Superfertilizante de um garimpeiro

Fertilizantes e preparações

Há muitos anos, os humanos começaram a praticar a agricultura. À medida que a população crescia, suas necessidades aumentavam. Para sobreviver, os humanos exploraram impiedosamente o solo fértil, esgotando-o até a exaustão.

Com o tempo, a humanidade percebeu que tal negligência levaria a um desastre ambiental. As pessoas começaram a tratar a natureza com mais cuidado e a estudá-la. Concluíram que a fertilidade do solo precisava ser mantida e inventaram um excelente método para esse fim.

Por que os jardineiros criam minhocas?

Com os avanços da biologia e da ciência do solo, tornou-se evidente que o segredo da fertilidade do solo reside na atividade de microrganismos e protozoários benéficos. A minhoca comum pertence à ordem dos protozoários. Existem muitas variedades, cada uma das quais contribui de forma inestimável para a formação do húmus. Este substrato é produto da atividade de bactérias e minhocas benéficas. Ao se misturar com o solo, enriquece-o, confere-lhe um aroma agradável e o satura com nutrientes. Esses nutrientes são essenciais para a nutrição, o crescimento e o desenvolvimento adequados de frutas, hortaliças, frutos silvestres e plantas.

Que interessante!

Os benefícios e a eficácia do vermicomposto são de 6 a 8 vezes maiores do que os da turfa e do estrume.

Biohúmus e vermiculita: seus benefícios para as plantas

Biohúmus Também chamado de vermicomposto (do latim vermiculus, que significa "verme"), é o resultado da reciclagem de compostos orgânicos. Estes incluem:

O vermicomposto e o esterco não são a mesma coisa. Ao contrário do esterco, o vermicomposto é livre de microrganismos nocivos. O húmus "saudável" não tem mau cheiro e requer uma quantidade mínima de substrato para enriquecer o solo. Essa prática melhora a saúde do solo, desinfeta-o, aprimora o sabor de frutas e verduras e fortalece o sistema imunológico de todas as hortaliças e plantas cultivadas.

Com o uso regular de vermicomposto, as mudas terão um crescimento mais rápido e a estrutura do solo melhorará significativamente. As plantas se tornarão mais resistentes a climas e condições climáticas adversas, como flutuações repentinas de temperatura. O húmus é ideal se suas flores favoritas pararam de florescer e estão produzindo apenas folhagem. Ele também melhora a qualidade dos frutos em árvores frutíferas.

Importante!

Se as plantas foram atacadas por pragas ou doenças fúngicas, o vermicomposto ajudará na sua rápida recuperação.

O vermicomposto pode ser usado para produzir um extrato altamente concentrado chamado vermicela. Ele é enriquecido com álcalis e microrganismos benéficos, estimulando a fotossíntese e o crescimento foliar. Ajuda as plantas a prosperarem no solo e permite que as frutas colhidas sejam armazenadas por muito mais tempo. Também contém aminoácidos, enzimas, vitaminas e hormônios de crescimento naturais. É chamado de "chá" porque se apresenta como um concentrado líquido, com cor semelhante à do chá.

Para obter o macarrão vermicelli, o composto deve ser lavado cuidadosamente a cada sete dias. Se a composteira for grande, a camada de húmus será mais espessa, resultando em um macarrão vermicelli rico e de alta qualidade. O macarrão vermicelli comprado em lojas é vendido em embalagens hermeticamente fechadas. É fácil de usar: cultivar o solo e plantas por cima.

Métodos de criação de minhocas

Existem diversos métodos para a criação de minhocas. Os mais comuns são:

  • Vermicompostores adquiridos;
  • "Composteira de minhocas" feita com suas próprias mãos;
  • uma composteira comum no jardim ou na horta.

Vermicompostores comprados

Uma composteira de minhocas é fácil de fazer e você mesmo pode construí-la. Uma "composteira de minhocas" não é apenas uma caixa onde você adiciona comida às minhocas periodicamente. Ela possui características específicas, como torneiras e ventilação. Embora seja fácil para um jardineiro experiente montar uma, uma versão comprada pronta é melhor para quem não tem experiência.

Existem vários modelos populares:

  • O Worm Cafe é uma caixa retangular (57x39);
  • Can-o-Worms é um modelo original, redondo, com 51 cm de diâmetro;
  • A Fábrica de Minhocas é uma caixa quadrada proporcional de 40x40.

Faça você mesmo uma composteira de minhocas

Se você decidir construir sua própria casa de minhocas, precisará comprar caixas plásticas como as usadas para armazenar produtos cárneos. Você precisará começar com uma bandeja de trabalho — é nela que as minhocas viverão. Faça furos cuidadosamente na bandeja de trabalho. Devem ser vários, pois o objetivo deles é permitir a drenagem e a livre circulação de ar. É melhor espaçar os furos uniformemente. Para isso, prepare uma tira de 25 milímetros de espessura. Marque a tira com marcas de 25 milímetros. Coloque a tira contra o fundo da caixa e marque a localização dos furos.

Os furos são feitos usando uma broca de 5 a 6 mm.

Conselho!

Ao furar, evite aplicar muita pressão no plástico. É um material quebradiço que pode rachar a qualquer momento.

A gaveta inferior, localizada sob a bandeja de "consumo", é usada para armazenar o macarrão. Ela difere da "área de trabalho" por ter apenas um orifício. Uma torneira deve ser inserida nela para drenar o líquido. Normalmente, utiliza-se uma válvula de esfera, e uma junta de plástico e uma arruela de aço resistente servem como vedação. A localização do orifício é marcada com um lápis ou caneta e perfurada com cuidado.

Agora, só falta fazer um suporte resistente para as bandejas. O ideal é usar tábuas de madeira e cabos de pá (para os pés). Corte a tábua ao meio, desenhe um semicírculo e arredonde os cantos. Se não tiver um compasso à mão, você sempre pode usar um prato ou a tampa de uma panela que tiver na cozinha.

As pernas são cortadas com uma caixa de esquadria para formar os montantes. Cada montante tem 25 cm de altura. É necessário furar um furo para os parafusos de fixação no centro de cada montante. Agora, monte o suporte, após marcar os locais onde as pernas devem ser fixadas. Um furo também deve ser feito na parte inferior do suporte. Como os parafusos de fixação variam, o diâmetro de cada furo pode variar. As dimensões devem ser verificadas previamente.

O sistema de ventilação é simples: deixe uma área sem vedação em cada lado da casa e vede o restante. Isso é necessário para manter a umidade do solo.

Os orifícios abertos são protegidos com tela mosquiteira. Antes da instalação, a superfície da "toca de minhoca" é tratada com tela para ouriços. Isso garantirá um encaixe seguro. É melhor usar cola Moment para fixá-la, e a fita usada para selar os orifícios deve ser resistente.

Recomendação!

A opção ideal é a fita cinza: ela é usada para vedar juntas de ventilação.

Criação de minhocas em uma composteira.

Para criar minhocas em uma composteira, coloque uma caixa no chão ou cave um buraco. Forre as laterais da composteira com madeira. A composteira deve ter de 80 a 130 cm de profundidade e 100 x 100 cm de largura. Compacte o fundo e forre as paredes com feltro asfáltico grosso ou outro material para evitar que as minhocas se dispersem rapidamente. O composto deve ser preparado com antecedência. Assim que a composteira estiver pronta, despeje o composto. Não o compacte, pois as minhocas precisam de espaço para se movimentar. Antes de soltar toda a "família" de minhocas na composteira, coloque alguns indivíduos na superfície e observe como eles reagem ao novo habitat. Se tudo correr bem, adicione o restante.

Os seguintes materiais são ideais para compostagem:

  • folhas de batata;
  • Cascas de cenoura, beterraba e abobrinha;
  • esterco de vaca podre;
  • Frutas e vegetais muito maduros.

Cascas de frutas cítricas, raspas de limão e proteína animal não devem ser oferecidas aos vermes.

Leia também

Como fazer húmus

O húmus é composto por esterco, excrementos de pássaros e restos de plantas que foram decompostos e tratados com bactérias. Simplificando,…

A primeira camada de composto deve ter de 10 a 15 cm de espessura. Dessa forma, os animais de estimação criarão a área desejada. Com o tempo, eles irão processar o composto. Monitore esse processo e adicione novas porções prontamente. A espessura de cada camada subsequente de composto deve ser de 5 a 10 cm.

Tipos de minhocas adequadas para reprodução

Existem vários tipos de minhocas que os jardineiros vêm criando com sucesso há muitos anos.

A minhoca "clássica"

As minhocas são familiares para nós desde a infância. São invertebrados com corpo liso e escorregadio. Seus corpos são divididos em segmentos em forma de anel. Seu abdômen é achatado, seu dorso é convexo e sua cor é escura. Elas vivem de três a quatro anos e não possuem órgãos sensoriais, mas seu sistema nervoso sensível permite que percebam todos os estímulos externos com sensibilidade.

Que interessante!

A minhoca tem a capacidade de sentir cheiros e, se ferida, seu corpo se regenera rapidamente.

Vermelho da Califórnia

Uma subespécie de minhoca, a minhoca californiana começa a se reproduzir aos três meses de idade e é muito prolífica. Com os cuidados adequados, cada minhoca californiana pode produzir de 500 a 1.500 descendentes por ano. Essa minhoca pode ser considerada longeva: pode viver até 16 anos, mas é completamente desprovida de qualquer instinto de autopreservação. Quando o frio chega, ela não consegue rastejar para o fundo da terra.

Prospector de Minhocas

Foi desenvolvida por criadores na década de 1980. Os primeiros descendentes da minhoca Staratel eram minhocas-do-esterco do sul e do norte. Ao contrário da variedade californiana, ela possui um instinto de sobrevivência bem desenvolvido. Quando o frio chega, ela rasteja rapidamente para o fundo do solo e permanece lá em segurança. A Staratel é muitas vezes mais produtiva que as minhocas comuns. Ela se caracteriza por sua simplicidade, resistência à geada e "natureza fleumática". A Staratel pode permanecer quieta no solo por horas sem tentar rastejar para longe. Ela vive tanto quanto a minhoca californiana: até 16 anos.

Informação!

O garimpeiro consegue manter um alto nível de produtividade mesmo que o solo esteja densamente povoado por seus colegas mineiros.

Umidade e temperatura

A temperatura no recipiente ou composteira de minhocas não deve ultrapassar 35°C (95°F). Esterco fresco não deve ser usado para compostagem, pois o aquecimento matará rapidamente as minhocas. Esterco de vaca bem curtido é o ideal. A umidade deve ser mantida entre 65% e 80%. É melhor criar minhocas na sombra, pois elas não toleram bem a luz solar direta.

Horários de alimentação para animais de estimação

Não é necessário alimentar as minhocas com frequência. Alimentá-las uma vez a cada sete dias é suficiente para garantir que prosperem. Os restos de comida são triturados e deixados na superfície do solo. Você pode criar uma camada espessa de alimentos — até 10 cm.

O que dar de comer ao seu vermicompostor para mantê-lo sem odor.

Às vezes, um odor desagradável aparece no recipiente das minhocas. Isso geralmente é causado por alimentação inadequada. Evite alimentá-las com restos de peixe ou carne com frequência, ou dar-lhes alimentos com alto teor de sal. Alguns criadores cometem o erro de dar tomates e pepinos em conserva às minhocas. É melhor manter uma dieta à base de frutas e vegetais. Você pode adicionar ocasionalmente folhas de chá e borra de café à comida. Você também pode incluir cascas de ovo, um pouco de farinha, folhas e grama fresca.

Como eliminar mosquitos em um recipiente de vermicompostagem

As moscas-das-frutas são visitantes frequentes de composteiras domésticas. Elas se alimentam de restos de frutas e se reproduzem em grande número. Se uma nuvem de moscas surgir ao abrir a composteira, é provável que haja acúmulo excessivo de cascas de frutas. Recomenda-se trocar o alimento com mais frequência e remover imediatamente qualquer resto que as moscas não tenham conseguido digerir. Um método eficaz é usar um aspirador de pó comum. Ao abrir a composteira, as moscas saem voando. Nesse momento, ligue o aspirador e sugue a horda de insetos. Essa é uma maneira eficaz de controlar as moscas e ajudar a reduzir sua população.

Jardineiros experientes que criam minhocas regularmente recomendam o uso de pó de rocha. Este é um subproduto do processamento de pedras grandes. Ele é adicionado ao recipiente duas vezes por ano. Um copo é suficiente para obter resultados eficazes. O pó de rocha não só fornece nutrientes ao solo, como também cria condições desfavoráveis ​​para a proliferação de moscas-das-frutas.

Conselho!

Uma maneira simples de combater os mosquitos é com fita adesiva comum, mas ela só deve ser usada se houver poucos mosquitos.

épocas de colheita do vermicelli

O macarrão de arroz deve ser escorrido regularmente pelo orifício de drenagem. A drenagem deve ser feita pelo menos uma vez a cada sete dias. Antes do uso, o líquido concentrado deve ser diluído em água. O chá está pronto para consumo quando adquirir uma tonalidade amarelada levemente saturada. Armazene em recipientes hermeticamente fechados.

Coleta e armazenamento de vermicomposto

Após as minhocas terem processado completamente o solo, elas devem ser removidas do substrato e o vermicomposto coletado para uso e armazenamento posteriores. Antes desse procedimento, as minhocas não devem ser alimentadas por alguns dias. Após esse período, uma pequena quantidade de alimento deve ser adicionada a uma área delimitada. Dessa forma, as minhocas podem se concentrar em um único local. A camada de alimento deve ter de 3 a 5 cm de espessura. Após 2 a 3 dias, a camada contendo as minhocas deve ser removida. Esse processo é repetido três vezes, uma vez por semana, para garantir que nenhuma minhoca seja esquecida.

Leia também

Como se livrar de toupeiras no seu jardim: os melhores métodos caseiros

Jardineiros experientes compartilham os melhores métodos caseiros para se livrar de toupeiras em seus jardins. Em…

O vermicomposto apresenta-se como uma massa preta e maleável. Deve ser recolhido com uma pá, seco, peneirado e embalado. O húmus deve ser armazenado a temperaturas entre -20 °C e +30 °C. Sua validade é de dois anos. O vermicomposto de alta qualidade tem consistência uniforme, cor marrom escura e é completamente inodoro.

Importante!

Para garantir o bem-estar das minhocas, o vermicomposto deve ser removido da caixa a cada 12 meses.

A criação de minhocas é um processo interessante e educativo, e o uso dos produtos que elas produzem garante a fertilidade do solo e uma colheita abundante todos os anos.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates