Como plantar avelãs no outono: como plantar e cuidar adequadamente de uma muda de avelã.

Avelã

Plantar avelãs no outono em seu próprio jardim é possível sem nenhuma condição especial. Tudo o que é preciso é vontade e trabalho árduo. Avelã É chamada de rainha das nozes por ser a mais nutritiva e benéfica. Medicamentos feitos a partir dela são usados ​​em dermatologia, cosmetologia, nefrologia e gastroenterologia.

Descrição da avelã

 

A avelã, também conhecida como filbert ou corylus, é uma planta perene do gênero Hazel. Existem variedades silvestres, mais comuns no sul — na Crimeia e no Cáucaso. Elas se caracterizam por frutos menores, o que dificulta a colheita. Seu sabor é inferior ao das variedades cultivadas e a produção é baixa.

Trata-se de uma planta arbórea, que cresce de 2 a 5 metros de altura. Possui copa arredondada, casca lisa e delicada e frutos em formato de cone. As folhas da aveleira lembram um peixe — uma brema, daí o nome.

Durante a floração, surgem botões alongados nos ramos, com uma ponta dupla em forma de penugem roxa. De cor carmesim, são assim que se apresentam as inflorescências femininas. As masculinas assemelham-se a amentos de bétula. Os frutos aparecem no sexto ano.

As avelãs têm um sabor vibrante e são um alimento muito calórico. Contêm muitas substâncias benéficas. Uma avelã contém 73% de óleos, 20% de proteínas, aproximadamente 5% de açúcares e 3% de fibras.

Observação!
As avelãs são ricas em vitaminas A, E, D, C e PP, além de caroteno, biotina e macro e micronutrientes. As folhas contêm óleos essenciais, o glicosídeo miricitrosil, taninos e ácido ascórbico.

Onde plantar

 

As avelãs devem ser plantadas em locais ensolarados. A luz é um fator importante na escolha do local para o plantio de avelãs.

Quando o lado norte está bloqueado por árvores ou muros de edifícios, protegendo assim as plantas do vento, isso é excelente. O arbusto tolera bem as baixas temperaturas. No entanto, é melhor não plantar avelãs em tais locais.

Culturas próximas com folhagem densa devem ser plantadas a 5 metros da aveleira. Isso aumentará a produção.

Qualquer tipo de solo é adequado — chernozem, solo pardo, solo podzólico. As avelãs também prosperam em solos turfosos, de várzea, gleissômicos, gleissômicos e podzólicos. O pH deve estar entre 5 e 7, ou seja, neutro ou ligeiramente ácido. A planta precisa de umidade adequada, mas não deve crescer em solos pantanosos ou perto de lençóis freáticos elevados.

Quando e onde plantar um arbusto

A melhor época para plantar avelãs é no outono. O plantio deve ser feito de 2 a 3 semanas antes da chegada das primeiras geadas. Isso dará tempo suficiente para que as mudas desenvolvam seu sistema radicular até o início de dezembro.

Regras de plantio

Para uma boa polinização, o ideal é plantar vários arbustos de avelã ao mesmo tempo. A distância ideal entre eles é de 6 metros, para que não fiquem muito próximos uns dos outros.

Etapas do trabalho:

  • arar ou cavar a terra;
  • Faça buracos com 1 m de largura, 1 m de altura e 1 m de comprimento;
  • Encha-os até a metade com húmus ou estrume;
  • Despeje 10 litros de água em cada buraco;
  • Cubra a muda com terra de forma que a raiz principal fique 3 cm para fora dela;
  • Água - 20 litros por aveleira.

Seleção de material de plantio

O material para plantio pode ser adquirido em lojas, feiras ou preparado pelo jardineiro. Existem algumas regras, dicas e recomendações para o preparo do solo para o plantio:

  1. Sementes. Germine-as em pequenos recipientes em um parapeito de janela. Mantenha-as em um local fresco e escuro — geladeira ou adega — por vários meses. Faça buracos de 5 cm de profundidade no solo.
  2. Estacas de raiz. Retire-as de uma planta com três anos de idade, da extremidade do arbusto principal. Antes de transplantá-las para o local definitivo, as estacas devem ser cultivadas em canteiro ou estufa por 1 a 2 anos. Este método preserva absolutamente todas as características varietais da planta.
  3. Divisão. Os ramos com sistemas radiculares de até 15 cm de comprimento são separados de um arbusto maduro. Este método é adequado para o desbaste de aveleiras.
  4. Estacas jovens. Retire uma árvore de dois anos, assim que os brotos começarem a desenvolver a textura lenhosa. Plante-as em uma mistura de turfa e areia na proporção de 1:1. Regue também a folhagem.
  5. Mudas. Para cultivar avelãs, você precisa de uma muda sem folhas com um sistema radicular bem formado, de 45 a 50 cm de comprimento. O sistema radicular possui dois pares de brotos, cada um com 1,5 cm de diâmetro e 1 a 2 cm de comprimento. As avelãs são semeadas em fileiras ou como arbustos individuais.

Cuidados com avelãs

Quando a aveleira ainda não se espalhou pelo jardim, o espaço embaixo dela pode ser usado para cultivar cereais ou hortaliças anuais. Remova as ervas daninhas, afofe a terra, mas não muito profundamente para evitar danificar o rizoma da aveleira, e regue regularmente — uma vez por mês.

Importante!
Os ramos são podados periodicamente – nos primeiros anos, deixam-se de 5 a 10 dos brotos maiores e mais saudáveis. O ideal é que fiquem bem espaçados. Em um arbusto adulto, removem-se de 2 a 3 ramos a cada estação para rejuvenescer a planta.

Como fertilizar e adubar

A cobertura morta com aparas de madeira, agulhas de pinheiro e folhas caídas é feita todos os outonos, inclusive no primeiro ano. Durante o período inicial, a muda, que gosta de sol, também recebe sombreamento artificial. Após uma semana, regue novamente. O ideal é fazer isso em porções. Esvazie o balde com água nova assim que a planta absorver a água. Isso evitará o apodrecimento.

Planta jovem Primavera Outono
Sulfato de potássio 60 g Nitrato de amônio 25 g por metro quadrado Fertilizantes que contêm potássio e fósforo.
Superfosfato duplo 150 g
Húmus 10 l
Esterco 10 l

Um buraco fertilizado com estrume e fertilizante nutre a planta e promove seu crescimento por vários anos. A fertilização não é mais necessária por quatro anos.

Controle de pragas

Frutos com vermes e folhas afetadas devem ser recolhidos e descartados. Como medida preventiva, limpe a casca, afofe o solo para oxigená-lo e recolha folhas e detritos da área.

Pragas às quais as avelãs são suscetíveis:

  1. O besouro-da-noz é um besouro com um longo chifre. Ele mede de 0,7 a 1 cm e é marrom-claro. Hiberna no solo. Deposita seus ovos nas nozes, onde a larva se desenvolve.
  2. Os pulgões são pequenos besouros, com cerca de 2 mm de comprimento, que se alimentam de folhas.
  3. O besouro-da-nogueira é um besouro preto com abdômen alongado, pernas amarelas e antenas longas. Ele se alimenta de folhas.
  4. O ácaro da gema da groselha é um inseto vermiforme com um abdômen de 0,5 cm. Além da avelã, ele também habita groselhas e groselhas-espinhosas. Vive e se desenvolve nas gemas dessas culturas.
Observação!
Ao encontrar qualquer um dos insetos listados acima, estenda uma lona plástica sob o arbusto e sacuda-os para removê-los. Revolva a terra novamente. Aplique produtos químicos eficazes contra os adultos e suas larvas, como malationa, calda bordalesa, metilmercaptofós, neonicotinoides e fosfamida.

Este arbusto não deve ser ignorado. Cuidados regulares e dedicação recompensam o jardineiro com uma bela planta, de copa exuberante e avelãs deliciosas. As avelãs são fáceis de cultivar e não exigem fertilização constante. Comprar mudas é acessível a todos. Além disso, existem diversas variedades que podem ser cultivadas em ambientes internos. Com um cultivo cuidadoso, as avelãs prosperarão no jardim por muitos anos.

Como plantar avelãs no outono
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates