Dálias perenes: plantio e cuidados em campo aberto.

Dália

Muitos jardineiros consideram as dálias perenes plantas caprichosas e raramente as plantam em canteiros. No entanto, essa crença é equivocada. Quaisquer dificuldades no cultivo valerão a pena com flores duradouras e cores vibrantes.

As dálias perenes apresentam flores vibrantes que alegram qualquer canteiro. Este grupo é muito comum, com quase mil variedades diferentes. Muitos jardineiros apreciam cultivar essas plantas e desfrutar de um canteiro florido e colorido.

Características das dálias perenes

As plantas encantam com seu longo período de floração. O sistema radicular é tuberoso. Os caules podem variar em altura, de 30 a 120 cm dependendo da variedade escolhida.

As folhas da dália são verde-escuras. As inflorescências são particularmente cativantes, apresentando uma variedade de formas e cores. As flores podem ser minúsculas, não ultrapassando 10 cm de diâmetro. As maiores chegam a atingir 25 cm.

As dálias florescem por um longo período, começando no final do verão e continuando até a primeira geada.

De que gostam as dálias?

Para cultivar dálias perenes, é preciso saber de antemão o que elas preferem:

  1. Calor. As flores precisam de um clima quente. Até mesmo a menor geada pode matá-las.
  2. Luz. Se a luz for insuficiente, os caules ficarão alongados e as flores ficarão pálidas.
  3. Solo fértil. As flores podem crescer em qualquer tipo de solo. No entanto, elas só irão te encantar com flores exuberantes em solos leves, argilosos ou bem fertilizados.
  4. Ventilação. Ao plantar flores, é importante escolher o local com cuidado. Os arbustos não devem ser plantados muito próximos uns dos outros.
  5. É importante proteger as flores das correntes de ar.
  6. Rega. As plantas devem ser regadas de forma rápida e moderada.

O que as dálias não gostam

Embora as flores sejam fáceis de cultivar, existem algumas coisas que elas não apreciam. Vale a pena familiarizar-se com elas antecipadamente:

  1. Condições de inverno. Se as regras básicas não forem seguidas durante o período de inverno, as plantas morrerão.
  2. Se a luz for insuficiente, os arbustos não conseguirão se desenvolver.
  3. Regar o solo em excesso. A rega deve ser moderada. Caso contrário, as raízes começarão a apodrecer, resultando na morte da planta.
  4. Não se deve adicionar esterco fresco ao solo.
  5. Evite plantar em áreas com ventos frequentes.
  6. Os arbustos devem ser amarrados.

Propagação de dálias

Antes de plantar e cuidar de dálias perenes, é importante aprender sobre os métodos de propagação. Existem diversas opções, cada uma com suas características únicas e que merecem atenção:

  • propagação por sementesÉ mais frequentemente utilizada no melhoramento genético. O ideal é começar a semeadura em março. Primeiro, prepare os recipientes com terra. Uma mistura de areia e turfa é a melhor opção. Assim que as mudas emergirem, elas precisam ser transplantadas para vasos maiores;
  • propagação por estacasEste método é considerado o mais comum. A partir de janeiro, os tubérculos precisam brotar. Primeiro, prepare caixas cheias de serragem.
    Quando os brotos atingirem 7 cm de tamanho, devem ser aparados com uma faca. As mudas devem ser plantadas em solo e cobertas com filme plástico. Recomenda-se o uso de vasos de plástico para o cultivo.
  • Propagação por divisão de tubérculos. Primeiro, os tubérculos precisam brotar. Cave uma vala no jardim, coloque os tubérculos dentro, cubra com terra e, em seguida, com filme plástico. Os brotos aparecerão em apenas 20 dias. Depois disso, o filme plástico pode ser removido. No entanto, não remova a cobertura à noite.

Assim que os primeiros brotos aparecerem, você pode começar a dividir os tubérculos. Eles devem ser cortados da seguinte forma: cada pedaço deve ter duas gemas. Cada pedaço deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio.

Na verdade, se você dividir os tubérculos corretamente, poderá obter até 10 partes de uma única planta.

Seleção de mudas

Antes de plantar dálias perenes no seu jardim, preste muita atenção às mudas. Escolha apenas mudas de alta qualidade. Os tubérculos devem ser firmes, saudáveis ​​e sem defeitos visíveis.

Antes do plantio, as sementes precisam ser preparadas. Isso deve começar em maio. As raízes secas devem ser removidas dos tubérculos. Em seguida, prepare um substrato nutritivo e plante os tubérculos nele.

Selecionando um local

As dálias não têm exigências específicas quanto ao solo. No entanto, preferem crescer em áreas ensolaradas. Solos encharcados são absolutamente inadequados, pois os tubérculos apodrecerão.

Preparo do solo

Antes de plantar, é necessário preparar o solo. Para isso, revolva a terra e adicione composto orgânico e cinzas de madeira.

Plantar plantas no solo

  1. Certifique-se de adicionar composto, cal e cinzas ao solo. O buraco não deve ser mais profundo que a lâmina de uma pá.
  2. Coloque os tubérculos no fundo e cubra com terra. Por fim, regue e cubra com cobertura morta.
Observe que a cobertura morta facilita o cuidado com as plantas. A necessidade de capinar e usar sachador será muito menor. Além disso, as flores ficarão protegidas de pragas como lesmas.

Cuidando das dálias

Uma vez que as plantas estejam no solo, você pode esquecer as principais dificuldades. No entanto, isso não significa que as dálias não precisem de cuidados. Seguindo regras simples, você pode criar um canteiro de flores deslumbrante.

Os cuidados com uma dália perene são os seguintes:

  1. Rega. Esta deve ser feita em tempo oportuno. Evite deixar água parada ao redor dos tubérculos, pois isso levará ao apodrecimento das raízes. A rega deve ser feita corretamente. Evite molhar as folhas, pois isso pode causar apodrecimento. A rega deve ser feita no início da manhã ou no final da tarde.
  2. Fertilização. Evite o uso excessivo de fertilizantes nitrogenados. Isso pode resultar em floração deficiente e tubérculos enfraquecidos. As dálias requerem fertilização regular.
  3. O primeiro tratamento é realizado 10 dias após o plantio das flores em campo aberto. Devem ser utilizados fertilizantes nitrogenados.
As dálias devem ser fertilizadas a cada duas semanas a partir de agora. Podem ser utilizados fertilizantes minerais, alternando-os com fertilizantes orgânicos. Fertilizantes nitrogenados não devem ser utilizados durante a segunda quinzena de agosto.

No outono, serão necessários vários fertilizantes à base de fósforo e potássio. As flores respondem bem às cinzas de madeira. Basta espalhá-las entre os arbustos.

Toda a adubação deve ser feita após a rega. Caso contrário, os tubérculos podem apodrecer.
  • Capina

Caso surjam ervas daninhas, elas devem ser removidas imediatamente. A melhor maneira de removê-las é manualmente. Se você fizer a cobertura morta no solo após o plantio das flores, esse procedimento raramente será necessário.

  • Beliscando e beliscando

Este procedimento só deve ser realizado em plantas altas. Isso resultará em flores exuberantes e também iniciará o processo de floração muito mais cedo.

  • Formação de arbustos

Assim que uma flor murchar, deve ser removida imediatamente. Caso contrário, os botões secos irão retardar o crescimento das outras. Para garantir uma floração exuberante, apenas três botões devem ser deixados em cada arbusto.

Após o plantio, é importante identificar os brotos principais. Para isso, selecione dois exemplares grandes e remova os demais. Isso evitará o adensamento.

Variedades de dálias

As dálias perenes apresentam uma grande variedade de cultivares. Existem variedades mais simples que são cultivadas em todo o mundo. Os jardineiros também gostam de decorar seus canteiros com flores mais exuberantes.

Cada variedade é única e possui suas próprias vantagens:

  • Dálias simples. As plantas atingem uma altura de até 60 cm. As flores podem ter até 10 cm de diâmetro. As pétalas são oblongas, com o centro plano. A gama de cores é particularmente interessante. As flores apresentam uma variedade de tons: vermelho, rosa, amarelo e branco.
  • Dálias anêmonas. As plantas podem atingir uma altura de até 90 cm. São cultivadas com frequência ao longo de cercas e perto de casas. As pétalas oblongas se dispõem ao redor de um núcleo central. As flores podem ser de uma única cor ou bicolores.
  • Com colarinho. Plantas altas, que podem atingir até 120 cm de altura. Possuem uma estrutura floral incomum, com pétalas de diversas tonalidades. Muitas variedades deste grupo apresentam pétalas torcidas.
  • Com formato semelhante ao da peônia. As flores podem atingir até 15 cm de diâmetro e as plantas podem chegar a 120 cm de altura. As pétalas grandes e ovais são dispostas em várias fileiras. Os botões são geralmente amarelos.
  • Planta ornamental. Pode atingir até 150 cm de altura. As inflorescências variam em tamanho, de miniaturas a enormes. As pétalas estão dispostas em várias fileiras.
  • Esférica. O arbusto pode atingir uma altura de até 120 cm, com inflorescências de até 15 cm de diâmetro. As próprias flores são ligeiramente achatadas e esféricas. As pétalas, localizadas na fileira inferior, são ligeiramente torcidas.
  • As plantas de pompom são de pequeno porte. O diâmetro da inflorescência não ultrapassa 7 cm. A flor tem formato esférico, com pétalas dispostas em várias fileiras.
  • Cactaceae. O arbusto pode atingir uma altura de até 150 cm, com um diâmetro de inflorescência de aproximadamente 25 cm. As flores agrupam-se em várias fileiras e assemelham-se a espinhos de cacto.
  • Subcactos. Este grupo é ligeiramente diferente do anterior. A única diferença é que as pétalas desta variedade são um pouco mais largas.
  • Misto. Dálias semelhantes a crisântemos e a orquídeas são representantes proeminentes deste grupo.

Preparação e armazenamento de tubérculos

Você pode começar o trabalho a partir do final de setembro. Assim que os caules secarem, os tubérculos da dália perene devem ser cuidadosamente retirados do solo e armazenados em condições adequadas.

O trabalho deve ser realizado em tempo seco. Os caules devem ser cortados a 15 cm do solo. Os arbustos precisam ser escavados ao redor. Um forcado será necessário para remover os tubérculos. Em seguida, eles precisam ser limpos da terra e secos.

Os tubérculos devem ser tratados com uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, precisam ser secos. Os tubérculos devem ser colocados em um ambiente com temperatura de -5 graus Celsius ou na geladeira.

Serragem, areia ou turfa podem ser usadas para armazenamento. Você também pode usar filme plástico. Encha as caixas com um dos ingredientes escolhidos e coloque os tubérculos dentro.

Doenças e pragas

As pragas mais comuns das flores são as seguintes:

  1. Pulgões. Você pode combater essa praga com uma solução de sabão.
  2. Lesmas. Caso apareçam, trate suas plantações com uma solução de celidônia.
  3. As doenças mais perigosas são as seguintes:

Mofo cinzento. O primeiro sinal da doença é o aparecimento de manchas castanhas nas folhas. Isto é geralmente causado pelo excesso de água. Para proteger as culturas, remova as partes danificadas e trate as plantas com fungicidas.

Murchamento. Quando as flores são afetadas, os tubérculos apodrecem. Para combater essa doença, preste muita atenção à rega.

Dálias no paisagismo

Ao aprender o básico sobre o plantio e os cuidados com dálias perenes, você pode criar um canteiro de flores deslumbrante em seu próprio jardim. Essas flores ficam lindas plantadas sozinhas, mas também podem ser combinadas com outras flores.

  1. Dependendo da variedade, os floricultores experientes criam diferentes arranjos florais.
  2. As variedades anãs são usadas para plantio como cobertura de solo. Elas também são encontradas em vasos.
  3. Plantas altas são uma decoração maravilhosa para canteiros de flores; elas são colocadas ao longo de cercas ou perto da casa.
Os plantios de diferentes variedades também têm um aspecto original.

Avaliações

Anastasia, 54 anos:

"Eu costumava ser indiferente às dálias. No entanto, encontrei algumas sementes de flores dobradas. Semeei-as por curiosidade. Imagine a minha surpresa quando floresceram! Decidi guardá-las para o inverno. Agora planto-as todos os anos e admiro suas magníficas flores."

Victor, 43 anos:

"Só recentemente aprendi a replantar dálias perenes. Minha esposa e eu cultivamos flores. Estamos muito felizes por ter plantas tão bonitas e vibrantes em nosso canteiro."

As dálias são extremamente populares e preferidas por muitos jardineiros. Seu cultivo fácil e longo período de floração as tornam um arranjo floral deslumbrante.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates