Entre as plantas da família Solanaceae, a fisális é uma das mais incomuns e exóticas. Muitos jardineiros sequer sabem se a fisális é comestível, considerando-a puramente ornamental. Entretanto, muitas variedades comestíveis foram desenvolvidas, cujos frutos são utilizados para a produção de conservas, geleias e marinadas.
Variedade de espécies de Physalis
Na natureza, a planta cresce no continente americano. As tribos asteca e inca conheciam os benefícios dos frutos da planta, utilizando-os como alimento e para tratar certas doenças. Cerca de 15 a 20 variedades são cultivadas em jardins russos, incluindo variedades comestíveis, embora o número de espécies naturais ultrapasse uma centena. Os frutos são redondos, formados em "cápsulas" (flores) de cor laranja brilhante ou amarelada.

As seguintes variedades são interessantes para consumo in natura e para o preparo de diversas conservas: fisális:
- Hortaliça. Caracteriza-se pela resistência ao frio, alta produtividade e maturação precoce. Este grupo é composto principalmente por plantas anuais que produzem frutos relativamente grandes (peso de 50 a 120 g). Um arbusto produz até 150 a 200 bagas. O sabor é agridoce, com um caráter distintivo. A fisális é utilizada principalmente para conservas. Possui uma vida útil de até 3 a 4 meses e é adequada para transporte.
- Frutas vermelhas. Plantas que apreciam o calor e amadurecem tardiamente, produzem frutos com peso de até 7-9 g (média de 2-4 g). Existem variedades anuais e perenes. Os frutos são doces, ricos em açúcares e têm um aroma vibrante. A produtividade é menor do que a de variedades hortícolas, atingindo 0,8-1 kg por metro quadrado. São consumidos frescos, usados para fazer geleias, compotas, pastilhas e secos. Algumas variedades são adequadas para armazenamento prolongado (até seis meses), enquanto outras são melhores consumidas logo após a colheita.
Você também pode se interessar por:Um grupo de espécies tropicais da planta é considerado comestível, mas devido ao longo tempo de maturação, esse tipo de fisális não é cultivado em condições russas.
Variedades comestíveis de fisális
Nos últimos 10 a 15 anos, foram desenvolvidas muitas cultivares dessa cultura. Os melhoristas buscaram produzir plantas com frutos doces, resistência à geada e maturação precoce.
Variedades:
- A variedade Confectioner é bastante conhecida e foi desenvolvida na URSS. As plantas, de crescimento determinado, atingem até 60 cm de altura e possuem folhas alongadas de cor verde-clara. Os frutos são redondos e ficam amarelos quando completamente maduros. O sabor é agradável e o teor de pectina é elevado. Esta variedade é considerada um vegetal e recomendada para processamento.
- A variedade Early Korolek irá te encantar com uma excelente produção (4-5 kg de frutos por arbusto) e um sabor agradável e delicado. A colheita amadurece em aproximadamente 90-100 dias. É utilizada para fazer geleias, caviar de legumes e frutas cristalizadas. Segundo relatos, os frutos amarelos e suculentos são ótimos para picles e marinadas.
- A ameixa-da-jamaica é uma variedade de hortaliça que se conserva bem e é adequada para processamento. Suas características distintivas são os frutos roxo-escuros, que lembram ameixas suculentas e redondas. O sabor é agradável e o aroma, intenso. Para uma boa colheita, o ideal é plantá-la em local ensolarado.
- A variedade Moskovsky ranniy (Moscou Precoce) é de porte baixo e semi-reclinado, com folhas alongadas e ovais. Floresce em tons de amarelo e produz bagas redondas com peso entre 50 e 80 g, de cor âmbar quando totalmente maduras. É possível colher até 4-5 kg por metro quadrado. O sabor é doce e agradável.
- Surprise é uma variedade de frutos silvestres de maturação precoce. Produz frutos amarelo-brilhantes com polpa suculenta e perfumada. Os arbustos são baixos, com ramos bastante pubescentes e folhagem densa. As flores são amarelas, com uma mancha escura na base. Os frutos de Surprise frequentemente caem verdes, por isso são colhidos e deixados amadurecer completamente.
Você também pode se interessar por:- A campânula é uma variedade de baga com frutos doces de cor laranja. As plantas são vigorosas, crescendo até 1-1,2 metros de altura, e em parte rastejando pelo chão. O tempo de maturação é de 100 a 120 dias, mas o tempo exato é determinado pelas condições climáticas. É consumida fresca e para diversos tipos de conservas.
- A Sugar Raisin é uma variedade precoce de fisális, caracterizada pelo seu alto teor de açúcar. É saborosa, suculenta e adequada tanto para consumo in natura quanto para processamento. Os arbustos crescem até 60 cm, com uma produção média.
- Columbus é uma variedade de fruta vermelha peruana. Amadurece tardiamente (150-160 dias) e atinge uma altura considerável. Os frutos são amarelos, suculentos e doces. A polpa da fruta Columbus é conhecida pelo seu alto teor de ferro. Seu sabor lembra vagamente morangos e kiwis.
- O "Kudesnik" (Dente de Feiticeiro) é uma espécie de baga peruana. É uma planta muito vigorosa e alta (até 1,8-2 metros) com entrenós curtos. Não necessita de polinização e produz frutos perfumados, de cor amarelo-acastanhada. A polpa é suculenta, com um sabor agradavelmente doce. Segundo relatos de quem já cultivou essa variedade, a polpa lembra o sabor e o aroma do morango e do abacaxi. Os frutos do "Kudesnik" são utilizados em diversos tipos de conservas e também como sobremesas frescas.
Quase tudo variedades de fisális comestíveis São ideais para frutas cristalizadas, secagem e conservação. Algumas variedades com alto teor de pectina são muito procuradas na indústria de confeitaria. Ao plantar esta planta incomum, você pode colher uma excelente safra de frutos saborosos e saudáveis. Além disso, a fisális é uma linda planta ornamental para jardins, florescendo até a chegada das geadas.

É possível comer fisális: características na escolha das variedades