
Em uma casa de campo ou casa de veraneio, nem sempre é possível instalar um banheiro interno. Nesses casos, você pode construir uma latrina externa. A latrina em si é simples: um pequeno espaço fechado com uma fossa séptica ou poço. No entanto, antes de começar, é importante considerar cuidadosamente os diferentes tipos de latrinas externas, com desenhos e instruções passo a passo. Dependendo do projeto, a localização na propriedade e os métodos de limpeza variam.
Como escolher o design certo para o seu vaso sanitário
Antes de comprar os materiais e começar a construção, você deve escolher um projeto pronto ou criar um você mesmo. Pode ser uma latrina clássica com fossa séptica ou um banheiro diferenciado com tanque séptico biológico. Se o lençol freático estiver próximo da superfície, cavar uma fossa séptica não é recomendável; é melhor optar por um tanque séptico com reservatório de superfície. No entanto, uma latrina clássica é mais simples e prática.
Vaso sanitário clássico com fossa séptica
O tipo mais simples e comum de banheiro rural é a latrina de fossa clássica. Este tipo é construído longe de fontes de água. De acordo com as normas, pode ser instalado a no mínimo 1 metro da divisa da propriedade e a 25 metros de poços, adegas ou corpos d'água. Todos os dejetos são despejados em uma fossa localizada sob a latrina — a fossa deve ter capacidade suficiente, especialmente se este tipo de banheiro for usado regularmente. Principais vantagens:
-
- Simplicidade de design;
- duração do enchimento;
- Multifuncionalidade da cavidade.
Ao preparar uma fossa séptica grande, muitos tentam combinar o design de uma latrina rural clássica com um box de chuveiro. Nesses casos, a fossa é expandida ao máximo e constrói-se uma estrutura dupla. A cabine localizada acima é ampliada e dividida em dois cômodos com um ralo compartilhado. Uma desvantagem desse design combinado é a presença de odores desagradáveis no box do chuveiro.
Você também pode se interessar por:Construção de um lavabo
Um vaso sanitário tipo "powder" é um vaso sanitário sem fossa com um design simplificado. Possui um recipiente localizado diretamente sob o assento. Após o uso, os dejetos são cobertos com um material absorvente. Quando o recipiente estiver cheio, ele é esvaziado. Dependendo do material absorvente, os dejetos podem ser utilizados como fertilizante.
As seguintes substâncias são geralmente utilizadas em pó:
- areia;
- cinzas;
- serragem;
- turfa.
O uso de um desses materiais de enchimento elimina odores desagradáveis no vaso sanitário e os insetos associados. Se a turfa for usada como adsorvente, esse vaso sanitário pode ser considerado análogo a um vaso sanitário de compostagem industrial. Estes também utilizam esse material de enchimento. Os resíduos podem ser usados como fertilizante de alta qualidade, mas em quantidade estritamente limitada. A principal desvantagem de um vaso sanitário de pó é a necessidade de limpeza frequente do recipiente.
Sanitário com fossa de compostagem
Um vaso sanitário combinado com uma fossa de compostagem é uma das melhores opções. Esse projeto acelera a compostagem e a maturação do fertilizante. Essa adição não só melhora a qualidade do solo, como também reduz a quantidade de resíduos inutilizáveis. Uma fossa séptica com os seguintes parâmetros é preparada para esse tipo de vaso sanitário:
- Uma fossa séptica com declive e profundidade máxima limitada a 1,5 m.
- A vala deve ser equipada com um sistema de ventilação em 2 pontos.
- Ao preparar o teto, pense antecipadamente na localização das duas escotilhas.
- Para soltar o composto e saturá-lo com oxigênio, instala-se uma alavanca.
- A fossa é dividida em três seções: banheiro, compostagem e sumidouro.
Construção de um banheiro
A construção de uma latrina no campo deve começar com a seleção ou elaboração de um projeto. Dependendo das características do projeto, os materiais são calculados e os trabalhos preparatórios são realizados. Uma profundidade típica de fossa é de 1,5 metros, mas é melhor que seja menor. Dependendo do tamanho da latrina, não é necessário limitá-la ao porão; coberturas externas adicionais com uma escotilha para limpeza da fossa séptica podem ser utilizadas. No entanto, nesses casos, a quantidade de materiais necessários também aumenta.
Prepare seu próprio desenho.
Ao calcular o projeto de uma cabine sanitária para uma aldeia, é importante ter em mente que, mesmo para uma estrutura desse tipo, é preciso seguir as normas. De acordo com os padrões sanitários, uma fossa séptica deve estar localizada a pelo menos 12 metros da casa. O espaço interno da cabine deve ser suficiente para permitir movimentação confortável; menos de 1 metro quadrado seria inconveniente. As seguintes regras também são levadas em consideração no projeto:
- A altura recomendada para a estrutura é de 2 metros. Se a cabine for menor, não será conveniente para todos os visitantes.
- A inclinação do telhado pode ser voltada para a parte de trás ou em formato de empena - tudo depende do projeto.
- Se você não pretende instalar iluminação elétrica no armário, certifique-se de abrir uma janela ou deixar um espaço na parte superior da porta.
- Para evitar que o banheiro fique abafado, o projeto pode incluir ventilação localizada na parede do fundo.
A maioria das latrinas rurais fica quente durante o verão, por isso muitos recomendam colocá-las à sombra de uma árvore grande. Você não precisa criar o projeto inteiramente do zero — pode adaptar ou combinar projetos existentes. Projetos prontos são bastante comuns e convenientes para uso em sua propriedade.
Você também pode se interessar por:Materiais para construir um armário
Após definir o projeto do vaso sanitário, é hora de selecionar os materiais adequados para a construção. Cada tipo requer desenhos personalizados, pois a espessura, o peso e a resistência variam. Alguns são mais fáceis de trabalhar, enquanto outros duram mais. Os materiais mais comuns para a construção de uma fossa séptica rural são:
- Tijolo. Um armário feito desse material pode ser considerado uma construção permanente – mover ou desmontar a estrutura será difícil. Suas vantagens incluem isolamento e confiabilidade.
- Madeira. Os vasos sanitários feitos desse material podem ter uma vida útil menor do que os feitos de tijolo. No entanto, construir um vaso sanitário de madeira é mais fácil – a "casa" será leve e aconchegante.
- Metal. O material mais simples para construção. No entanto, apesar da confiabilidade dessas casas de banho, não se pode esperar que sejam confortáveis. As frestas são difíceis de vedar e conduzem bem o calor.
Construção passo a passo de um banheiro rústico de madeira
Após a preparação dos materiais e a escolha do local, a construção pode começar. O princípio geral pode ser ilustrado pelas instruções passo a passo para a construção de uma latrina de madeira. Os tipos mais comuns dessas estruturas são a cabana, a torre e a casinha de pássaros. A versão mais simples da latrina pode ser construída seguindo o seguinte algoritmo:
- Cavamos um buraco de acordo com o tipo escolhido: um local para um recipiente de plástico, uma cova clássica ou uma composteira.
- Criamos uma camada de argila no fundo da fossa séptica – a espessura dessa camada é de pelo menos 25 cm.
- Revestimos as paredes com alvenaria de tijolos, instalando anéis de amianto ou placas alcatroadas. O fundo pode ser preenchido com concreto.
- Construímos os tetos de acordo com o desenho e as aberturas indicadas para limpeza.
- Preparamos uma estrutura para as paredes frontal e traseira da cabana - um triângulo com várias travessas.
- Conectamos a estrutura com barras transversais acima da fossa séptica - as posições das ripas podem ser vistas no desenho.
- Fabricamos o assento sanitário na altura necessária – 40-50 cm é o padrão. O conforto é fundamental.
- Cobrimos as superfícies com tábuas e fixamos as coberturas. O teto fica ligeiramente mais baixo que a cumeeira.
A superfície da estrutura final deve ser revestida com uma camada protetora resistente à umidade e coberta com ardósia. Como alternativa, utiliza-se frequentemente feltro para telhados. A altura de um abrigo desse tipo é de aproximadamente 3,5 metros, com um espaço interno de 2,15 metros até o teto. Essa diferença se deve ao ângulo agudo da cumeeira, mas o espaço resultante será suficiente até mesmo para uma pessoa alta.
Limpeza da fossa séptica
Além das características gerais do projeto, é importante considerar um método para a limpeza da fossa séptica. Para isso, um bocal de inspeção está incluído no projeto de um banheiro público típico de aldeia. Ele pode ser localizado sob o assento do vaso sanitário, mas isso nem sempre é conveniente; é melhor localizá-lo do lado de fora da cabine do vaso sanitário, na parte de trás. A localização da fossa na propriedade também desempenha um papel importante — o esvaziamento de banheiros públicos de aldeia geralmente envolve não apenas o volume da fossa, mas também o comprimento da mangueira utilizada.
Autoconstrução banheiro para casa de verão Não é particularmente difícil. Usando projetos prontos e instruções passo a passo, o processo não levará muito tempo nem dinheiro. Você pode usar diferentes tipos de fossas sépticas — fossas sépticas convencionais ou contêineres — mas é melhor pensar em um método para esvaziá-la com antecedência. A melhor opção é construir um poço de visita para bombear os resíduos.

Uma casa em estilo escandinavo: conforto e simplicidade em cada detalhe.
15 principais coisas para semear em março para mudas e como.
Como decorar seu canteiro de jardim com suas próprias mãos, utilizando materiais reciclados.
Etiquetas para mudas DIY