Diversos insetos, doenças e distúrbios fisiológicos podem causar manchas nos frutos, muitas das quais só aparecem na época da colheita. Este artigo lista algumas das causas mais comuns observadas em pomares de maçãs.
Manchas amargas
Trata-se de uma desordem fisiológica que afeta frequentemente as maçãs. Pequenas depressões se formam na fruta, especialmente perto do cálice. O tecido nessas áreas deprimidas é escuro, seco, esponjoso e tem sabor amargo. O aparecimento de manchas amargas está diretamente relacionado a um desequilíbrio de cálcio. As manchas amargas nas maçãs aparecem como pequenas depressões, principalmente perto do cálice.
Manchas de cortiça
Esse tipo de mancha geralmente aparece como pequenas depressões descoloridas que podem surgir em qualquer lugar da polpa da fruta. Essas manchas eventualmente se expandem, formando áreas corticosas que penetram na polpa da maçã. Assim como as manchas amargas, as manchas corticosas estão associadas a um desequilíbrio de cálcio na fruta em desenvolvimento. As manchas corticosas em maçãs aparecem como depressões descoloridas que podem surgir em qualquer lugar da polpa da fruta.
manchas vesiculares
Os sintomas se manifestam como pequenas bolhas marrons (4-5 mm) com um halo roxo-escuro, associadas a lenticelas na superfície da fruta. As primeiras manchas são frequentemente observadas perto do cálice dos frutos que crescem para fora da árvore, voltados para o sol. Embora as lesões raramente penetrem na polpa a mais de 1-2 mm de profundidade e não causem podridão da fruta, múltiplas manchas podem aparecer em uma única fruta, reduzindo significativamente sua comercialização no mercado de frutos frescos. Os danos são causados por bolhas marrons (4-5 mm) com um halo roxo-escuro, associadas a lenticelas na superfície da fruta.
podridão negra
As lesões da podridão negra aparecem inicialmente como manchas pretas ocas, frequentemente perto de frutos mumificados devido ao uso de desbastadores químicos. Essas lesões eventualmente se espalham, formando uma podridão dura de cor bege ou marrom, com anéis concêntricos e corpos de frutificação ou picnídios pretos.
podridão amarga
A podridão amarga manifesta-se como manchas castanhas que se espalham, formando lesões afundadas, frequentemente rodeadas por um halo vermelho. Particularmente em tempo húmido, formam-se massas de esporos cor de salmão na superfície das lesões. Uma podridão típica em forma de V desenvolve-se em direção ao centro quando o fruto infetado é cortado.
manchas de fuligem
Manchas difusas de cor marrom a verde, com bordas irregulares, aparecem na casca da maçã, sendo geralmente mais visíveis em frutas de casca clara. Essas manchas podem ser removidas esfregando-as vigorosamente. Durante o armazenamento, as frutas infectadas com manchas de fuligem amassam mais rapidamente do que as saudáveis. As manchas de fuligem variam inicialmente em cor, do marrom ao verde-oliva, são indistintas e têm bordas irregulares na superfície da casca, sendo geralmente mais pronunciadas em frutas de casca clara.

Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono