Dicentra: plantio e cuidados em campo aberto, variedades, propagação

Flores

As espécies perenes e anuais da planta Dicentra — um gênero de plantas herbáceas, subfamília Fumariaceae e membro da família da papoula — conquistaram o coração dos jardineiros com seus formatos florais incomuns. A palavra latina "dicentra" é composta por duas palavras gregas: "dis", que significa "duas vezes", e "kentron", que significa "esporão", e pode ser traduzida como "de dois esporões". Isso significa que a flor possui dois esporões. A flor chegou à Europa vinda do Japão em 1816 e imediatamente ganhou popularidade entre os aristocratas. Hoje, esta planta, antes esquecida, conquistou os jardineiros, que apreciam a facilidade de plantio e cuidado da dicentra em canteiros. Fotos das plantas mostram sua beleza e diversidade.

Descrição da planta

O gênero Dicentra inclui 20 espécies, que crescem nos campos da América do Norte, nas encostas das montanhas do Extremo Oriente, Sibéria, Crimeia e em toda a China oriental. Os arbustos são baixos, variando de 0,3 a 1 metro. A planta possui raízes longas e grossas que se estendem profundamente no solo.

Os caules são verdes, ramificados e robustos. Apresentam folhas verdes recortadas e numerosas flores em forma de coração, com cores que variam conforme a espécie. As flores não ultrapassam 2 cm de diâmetro e formam cachos exuberantes e arqueados. O fruto é uma cápsula contendo sementes pretas, oblongas e brilhantes.

Observe!
As sementes têm uma viabilidade de 2 anos, mas não podem ser armazenadas por mais tempo.

Quando desembarcar

As sementes são semeadas em copos de plástico no início da primavera, em varandas isoladas ou em estufas. Elas produzem pequenos brotos, que podem ser plantados ao ar livre em dias quentes de abril e maio. A planta é propagada a partir dos brotos em setembro, por divisão das raízes. O plantio de outono deve ser feito cedo para permitir que as raízes separadas se estabeleçam antes da primeira geada.

A planta precisa de um local ensolarado para florescer precocemente. Os jardineiros costumam plantar Dicentra quando lhes convém, já que o plantio e os cuidados em solo aberto são relativamente fáceis. Fotos com os arbustos recém-crescidos rendem belas fotos para álbuns de família.

A Dicentra não é exigente quanto ao solo, mas prefere solos leves, bem drenados e ricos em nutrientes. Ela é plantada diretamente no solo e recebe os cuidados necessários. O solo deve ser preparado com antecedência. Se o plantio for planejado para a primavera, o local deve ser preparado no outono.

Quando um jardineiro planeja dividir arbustos muito crescidos no outono, ele prepara a área de plantio na primavera. A preparação é simples: cavar o solo até a profundidade de uma pá, adicionar húmus na proporção de 3 kg por metro quadrado e fertilizante mineral na proporção de 20 g por balde de água.

A Dicentra perene é plantada em campo aberto; seu cuidado é simples, e os jardineiros depois se orgulham das fotos tiradas em suas casas de campo. As mudas são plantadas em buracos previamente preparados com no máximo 0,4 m de profundidade, com pelo menos 0,5 m de distância entre eles. O fundo do buraco é forrado com material de drenagem, como tijolos quebrados ou pedra britada. Adiciona-se uma mistura de terra de jardim e composto. Agora, a muda pode ser colocada no buraco e o restante da mistura de terra de jardim é coberto.

Atenção!
Se o solo for pesado, a terra é aligeirada misturando-a com areia e lascas de calcário.

Que cuidados requerem Dicentra?

Regue as plantas moderadamente com água macia, mantendo o solo sempre úmido. Mesmo em dias secos, tome cuidado para não regar em excesso, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. Afofe a terra sob os arbustos, pois as raízes precisam de oxigênio. As ervas daninhas devem ser removidas, é claro. Durante as geadas da primavera, os brotos jovens devem ser cobertos à noite. Como a Dicentra hiberna ao ar livre, os novos plantios também podem ser feitos diretamente no jardim e cuidados de acordo com as orientações gerais.

Fertilize a planta com fertilizantes nitrogenados no início da floração. Durante a floração plena, adicione superfosfato. No outono, regue a área ao redor do tronco com uma infusão de verbasco e cubra o solo com húmus. Para prolongar a floração, pode as inflorescências murchas imediatamente; a planta produzirá novos brotos florais em seguida.

Os arbustos podem permanecer sem transplante por 5 a 6 anos. Depois disso, desenterre o arbusto, divida cuidadosamente o rizoma murcho e seco em várias mudas novas com 3 a 4 gemas e plante-as em um novo local previamente preparado. Polvilhe a área cortada com cinzas. A Dicentra é plantada diretamente no solo e requer poucos cuidados.

A Dicentra deve ser replantada no início do clima frio do outono, imediatamente após o término da floração. Também pode ser replantada na primavera, durante os dias quentes de abril e maio. A Dicentra é plantada ao ar livre e recebe os cuidados necessários.

Os cuidados também incluem o controle de doenças, embora a planta seja resistente a várias delas. No entanto, o mosaico do tabaco e a mancha anelar podem aparecer ocasionalmente. Com muito menos frequência, os arbustos são suscetíveis à micoplasmose, uma doença que causa deformação das hastes florais e crescimento atrofiado. A Dicentra é plantada ao ar livre e seus cuidados incluem o controle de pragas.

A prevenção envolve rega adequada e evitar o excesso de umidade. Para prevenir isso, o solo deve ser tratado com uma solução de formalina, mas isso deve ser feito pelo menos quatro semanas antes do plantio. Dos muitos insetos que atacam esta planta, os pulgões são os preferidos.

Lembrar!
Para matar pulgões, os insetos são pulverizados nos arbustos com soluções de Antitlina ou Biotlina.

Variedades de Dicentra

No total, os criadores desenvolveram 20 variedades de Dicentra. Todas diferem na aparência, na disposição da inflorescência e na cor da flor. O que todas têm em comum é um sistema radicular forte e a facilidade de plantio e cuidado em campo aberto.

As variedades mais populares entre os jardineiros são:

  1. Dicentra Magnifica, Dicentraeximia, também é chamada de excepcional, excelente.
  2. Dicentra Linda, Dicentraformosa.
  3. Dicentra Golden Vine.
  4. Dicentra napellus, Dicentracuccularia.
  5. Dicentra Aurora.
  6. Dicentra Rei de Copas.
  7. Dicentra Oregana.
  8. Dicentra Alba.
  9. Dicentra Branca.

Existem muitas variedades e tipos de Dicentra, e os jardineiros procuram enriquecer seus jardins com uma combinação delas, especialmente porque exigem pouco plantio e cuidado em terrenos abertos. Eles escolhem as variedades a partir de fotos online e encomendam mudas.

A Dicentra splendid é nativa do oeste da América do Norte. Lá, o arbusto perene cresce até 20 cm. Suas flores rosadas, no entanto, atingem um diâmetro de 25 mm, rodeadas por uma folhagem densa e serrilhada. É resistente à geada e suas raízes sobrevivem a temperaturas de inverno tão baixas quanto -35 graus Celsius. Quando cultivada em jardins domésticos, a superfície do solo é coberta com cobertura morta após as geadas de outono.

A Dicentra pulcherrima é nativa da Colúmbia Britânica, onde seus arbustos podem ser encontrados em florestas úmidas no centro da Califórnia. As condições climáticas permitem que os arbustos cresçam até 0,3 m, mas suas inflorescências chegam a 15 cm, envoltas por uma folhagem densa e recortada. O peso de tal esplendor é suportado por caules robustos e raízes fortes. Quando cultivadas em jardins, precisam ser cobertas durante o inverno, apesar de sua alta resistência à geada.

A Dicentra cucullata é nativa do leste da América do Norte e é amplamente cultivada no Oregon e em Washington. Seu nome deriva do formato incomum de suas raízes, cobertas por pequenos nódulos. Esta variedade é fácil de cultivar. Sua flor predominante é branca, mas subespécies com flores rosas já foram desenvolvidas — uma delas é a variedade Pittsburgh e outra com flores amarelo-limão.

A Dicentra aureiflora é nativa do México e das encostas das altas montanhas da Califórnia. Esta variedade apresenta arbustos que podem atingir até 1,5 metros de altura e florescem durante toda a estação quente. As flores, de um amarelo intenso, possuem duas pétalas distintas com uma curvatura incomum. Na natureza, esses arbustos emergem rapidamente de incêndios recentes, mas no jardim, diferentemente de seus congêneres, requerem condições especiais.

Reprodução de Dicentra

A maneira mais fácil é dividir um arbusto de 3 a 4 anos em várias mudas. O método mais difícil é cultivar o arbusto a partir de suas próprias sementes. Estas são semeadas em bandejas separadas em setembro, imediatamente após a coleta das sementes, e colocadas em um ambiente com temperatura constante de 18 a 20 graus Celsius.

As mudas emergem após 30 dias. Quando os brotos atingem duas folhas, são transplantados para o solo definitivo. Essas mudas requerem cuidados especiais. Durante o inverno, os brotos jovens devem ser cobertos com plástico. Na primavera, as plantas terão desenvolvido um sistema radicular forte e se tornarão mudas pequenas e vigorosas.

Você precisa saber!
Os arbustos cultivados a partir de sementes florescem somente após atingirem 3 anos de idade.

A propagação por estacas é feita no início da primavera, quando o clima está mais quente. Para isso, as estacas são preparadas na primavera, cortando-se brotos jovens, juntamente com a gema remanescente da qual o broto cresceu. As estacas devem ter pelo menos 15 cm de comprimento. As áreas cortadas nos arbustos são tratadas com cinzas.

As estacas são colocadas em uma solução estimulante de crescimento de raízes por 24 horas e, em seguida, plantadas em vasos para estimular o crescimento e fortalecer o sistema radicular. Utiliza-se solo leve e úmido, e as estacas são sempre cobertas em potes de vidro por várias semanas. As estacas em vasos desenvolverão novas raízes, mas só poderão ser plantadas no jardim no ano seguinte.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates