- comprar mudas de variedades que não sejam resistentes a doenças;
- Não desinfete o instrumento usado para a poda.
Para um jardineiro que investiu tempo no cultivo de frutas, é especialmente frustrante quando elas estragam, quase prontas para a colheita. Para evitar isso, é essencial cuidar bem da sua conservação antes da colheita.



Peculiaridades do cultivo de peras a partir de sementes em casa
Manchas pretas em peras: causas e métodos de tratamento
Como enxertar uma pereira em uma macieira: instruções passo a passo com fotos
Por que uma pereira seca? Métodos de controle e prevenção.