Fittonia: cuidados em casa, floração

Flores

A fittônia (foto no artigo) é uma planta de interior que agrada aos amantes da beleza sutil, discreta, modesta e refinada. Seu cultivo relativamente fácil é uma grande vantagem. Embora a planta raramente floresça, e os híbridos selecionados geralmente não produzam botões, esses não são os principais atrativos dessa planta exótica. Os cultivadores são atraídos por suas folhas decorativas de tonalidades variadas, adornadas com um intrincado padrão de manchas e linhas.

Tipos e variedades de fitônia

A família Acanthaceae, nativa dos trópicos da América do Sul, possui apenas algumas espécies:

  1. Fittonia verschaffeltii. As folhas são alongadas, ovais e cobertas por pelos macios. Veias carmesim, rosa e vermelho-violeta formam um padrão intrincado. Os brotos podem mudar de cor, variando de prateado a verde-oliva. A planta atinge 10 cm de altura.
  2. Fittonia argentiferata. Nas grandes placas ovais de cor esmeralda, com a parte traseira ligeiramente curvada, destaca-se claramente um padrão branco-prateado brilhante.
  3. Gigantesco. Único membro da família com caule ereto que atinge até 60 cm de altura. As folhas brilhantes têm 15 cm de comprimento e 10 cm de largura. Um padrão fantástico de listras, manchas e linhas escarlates intensas é claramente definido. Os brotos são vermelhos com um tom lilás. Raramente é cultivada em ambientes internos, pois até mesmo floristas experientes têm dificuldade em criar o microclima ideal para a flor.
Observe!
Todas as espécies de Fittonia, com exceção da gigante, são caracterizadas por caules rastejantes e pubescentes. Em ambientes internos, florescem no verão, mas muito raramente. Os botões são pequenos, amarelo-claros, agrupados em panículas ou espigas, e não possuem perfume.

Os criadores desenvolveram um número suficiente de variedades que podem ser cultivadas em casa (foto abaixo):

  1. Esqueleto. Caracteriza-se por pequenas placas ovais de cor verde-oliva fosca, que chegam a medir 3 cm de comprimento. Toda a superfície é pontilhada por uma rica malha escarlate, criando a ilusão de brilho.
  2. Frankie. Placas alongadas de cor coral ou rosa suave são emolduradas ao longo do perímetro por uma borda de cor verde escura.
  3. Josan. Folhas escarlates com uma rica borda esmeralda e "traços" por toda a superfície.
  4. Pearcei. Pratos de veludo com uma trama de veios rosa e carmesim.
  5. Mosaico Kings Cross. As folhas onduladas com pontas agudas são quase inteiramente brancas, criando a ilusão de espuma do mar. Os únicos indícios de sua origem vegetal são uma fina borda esmeralda e uma dispersão de "salpicos" por toda a superfície.
  6. Veia branca. Distingue-se pela sua tonalidade verde "fresca" na folhagem e pelas veias brancas como a neve.
  7. Fortíssimo. Os pratos são ovais, quase redondos, com uma rede brilhante de listras rosa-escuras.
  8. Vermelho. O padrão vermelho cobre toda a superfície da folha, dominando a cor sobre o verde brilhante das placas.
  9. Ana Branca. Uma rede de veios prateados como pérola é emoldurada por uma borda esmeralda.
Para referência!
A mistura de Fittonia (foto abaixo) está disponível em lojas especializadas. Sua folhagem variegada, com suas variadas tonalidades, formas e padrões, levanta a questão de se os cuidados com ela em ambientes internos são diferentes.

Na verdade, esta não é uma variedade exclusiva da planta, criada especificamente para esse fim, mas sim um conjunto de várias cultivares perenes vibrantes e contrastantes plantadas em um único vaso. Portanto, os princípios de cuidado são idênticos aos das variedades "monoflorais".

Fittonia – cuidados domiciliares

Botânicos trabalharam arduamente para adaptar esta planta tropical exótica à vida em ambientes internos. Mas não é uma flor que você possa esquecer por muito tempo. É importante seguir as orientações básicas de cuidado e criar o microclima adequado:

  1. A localização ideal é perto de janelas voltadas para oeste e leste. A fittônia prefere luz intensa, porém difusa. Se plantada em uma superfície voltada para o sul, providencie sombra e proteção contra os raios UV diretos. No inverno, é necessária iluminação artificial (de 2 a 4 horas por dia).
  2. Temperatura confortável entre 20°C e 25°C.Quando as temperaturas caem para 17°C, a planta geralmente perde as folhas. Em temperaturas mais altas, é necessário borrifá-la com mais frequência. É extremamente importante protegê-la de correntes de ar e das variações diárias de temperatura. Não é recomendável colocá-la em varandas ou terraços, mesmo no verão.
  3. A água para irrigação deve ser macia, decantada e fluida. A temperatura ideal é de 3°C a 5°C acima da temperatura ambiente. Evite deixar o solo no vaso secar completamente ou ficar encharcado. Isso pode fazer com que a planta perca folhas ou morra. É importante monitorar a condição do substrato; assim que a camada superficial secar, umedeça-a. Ajuste a frequência da rega de acordo com a estação do ano e a temperatura ambiente. No inverno, regue com menos frequência. Esvazie o excesso de água do prato após meia hora.
  4. Para um desenvolvimento confortável, a Tropicana requer alta umidade do ar e pulverização sistemática duas vezes ao dia. Recomenda-se colocar um recipiente com água, um umidificador, um aquário ou uma fonte nas imediações da planta exótica.
  5. Qualquer fertilizante mineral líquido para plantas de interior é adequado como fertilizante. No entanto, a sua concentração deve ser reduzida para metade. A frequência de enriquecimento do solo com componentes benéficos é de duas em duas semanas durante a estação quente; no inverno, este procedimento pode ser omitido ou aplicado no máximo uma vez a cada 30 dias.
  6. Um ponto importante de qualidade cuidados domiciliares atrás da planta mista de fittonia (foto no artigo) ou de qualquer outra variedade plantada separadamente, está poda e pinçamento regularesA poda é um procedimento concebido para manter a aparência ornamental da flor. Este procedimento é realizado no final de março, a cada 3-4 anos. Para estimular a ramificação, as pontas dos brotos jovens são removidas, deixando apenas algumas folhas nos brotos mais velhos. Para minimizar o estresse, a poda é feita em 2-3 etapas. Não é recomendável deixar a planta completamente sem folhas, pois isso causará sua morte.
  7. A fittônia floresce no verão.Os botões são pequenos, discretos e sem valor. Muitos floristas recomendam remover as hastes florais que emergem diretamente das folhas para evitar o esgotamento do arbusto.
    O método ideal é considerado como sendo cultivo Plantas de interior em florários ou recipientes de vidro criam um microclima que satisfaz todas as necessidades da planta exótica.
Importante!
Iluminação insuficiente ou excessiva reduz o aspecto decorativo das folhas e faz com que os brotos se estiquem. Isso é sinal de que está na hora de encontrar um local diferente.

Replantando Fittonia em Casa

Após adquirir uma pequena planta ornamental, é necessário deixá-la em quarentena por alguns dias para que se aclimate. Em seguida, o replantio é obrigatório.

Para a planta tropical rasteira, escolhe-se um vaso baixo e largo. Um vaso para bonsai também é adequado.

Você pode comprar a mistura de solo em uma floricultura ou prepará-la você mesmo:

  1. Substrato pronto para violetas ou gerânios.
  2. Solo conífero e turfoso, areia, turfa, que são utilizados na proporção de 2:2:1:1.
  3. Quantidades iguais de húmus, areia, turfa ou 1 parte dos componentes especificados e 3 partes de solo foliar.
Importante!
Para manter um nível de umidade consistentemente alto, adicionam-se ao solo esfagno, vermiculita e bolas de hidrogel.

O procedimento de transplante envolve o uso do método de transbordo. É realizado em várias etapas:

  1. Despeje água fervente sobre a panela preparada para desinfetá-la.
  2. Forre o fundo com uma camada de drenagem (aproximadamente até ¼ da altura), previamente assada no forno. Pedras, tijolos quebrados ou argila expandida são adequados.
  3. Adicione o substrato, que foi previamente imerso em água fervente para desinfecção.
  4. Retire cuidadosamente a planta do vaso original. Sacuda levemente o excesso de terra, tomando cuidado para não expor as raízes. Caso contrário, a planta terá dificuldades e demorará muito para se estabelecer.
  5. Transfira para um novo recipiente. Adicione terra pelas laterais.
  6. Umedeça bem o solo.
  7. Escorra o excesso de líquido da panela.
  8. Coloque em um local quente e iluminado, protegido da luz solar direta.
Observe!
Devido ao seu rápido crescimento, as plantas jovens devem ser replantadas anualmente, enquanto as plantas adultas devem ser replantadas a cada 2-3 anos. Este procedimento é realizado no início da primavera. Se ignorado, as folhas perderão seu apelo decorativo.

Reprodução

A maneira mais fácil de propagar a fittônia é dividindo a planta. Isso geralmente é combinado com um replantio planejado. Usando uma ferramenta afiada e desinfetada, a planta-mãe é cortada em vários pedaços e replantada em vasos individuais. A divisão deve ser feita com extremo cuidado para evitar danos às raízes sensíveis. As áreas cortadas devem ser polvilhadas com carvão vegetal ou carvão ativado.

Outra maneira bastante simples reprodução – estacas. Isso é feito em várias etapas:

  1. Na parte superior, selecione um broto saudável, com 6 a 7 cm de comprimento e 3 a 5 folhas.
  2. Corte com uma faca bem afiada. Polvilhe as pontas de corte na planta-mãe com carvão vegetal ou carvão ativado.
  3. Plante a muda resultante em uma mistura de areia úmida, turfa e musgo.
  4. Cubra com filme plástico ou vidro para criar condições de estufa. Mantenha uma temperatura constante de 26°C.
  5. Retire a tampa e pulverize regularmente.
  6. Assim que as raízes aparecerem (isso pode levar de 1 a 3 meses), transplante para um vaso adequado.
Para referência!
A estaca também pode ser enraizada em água, mas a profundidade da água no recipiente não deve ultrapassar 1 cm. Isso é necessário para garantir a oxigenação adequada do líquido. O procedimento é idêntico.

Um método de propagação mais suave usando alporquia:

  1. Selecione um broto jovem e forte.
  2. Remova os 2 ou 3 pares de folhas superiores.
  3. Dobre-a até o chão e enterre-a sem cortá-la da planta-mãe.
  4. Após o enraizamento, separe e replante como uma planta independente.

Doenças e pragas da fittônia

Muitos problemas podem surgir ao cuidar de uma flor. A principal causa são as condições de cultivo inadequadas:

  1. podridão radicularCausa crescimento e desenvolvimento atrofiados, as raízes escurecem e amolecem, e exalam um odor desagradável. As folhas mudam de cor, murcham e caem. É difícil de tratar. No estágio inicial de desenvolvimento, remova as partes afetadas, trate com fungicidas e replante.
  2. Afinamento das placas, uma diminuição na nitidez e definição do padrão das folhas. A causa é a falta de luz ou nutrientes.
  3. Observando. Pode surgir devido à exposição direta à luz solar ou ao excesso de umidade no solo.
  4. Se uma flor perdendo folhasO que significa que não tem luz suficiente, umidade ou simplesmente está frio.
    As baixas temperaturas podem causar o apodrecimento dos caules.
  5. Folhas amarelas e enroladas, surgem devido ao ar seco e à rega insuficiente.
  6. Reduzir o tamanho dos pratosUm aumento na distância entre eles indica falta de luz.
Importante!
Para resolver os problemas subjacentes, é necessário ajustar as condições de cultivo. Caso contrário, a condição da planta irá piorar e ela poderá morrer.

Cuidar de uma fittônia em casa exige inspeção regular. Essa planta exótica não é suscetível a pragas específicas. Ela pode ser atacada por parasitas onívoros.

  1. Cochonilha. Alimenta-se da seiva das plantas. Como resultado, os brotos jovens secam, o crescimento cessa, as folhas e os caules amarelam e, eventualmente, caem. Se a condição da planta tropical piorar, o processo acabará por levá-la à morte. Ao descobrir placas cinza-amarronzadas e um líquido pegajoso na parte inferior das folhas, trate bem a planta com uma solução de água e sabão e envolva-a em filme plástico por meia hora. Enxágue com água morna. Para erradicar completamente as pragas, aplique inseticidas três vezes, a cada 7 a 10 dias.
  2. Trips. As folhas ficam descoloridas e apresentam perfurações. Manchas marrons ou avermelhadas aparecem na parte inferior das folhas. As áreas danificadas ficam prateadas e as folhas morrem. A planta afetada deve ser isolada das outras plantas da casa, lavada abundantemente em água corrente morna e replantada em um vaso com solo desinfetado. Trate todas as plantas existentes, incluindo a fittonia, com inseticida de 2 a 3 vezes a cada 10 dias. Por segurança, coloque armadilhas adesivas ao redor de cada planta da janela.
  3. Ácaro-aranha. Aparecem inúmeras manchas claras e finos "filamentos" esbranquiçados. As folhas ficam descoloridas e se enrolam formando tubos. A planta seca muito rapidamente. Acaricidas são usados ​​contra as pragas. Entre as opções mais suaves, infusão de alho ou cebola, álcool e solução de sabão são eficazes.
  4. Cochonilha. A presença da praga pode ser identificada por pequenos caroços esbranquiçados e uma camada pegajosa. Infestações leves são relativamente fáceis de tratar. Basta limpar a planta com uma solução de água e sabão e pulverizar com uma solução de tabaco três vezes, a cada 10 dias. Em estágios mais avançados, recomenda-se o tratamento com inseticida.

Para quem se depara com essa beleza exótica pela primeira vez, o processo de cuidado pode parecer um tanto trabalhoso. Na verdade, como outras plantas de interior, ela simplesmente requer um microclima confortável e orientações básicas de cuidado. Em troca, a fittonia se tornará uma peça de decoração para um verdadeiro apreciador da estética, encantando os olhos com suas flores incrivelmente diversas e coloridas.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates