Se você está em pânico porque suas rosas escureceram após o inverno, o que deve fazer? Nossas dicas ajudarão você a trazer suas lindas plantas de volta ao normal. Após o inverno, as rosas devem ser descobertas o mais rápido possível. Descobrir as roseiras tardiamente pode causar o apodrecimento dos arbustos. O mofo se desenvolverá, dificultando sua recuperação. Mas não há necessidade de pressa — a ameaça de geada ou frio extremo pode prejudicar seriamente suas plantas. O período de dormência invernal é estressante para as rosas, e elas precisam ser despertadas desse estresse não apenas rapidamente, mas gradualmente.
Se você estiver interessado plantando aquilégia - beleza delicada, leia nossos conselhos.
Quando desenterrar as roseiras após o inverno?
É claro que as condições climáticas variam de pessoa para pessoa. Você precisa se guiar pelo clima, mas existem alguns prazos específicos. Por volta de meados de março, você deve começar a remover a cobertura dos arbustos, mas gradualmente — primeiro descubra as paredes laterais superiores, depois a inferior para ventilação, depois as paredes laterais e continue descobrindo os arbustos ao longo da próxima semana ou duas. Nessa época, os botões já estão inchando e as rosas estão se preparando para a primavera. O ideal é escolher um dia com pouco sol, ou melhor ainda, um dia nublado, para descobrir completamente os arbustos, evitando que o sol forte os queime.
Como podar e tratar corretamente as roseiras após o inverno.
Se você não conseguiu desenterrar seus amados arbustos a tempo, ou se algo de ruim aconteceu com eles durante o período de dormência, ainda é possível resolver a situação. Não se preocupe, a poda e uma solução de permanganato de potássio resolverão o problema. Brotos enegrecidos devem ser removidos imediatamente. Lave cuidadosamente qualquer ferida com permanganato de potássio. Se um broto não puder ser removido, aplique cuidadosamente uma bandagem na área afetada após o tratamento para evitar a propagação da infecção.
Caso seja encontrado mofo, ele deve ser cuidadosamente removido e lavado com permanganato de potássio (uma solução rosa fraca). Remova os galhos secos e quebrados dos arbustos, retirando tudo até o primeiro broto que apresentar sinais de vida. Em seguida, trate com calda bordalesa (use uma solução a 3%) para proteger as rosas de doenças fúngicas. Antes da brotação, nossas belas roseiras podem ser atacadas por lagartas, e pulgões podem cobrir os arbustos e começar a sugar sua seiva. Nesse caso, tenha à mão inseticidas como Intavir ou Decis. Também é uma boa ideia tratar o solo ao redor das raízes com Prestige.
Como pulverizar rosas após a hibernação de inverno
Após o inverno, nossas lindas plantas precisam de nutrientes para se fortalecerem e florescerem abundantemente. Aplique nitrogênio ou verbasco no início de maio e repita o processo algumas semanas depois. Quando os botões começarem a se formar, alimente os arbustos com nitrato de cálcio (1 colher de sopa por balde de água) na proporção de 3 litros por arbusto. Regue suas plantas com frequência, evitando que o solo seque completamente — elas não gostam disso — e é uma boa ideia cobrir o solo com cobertura morta. Seguindo essas regras simples, suas flores favoritas lhe agradecerão com sua beleza e fragrância.
Se você quiser mais um canteiro de flores com ervas Organize-se - leia dicas de como fazer isso.

Rosas: Variedades e Tipos, Fotos com Nomes e Descrições
Como regar rosas para que floresçam abundantemente
Como cuidar de uma roseira em vaso em casa após a compra.
Mistura de rosas Cordana: cuidados em casa após a compra e pode ser plantada ao ar livre?