Fazenda de vermicompostagem

Ferramentas de jardinagem

Cada vez mais pessoas estão cuidando do meio ambiente, reciclando resíduos orgânicos com minhocas e produzindo vermicomposto. Em um jardim grande, constrói-se uma pilha de compostagem para esse fim, enquanto em um apartamento pequeno, utilizam-se vermicompostores especializados para produzir húmus de minhoca. Vários tipos de minhocários estão disponíveis comercialmente, mas é mais fácil e econômico construir o seu próprio. Vamos descobrir como fazer um pequeno vermicompostor para sua casa.

Para que serve um vermicompostor?

Uma vermicomposteira é um dispositivo para produzir vermicomposto e reciclar resíduos domésticos utilizando minhocas. Durante o funcionamento, uma vermicomposteira realiza três tarefas:

  1. Criação de minhocas Para alimentar pássaros, para uso na pesca ou para venda.
  2. Produção de grandes quantidades de vermicomposto durante todo o ano.
  3. Descarte de resíduos orgânicos domésticos.

Projeto e princípio da vermicompostagem

https://youtu.be/zFJu2w2AHto

Todos os vermicompostores têm um design semelhante e consistem em uma torre de caixas empilhadas umas sobre as outras.

A gaveta inferior é projetada como uma bandeja com fundo selado. Sua função é coletar o líquido que flui dos níveis superiores. Uma torneira é instalada no fundo da bandeja para drenar o vermicomposto. Alguns modelos industriais possuem um filtro de vermicomposto integrado à bandeja inferior.

A gaveta do meio é considerada a principal. Ela contém a maior parte das minhocas. Os alimentos são colocados sobre a gaveta, onde são transformados em vermicomposto pelo sistema digestivo dos animais e se depositam no fundo. Assim que a gaveta do meio estiver cheia de vermicomposto, a gaveta seguinte é colocada sobre ela.

A gaveta superior é instalada depois que a bandeja central principal é preenchida com vermicomposto. À medida que o alimento flui regularmente para a gaveta superior, as minhocas esvaziam gradualmente a bandeja central, permitindo que o proprietário remova o vermicomposto.

Benefícios do faça você mesmo

A indústria produz diversos tipos de vermicompostores, mas este é muito mais lucrativo. soco Faça você mesmo.

As vantagens de construir sua própria composteira de minhocas:

  • As composteiras de minhocas caseiras podem ser feitas com qualquer material disponível, portanto, seu custo é várias vezes menor do que o das compradas em lojas;
  • As estruturas caseiras são feitas levando em consideração sua localização futura e, portanto, se encaixam perfeitamente no interior de qualquer cômodo;
  • O número de animais na composteira de minhocas está em constante crescimento. Utilizando estruturas caseiras, a torre pode ser facilmente expandida para o tamanho necessário, se preciso.

Faça você mesmo uma composteira de minhocas

Fazer sua própria composteira de minhocas não leva muito tempo e é totalmente possível em casa.

Ferramentas necessárias

Para criar um buraco de minhoca, você precisará de um conjunto padrão de ferramentas:

  • Para marcar o material, você precisará de um esquadro, uma fita métrica e uma régua;
  • Para trabalhos de perfuração - uma furadeira-parafusadeira, um conjunto de brocas;
  • Para trabalhos em madeira: uma serra tico-tico, serras.

Materiais para montar uma minhocultura doméstica

A variedade de materiais utilizados é limitada apenas pela imaginação do artista. Os seguintes podem ser usados ​​com sucesso como base:

  • Caixas de madeira e aglomerado;
  • baldes de peixe salgado, latas vazias;
  • caixas de carne e queijo coalho;
  • Caixas de mudas da IKEA;
  • contêineres de grande volume.

minhocário vermicompostor

A versão mais simples de uma composteira de minhocas é feita usando o sistema de "composteira de minhocas". Traduzindo do inglês, isso significa simplesmente um balde de minhocas.

Para construir essa estrutura, você precisará dos seguintes materiais:

  • Um recipiente de plástico ou madeira com tampa, com capacidade de 20 a 40 litros, ou um vaso de flores grande;
  • uma bandeja rasa do tamanho do recipiente;
  • dois blocos de madeira com seção transversal de 30 por 30 mm.

Conjunto

  1. Na parte inferior do recipiente, são feitos furos com diâmetro de 1 a 1,5 mm a cada 5 a 7 cm.
  2. Nas paredes laterais, são feitos furos com diâmetro de 1 mm a cada 10-15 cm.
  3. As barras são serradas na largura do contêiner e colocadas em um palete.
  4. O recipiente é colocado sobre os blocos.
  5. O recipiente é preenchido com uma mistura de substrato base e alimento na proporção de 2 para 1 e regado com água potável decantada.
  6. Minhocas da espécie "Prospector" ou minhoca vermelha californiana são introduzidas na composteira e cobertas com um pano grosso ou uma tampa.
Observação!
Antes de iniciar o trabalho, a caixa de madeira é tratada com um antisséptico diversas vezes.

Este vermicompostor praticamente não requer manutenção. Ele é abastecido uma vez por ciclo, e a manutenção subsequente se limita ao monitoramento semanal da umidade. Após alguns meses, as minhocas terão transformado todo o conteúdo do recipiente em vermicomposto. Depois disso, elas são removidas do solo e realocadas, o recipiente é esvaziado e o processo é reiniciado.

Se você não quiser criar uma estrutura de dois níveis e colocar a caixa sobre um palete, não precisa furar o fundo. Nesse caso, coloque uma camada de pedra britada ou argila expandida no fundo.

Compostor tipo torre

A composteira Tower é bastante versátil e pode ser usada tanto para a produção comercial de minhocas quanto para a conversão de resíduos domésticos em vermicomposto. Os seguintes materiais são necessários para a construção:

  • 4 caixas de plástico que podem ser empilhadas firmemente umas sobre as outras;
  • uma tampa para a gaveta superior ou um pedaço de madeira compensada;
  • Torneira com acessórios para escorrer macarrão vermicelli;
  • Compensado, aglomerado ou painel de madeira para móveis para o suporte;
  • Barras de 50x50 para os pés do suporte.

Conjunto

 

  1. Um furo de 13 mm de diâmetro é feito no fundo do recipiente. Uma torneira é inserida no furo e, utilizando duas arruelas, é aparafusada ao fundo da bandeja com uma porca.
  2. Faça furos de 5 a 6 mm de diâmetro no fundo das três caixas restantes, com espaçamento de 30 a 40 mm. Para maior precisão, marque o centro dos furos com um furador. Faça furos de 1 mm de diâmetro nas laterais das caixas para ventilação.
  3. Faça furos de ventilação de 1 mm de diâmetro na tampa a cada 5 cm. Se não tiver uma tampa de plástico disponível, faça uma de madeira compensada.
  4. Usando uma serra tico-tico, recorte a base do suporte em madeira compensada, aglomerado ou MDF. Use uma serra copo para fazer um furo na base para a válvula de drenagem.
  5. Para os pés, você pode usar vigas de 50 x 50 mm ou sobras de tábuas grossas. Os pés são cortados no tamanho certo e fixados à base com parafusos.

Ao carregar a composteira pela primeira vez, a segunda bandeja de baixo para cima é preenchida com o substrato base e a ração, e regada abundantemente. Assim que o solo estiver uniformemente umedecido, as minhocas são adicionadas à composteira. Durante o funcionamento, as composteiras são utilizadas da seguinte forma:

  • O chá vermelho é recolhido na bandeja inferior;
  • na segunda bandeja de baixo para cima, ele se acumula. vermicomposto e um pequeno número de vermes vive ali;
  • A terceira bandeja é o habitat permanente dos animais e o compartimento da mãe;
  • A quarta bandeja é um comedouro.

Assim que a segunda gaveta de baixo para cima estiver completamente cheia de vermicomposto, ela é removida, esvaziada e colocada no topo da torre. As minhocas migram gradualmente para os níveis superiores, reabastecendo a segunda gaveta de baixo para cima com vermicomposto.

Observação!
Para economizar dinheiro na construção da "Torre", as caixas onde as minhocas são colocadas podem ser feitas de tábuas grossas.

Compostores industriais

Composteiras de minhocas de diversos modelos e tamanhos podem ser adquiridas em lojas especializadas.

Café da Minhoca

Esta composteira de fabricação australiana consiste em uma bandeja de coleta de vermicomposto e três recipientes espaçosos para o processamento de resíduos. Um enchimento para uso inicial está incluído. A torre montada tem 85 cm de altura e os recipientes medem 37 x 55 cm. O Worm Café custa 12.000 rublos.

Lata de minhocas

A composteira Can-O-Worms tem um design circular exclusivo. Ela consiste em uma bandeja de fibra de coco e dois recipientes redondos. A composteira tem 51 cm de diâmetro e 65 cm de altura. Uma camada inicial de substrato está incluída. O preço de venda da Can-O-Worms é de 5.500 rublos.

Conclusão

Você pode usar qualquer tipo de recipiente ou balde de plástico para fazer sua própria composteira de minhocas. Requer pouco tempo e ferramentas, e os resultados durarão anos.

Vermicompostor
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates