Se você deseja continuar desfrutando de uma colheita de alta qualidade na próxima temporada, prepare suas estufas no outono. Durante esse período, você pode decidir onde plantará no próximo ano e, claro, tratar a estufa contra pragas e doenças antes do inverno.
O solo deve ser saturado com soluções benéficas que contenham substâncias antiparasitárias.
Como fazer isso corretamente? Primeiro, remova toda a vegetação restante da superfície do solo e desenterre-a. A estrutura deve ser tratada com uma solução antisséptica. Você pode aprender mais sobre isso no artigo.
Por onde começar?
Ao cultivar em estufa, o primeiro passo é remover os restos de plantas da superfície. A negligência nesse processo resultará em perda de solo. Os restos de plantas estão cobertos por inúmeras pragas e suas larvas, que podem causar doenças em futuras plantações.
Alguns jardineiros expressam a opinião de que as plantas removidas do solo podem ser reunidas em uma pilha para obter um fertilizante natural – o composto.
No entanto, esse conselho pode ter consequências negativas. Afinal, o processo de decomposição das plantas produz inúmeras bactérias perigosas que podem ser prejudiciais à colheita.
No outono, certifique-se de tratar todas as cordas usadas para sustentar as plantas na estufa, a fim de prevenir doenças e pragas. Isso pode ser feito com cal ou soluções desinfetantes específicas.
Cultivo do solo
Após remover todos os detritos desnecessários da estufa, é necessário tratar o solo. Ele também deve ser tratado com compostos antiparasitários. Aqui estão alguns exemplos:
- Karbofos Essa substância ajudará a eliminar insetos perigosos, como percevejos e nematoides das galhas. Para tratar um metro cúbico de solo em uma estufa no outono, você precisará de uma solução com 10 litros de água e 90 gramas de malation. Após o tratamento, o solo deve ser revolvido para garantir que a substância penetre o mais profundamente possível.
- Enxofre Isso ajudará a combater os ácaros. Para isso, fumigue a área com enxofre, queimando-o em brasas. Se a praga já estiver incomodando, use 150 gramas da substância por 1 m³. Para prevenção, use três vezes menos enxofre. Durante o tratamento, a estufa deve ser vedada. As paredes e a estrutura devem ser umedecidas — assim, ficarão mais receptivas ao enxofre. Use uma máscara de gás ao fumigar a área. Você também pode fumigar a estufa com uma bomba de fumaça, que pode ser adquirida em qualquer loja especializada.
- Cloro – Outra forma de se livrar de pragas em uma estufa. Este método deve ser reservado como último recurso, caso não seja possível controlar os insetos de outra maneira. O cloro em pó ajuda a eliminar canela-preta, hérnia das crucíferas, podridão branca e nematoides das galhas. Além disso, no outono, você pode usar mais calcário para o tratamento do que na primavera. Pulverizar as plantas com uma solução à base de cloro é útil. Isso ajuda a combater doenças. Você precisará de 300 gramas de cloro para cada 10 litros de água.
- Sulfato de cobre – Você precisará dele para tratar sua estufa no outono contra doenças e pragas, caso cultive hortaliças lá há muitos anos. Ele eliminará muitos tipos de fungos e bactérias no solo e na superfície. No entanto, o tratamento com sulfato de cobre deve ser feito apenas uma vez a cada cinco anos. O excesso de cobre pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
- Mistura bordalesa – tem sido usado para tratar estufas desde o final do século XIX. É composto por sulfato de cobre, cal viva e água. Em sua forma pura, o sulfato de cobre pode matar plantas. O cálcio na solução atua como um agente aglutinante, minimizando o impacto negativo do cobre.
- Formalina O formaldeído é outra substância usada por jardineiros para combater pragas. Não é seguro, mas é bastante eficaz. Pequenas valas são cavadas na estufa e uma solução de formalina é despejada nelas. As valas são então cobertas com terra. A estufa é cuidadosamente selada por 1 a 3 dias. Fita adesiva pode ser usada para esse fim. Depois disso, o ambiente é ventilado por 2 a 3 semanas e a terra em seu interior é removida.
As medidas preventivas para proteger sua estufa de pragas e doenças no outono só podem ser tomadas quando a temperatura interna atingir pelo menos 10 graus Celsius. O não cumprimento desse requisito tornará seus esforços ineficazes.
Existe outra maneira de desinfetar sua estufa: com vapor. É a opção mais ecológica de todas. Veja como:
- O solo na estufa é regado com água fervente na proporção de 1 a 3 litros por metro cúbico;
- Imediatamente após o tratamento, o solo é coberto com uma película por vários dias.
Para maior eficácia, o processo de vaporização é repetido diversas vezes. É importante ressaltar que esse método de tratamento apresenta uma desvantagem significativa: as minhocas não prosperam em solo vaporizado. No entanto, são esses insetos que tornam o solo fértil.
Infusões ecológicas
A jardineira experiente Galina Kizima recomenda preparar um veneno à base de plantas para tratar o solo no outono contra doenças e pragas. Essa solução consiste em uma infusão de ervas daninhas e água, na proporção de 1:5. Tansy, absinto, dente-de-leão e cascas de frutas cítricas são todas adequadas para esse fim. O aroma da infusão repelirá os insetos nocivos. Eles ficarão relutantes em depositar ovos ou larvas no solo devido ao odor desagradável. Como resultado, os insetos procurarão um local mais seguro.
As infusões para processamento são preparadas da seguinte forma:
- Despeje 10 litros de água quente sobre cinco litros de cascas de cebola. Deixe a solução repousar, coberta, por dois dias. Depois, coe e pulverize a estufa.
- Despeje 10 litros de água sobre um quilo de tansy e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, deixe esfriar e coe a infusão.
- Deixe um quilo de cascas de frutas cítricas de molho, triture-as em um moedor de carne, adicione 3 litros de água e deixe em infusão em local escuro e coberto por 5 dias. Em seguida, coe a infusão, esprema bem e despeje em recipientes. Use conforme necessário, dissolvendo 100 gramas em 10 litros de água.
Preparando a estrutura para o inverno
A solução para o tratamento da armação deve ser preparada com antecedência. Normalmente, isso é feito 4 meses antes do uso.
Para preparar a solução, misture um balde de água com 400 gramas de cal. Essa mistura deve ser aplicada no solo, na estrutura da estufa e em todos os utensílios utilizados no trabalho.
As paredes das estufas de policarbonato são muito suscetíveis a substâncias agressivas. Portanto, ao prepará-las para o inverno, evite usar produtos que contenham substâncias químicas fortes. Além disso, não utilize objetos pontiagudos nas paredes da estufa.
Os componentes de madeira da estrutura podem ser tratados com água sanitária ou sulfato de cobre.
Para evitar que sua estufa desabe sob o peso da neve durante o inverno, certifique-se de reforçar sua estrutura. Isso pode ser feito instalando arcos adicionais ou construindo suportes em forma de T.
Se você realizar todos os tratamentos necessários na estufa no outono, as pragas não sobreviverão ao inverno e não poderão afetar negativamente a fertilidade do solo. As doenças também não afetarão sua colheita!
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=2j26ZrhWuYM

Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas