O que é mais rentável: comprar ou plantar?

Ideias interessantes

Para muitos de nós, uma dacha não é um luxo ou um empreendimento comercial, mas um prazer que se tornou parte integrante de nossas vidas. É uma afirmação ousada, mas acho que não estou errado. É o nosso hobby e o nosso projeto de paixão. Então, perguntar o que é mais barato: plantar ou cultivar, é inútil. No entanto, alguns têm curiosidade em saber quanto custa uma temporada de jardinagem, e o outono é a época perfeita para fazer as contas. Vamos fazer isso agora mesmo e descobrir o quanto economizamos ou, pelo contrário, arruinamos o orçamento familiar.

O principal são os fatos.

A contabilidade e a economia nos ajudarão a compreender essa questão. Elas operam de forma imparcial com os números — não se deixam influenciar pela mera felicidade humana. Portanto, podemos descartar com segurança os fatores que os jardineiros gostam de explorar:

  • É tudo de nossa autoria, limpo, sem produtos químicos;
  • Eu sei como cresceu;
  • Graças a mim, meus netos estão correndo ao ar livre;
  • Na dacha minha alma encontra paz.

Vamos dar um passo atrás e analisar uma dacha como um negócio. Tentaremos determinar o ponto de equilíbrio calculando os custos de cultivo dos vegetais. Para isso, precisaremos calcular o equivalente quantitativo. Hoje, estamos lidando com dinheiro, quilogramas e unidades.

Nosso negócio atingiu o ponto de equilíbrio?

Primeiramente, precisamos definir o conceito: o ponto de equilíbrio é o ponto em que a dacha não gera lucro nem atinge o ponto de equilíbrio. Os cálculos devem levar em consideração tanto os custos fixos quanto os variáveis.

  • Custos fixos – estes não afetam a intensidade da produção. Por exemplo, o imposto territorial – independentemente do número de canteiros plantados ou da quantidade de colheitas cultivadas, o valor permanece o mesmo. Esta categoria inclui: taxas de associação, contas de serviços públicos (eletricidade, água, gás). Custos de transporte – o custo do transporte público ou da gasolina necessária para o seu carro – também se enquadram nesta categoria.
  • Os custos variáveis ​​incluem a compra de sementes, fertilizantes, produtos para controle de pragas e doenças, filme plástico para cobertura e outros materiais. Isso também inclui o custo da eletricidade usada para iluminação das plantas ou para aquecimento da estufa no início da primavera.
  • Itens condicionalmente variáveis ​​– esta categoria inclui compras feitas para o longo prazo, como ferramentas e recipientes para mudas e colheitas. Vamos assumir que esses itens têm uma vida útil de pelo menos cinco anos. A isso, some-se as taxas para as necessidades da SNT, que são pagas além das mensalidades.

Importante: considere o seu próprio "salário". Muitos de nós não estamos acostumados a calcular nossos próprios custos de mão de obra. Em vão! Calculamos a lucratividade da "empresa" — imagine se você contratasse funcionários para todo o trabalho.

Dacha: ela atende às nossas necessidades?

Vamos tomar como base um terreno médio – digamos que possuímos uma dacha localizada a 70 km da cidade. A área da propriedade é de 10 acres. A família é composta por quatro pessoas. Estudamos as necessidades sanitárias e calculamos quantas hortaliças precisamos plantar para atender às necessidades da família.

Os médicos estimam que um adulto precisa consumir pouco mais de 140 kg de vegetais por ano. E isso sem contar as batatas! Os habitantes do nosso país adoram batatas e consomem cerca de cem quilos por ano. Portanto, para alimentar toda a família, precisamos de:

  • batatas - 4 centners, para cujo cultivo você precisará destinar 2 acres;
  • cebolas – 40 kg, 20 m²;
  • alho – 7 kg, 4 m²;
  • tomates – 44 kg, 15 m²;
  • pepinos - a mesma quantidade, mas a área será maior - 22 m²;
  • repolho branco/couve-flor – 68/40 kg, 14/26 m² respectivamente;
  • Pimentão – 24 kg, 5 m²;
  • berinjelas – 20 kg, 4 m²;
  • abobrinha – 20 kg, 7 m²;
  • Verduras – 2 kg, 2 m²;
  • Ervilhas/feijões – 28 kg cada, alocamos 20 m² para cada cultura;
  • cenouras – 40 kg, 8 m²;
  • beterrabas – 24 kg, 5 m²

Esta lista inclui as culturas básicas cultivadas por quase todos os jardineiros. Esta quantidade de vegetais é suficiente para atender às necessidades mínimas de uma família. No total: serão necessários cerca de duzentos metros quadrados (200 metros quadrados) para hortaliças, sem incluir caminhos e calçadas, e outros duzentos metros quadrados (200 metros quadrados) para batatas.

Cálculo de despesas

Vamos levar em conta que já possuímos a dacha há vários anos – todas as ferramentas e estufas necessárias já foram adquiridas. Temos alguma experiência em jardinagem. Para simplificar os cálculos, vamos assumir que todas as sementes já foram compradas. Portanto, é hora de começar a calcular – considerando as despesas ao longo da temporada.

Material de plantio: tubérculos, bulbos, sementes, mudas

O primeiro item de despesa. Vamos começar com as batatas. Para cultivar a quantidade necessária, precisaremos de cerca de 50 kg de batatas médias. As batatas-semente custam cerca de 180 rublos por kg. Portanto, o custo inicial é de 9.000 rublos.

Cebolas – você precisa comprar alguns quilos de cebolas de 10 a 15 mm. Meio quilo custa 200 rublos, então o custo total será de 800 rublos.

Alho – você precisará de alguns quilos, que custarão 1.400 rublos.

As cenouras custam 20 rublos por pacote, as beterrabas – 2 pacotes por 42 rublos, os tomates – o preço depende da preferência pessoal. Vamos supor que gastaremos no máximo 100 rublos. Faremos o mesmo cálculo para todas as outras culturas. Somando os valores, gastaremos cerca de 13.000 rublos em sementes.

Para ser justo, vale ressaltar que os jardineiros raramente compram batatas-semente, usando principalmente seu próprio estoque. Se compram, geralmente é para renovar o estoque ou para experimentar, especialmente se for uma variedade nova e exótica. Os jardineiros também estocam muitas outras sementes — tomates, abobrinhas, pimentões, feijões, ervilhas e outras culturas. Portanto, seria razoável dividir o valor resultante por 5, já que esse é o período de deterioração das batatas. Isso daria 2.600 rublos.

Fertilizantes

Muitos observarão que esse gasto não é de todo necessário — algumas plantas crescem sem fertilizante. A questão é: quanto? A quantidade e a qualidade da colheita dependem muito do teor de nutrientes do solo. Vamos supor que a horta esteja localizada em solos podzólicos, que não são particularmente ricos em nitrogênio e fósforo e requerem desoxidação, o que exige farinha de dolomita ou cal.

A adição de esterco terá um efeito positivo na produção de batatas – qualquer tipo de solo responderá favoravelmente a esse fertilizante, especialmente os solos podzólicos. Recomenda-se a aplicação de 30 a 60 toneladas de esterco por hectare. Para duzentos metros quadrados, serão necessários 900 kg. É mais econômico compartilhar esse fertilizante com os vizinhos – uma carga completa de caminhão ajudará a economizar dinheiro. Uma carga dessas durará alguns anos.

É difícil calcular a quantidade e o tipo de fertilizantes necessários para outras culturas, especialmente considerando que fertilizantes adicionais serão necessários durante a estação de crescimento. Vamos supor que precisaremos de 6 kg de ureia, 6 kg de superfosfato e 6 kg de sulfato de potássio.

Para nutrir as hortaliças durante toda a estação, escolheremos um fertilizante de uso geral, na proporção de 10 gramas por 10 litros de água. Essa quantidade é suficiente para tratar plantas cultivadas em 100 metros quadrados. Diversos estimulantes, aceleradores e outros aditivos podem ser adicionados, mas vamos manter as coisas simples. Usaremos as opções mais econômicas.

Precisaremos de:

  • Esterco – 900 kg por duzentos metros quadrados para batatas;
  • Fertilizantes minerais – contendo fósforo na quantidade de 200 rublos, potássio – 532 rublos, nitrogênio – 200 rublos.

O custo total de todos os fertilizantes necessários é um pouco superior a 2.200 rublos.

Sol artificial

A temporada de jardinagem começa cedo – alguns começam a trabalhar já em janeiro, enquanto outros começam a plantar em março. Independentemente de quando você começa, todos precisam de iluminação suplementar para as mudas. Gastaremos cerca de 400 rublos com eletricidade – usaremos duas lâmpadas de cultivo de 18 watts. A iluminação ficará ligada por um mês, oito horas por dia.

Homem-hora

Vamos avaliar nossos próprios esforços com base no trabalho de um trabalhador de estufa em uma cidade do interior, cujo salário é de 21.000 rublos. Fazendo esse cálculo, o trabalho em uma horta de 380 metros quadrados levaria aproximadamente 50 horas, o que significa que um trabalhador contratado teria que pagar pouco mais de 6.000 rublos pelo serviço.

É incomum pensarmos na jardinagem como trabalho remunerado — imaginamos a nós mesmos como mão de obra não remunerada, voluntários inspirados por uma grande ideia a realizar um feito, ou alguém que trabalha para obter alimento. Tente justificar seu trabalho pelo menos uma vez — especialmente se você já teve que discutir com entes queridos, tentando convencê-los da importância de se esforçar demais e prejudicar sua saúde no jardim.

Custos de transporte

O veranista médio usa seu próprio carro para ir ao jardim – um carro compacto moderno consome 7 litros por 100 km. Durante a temporada de jardinagem, ele faz aproximadamente 40 a 50 viagens. Considerando a distância até o jardim, o carro percorre pouco mais de 3.000 km por temporada. O consumo total de combustível é de 10.000 rublos.

Taxas de adesão e impostos

Como os valores das taxas variam entre as associações de jardinagem, usaremos como base um terreno localizado na região de Sverdlovsk. Para um terreno de 10 hectares, os moradores locais pagarão 5.000 rublos. O imposto territorial — considerando 0,3% do valor do terreno, avaliado em 750.000 rublos — será de 2.250 rublos.

Vamos resumir.

Agora vem a parte divertida: descobrir as despesas relacionadas à jardinagem. Some a isso taxas de associação, IPTU, contas de luz, água e gás, custos de transporte, sementes, fertilizantes e o salário do funcionário. O total chega a pouco mais de 50.000 rublos. Esse valor é aproximado e não inclui muitos outros itens, como roupas de proteção, materiais para jardinagem, cobertura e assim por diante.

Se isso é muito ou pouco, depende de você. Para responder a essa pergunta, você precisará calcular a renda que recebe do seu chalé de verão.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates