Após o fim da temporada de casas de veraneio e da colheita, os moradores mais experientes começam a pensar em se preparar para a primavera. Tratar uma estufa de policarbonato no outono — é uma preocupação para muitos. Esta é uma das condições essenciais para a sua utilização contínua. Medidas oportunas e adequadas prolongarão a sua vida útil para o cultivo de hortaliças e outras culturas.
Por que processar?
Jardineiros iniciantes muitas vezes negligenciam a importância da manutenção preventiva para produtos de policarbonato usados em seus jardins. No entanto, estufas feitas desse material, por exemplo, são um terreno fértil para esporos e pragas. Elas infestam o solo, os componentes da estrutura e os equipamentos da estufa. Por esse motivo, é crucial implementar todas as práticas agrícolas necessárias, como... Tratamento de estufas no outono contra pragas e doenças..

É claro que nem todos os habitantes do solo são prejudiciais às plantas. O solo é considerado um organismo vivo, lar de uma infinidade de bactérias. Elas convertem constantemente a matéria orgânica em compostos químicos necessários para o crescimento e desenvolvimento normais das culturas. Vários insetos habitam o solo, mas nem todos representam um perigo para hortaliças e frutos silvestres.
O microclima da estufa tem um efeito benéfico no desenvolvimento da flora patogênica.
A luta contra eles deve começar imediatamente. após a colheitaO projeto só terá sucesso se você souber como tratar uma estufa de policarbonato no outono. Isso é muito importante se você não planeja trocar o solo. Às vezes, O trabalho também é realizado na primavera.Mas é cada vez mais vantajoso fazer isso no outono. Essas medidas aumentarão a vida útil das frutas e reduzirão o risco de danos às colheitas causados por doenças e pragas.
Você também pode se interessar por:Palcos principais
Se você negligenciar a desinfecção de uma estufa de policarbonato, bactérias nocivas irão reinfectar suas plantações na próxima estação. Muitos patógenos são conhecidos por permanecerem ativos por longos períodos. Isso é especialmente verdadeiro para os esporos da requeima, que danificam os tomates. O tratamento de outono de uma estufa de policarbonato elimina eficazmente moscas-brancas, pulgões, ácaros, nematoides e outras pragas.

Recomenda-se realizar todo o trabalho na seguinte ordem:
- Recolher e remover todos os restos de plantas da estufa;
- Lavar e limpar as paredes e o teto da estufa;
- Realizar o processamento e preparação do solo;
- realizar a desinfecção;
- Se necessário, faça pequenos reparos na estrutura.
Desinfecção do solo
O solo deve estar limpo, livre de restos vegetais. Não devem restar raízes, caules ou sementes caídas na superfície. Se as plantas foram tratadas com pesticidas devido a alguma doença, devem ser completamente destruídas. Plantas saudáveis podem ser utilizadas em uma composteira. Este composto não é recomendado para o cultivo de espécies semelhantes.

Equipamentos e outros itens devem ser removidos e higienizados. Recomenda-se remover os 7 a 9 cm superiores do solo da estufa. Em seguida, adicione uma nova mistura de solo saudável. Agora você pode adicionar fertilizante orgânico e começar a revolver toda a terra, incluindo a camada inferior. Quando esse tipo de trabalho é realizado na primavera, a aplicação de matéria orgânica fresca é dispensada.
Se não houve doenças generalizadas nas plantas ou ataques de pragas nesta temporada, o solo pode ser deixado no local. No entanto, ele deve ser desinfetado após a escavação. Isso geralmente é feito usando Uma das seguintes soluções é utilizada:
- sulfato de cobre;
- cal e cloro;
- 3% de sulfato ferroso.

O solo de estufa também costuma ser tratado com água fervente, o que é especialmente importante na primavera. No entanto, esses tratamentos prejudicam as minhocas, que melhoram a composição do solo. enriqueça-o com húmus e melhorar a estrutura. Os preparados químicos devem ser usados apenas no outono.
Limpeza da moldura e revestimento
A cobertura de policarbonato deve ser cuidadosamente inspecionada quanto à presença de ferrugem e outros danos. Caso sejam encontrados, devem ser reparados ou pintados. Recomenda-se lavar os elementos da estrutura com uma solução morna de água e sabão.

Na primavera ou no outono, lembre-se de lavar a estufa por dentro e por fora. Após a limpeza, limpe o policarbonato com um pano úmido. Evite que a solução entre em contato com o solo. Geralmente, recomenda-se um agente de limpeza não abrasivo para a desinfecção. Para evitar danificar o policarbonato, você pode usar esponjas macias em vez de panos.
Métodos e meios
A desinfecção de estufas na primavera difere da desinfecção no outono. Isso se deve aos produtos específicos utilizados. Geralmente, considera-se que apenas compostos biológicos podem ser usados na primavera. Os seguintes métodos são adequados para o outono:

- fumigação com vela de enxofre ou estacas de enxofre;
- irrigação com sulfato de cobre;
- pulverizar com água sanitária.
No entanto, desinfetantes à base de enxofre não são adequados para estufas de aço galvanizado. São adequados para superfícies de madeira ou pintadas. É necessário o uso de equipamento de proteção individual ao utilizar este tipo de desinfecção, uma vez que o enxofre liberta substâncias tóxicas.
O mesmo princípio é utilizado para o processamento com enxofre de aparas, mas o produto é extraído na proporção de 1 kg por 10 m².3Colocando tudo em bandejas de metal. A substância principal é triturada, misturada com carvão vegetal em partes iguais e, em seguida, incendiada. Após esse processo, a estufa deve permanecer fechada por 5 a 7 dias. Depois, deve ser ventilada por cerca de 2 semanas.
Muitos jardineiros se preocupam com o que usar para tratar suas estufas no outono, pois isso afetará a colheita da próxima temporada. Por exemplo, o cloro é adequado tanto para a primavera quanto para o outono.

Para isso, eles levam:
- 1 litro de água;
- 400 g de água sanitária.
Coloque a mistura diluída em um borrifador e deixe descansar por 4 horas. Após esse período, ela poderá ser usada para pulverizar a estufa e o solo. O prédio estará fechado por 2 dias. Em seguida, o ambiente é bem ventilado. Essa solução pode ser usada para desinfetar equipamentos de estufa.
Preparando-se para o inverno
Se você não pretende cultivar nada na estufa durante o inverno, o melhor é deixá-la aberta. Congelar o solo é barato e rápido. Para isso, basta manter as portas e aberturas de ventilação ligeiramente entreabertas. O congelamento do solo elimina eficazmente a maioria das pragas que hibernam no solo da estufa.
Este método ajudará a equalizar a temperatura dentro da estrutura. Isso evitará a condensação e a formação de gelo nas paredes da estufa. A neve acumulada será mais fácil de remover e, na maioria das vezes, se desprenderá com o próprio peso.
É uma boa ideia adicionar neve à estufa no final do inverno para umedecer bem o solo. Isso despertará os microrganismos do solo mais rapidamente dentro da estrutura e, juntamente com a umidade, aumentará a produtividade das colheitas.
