Agora sabemos os motivos e o que fazer se uma pereira deixar cair seus ovários frutíferos.

Pera

Peras

O ressecamento e a consequente queda dos frutos das pereiras resultam na perda de metade da colheita. A doença atinge seu pico no final da primavera e início do verão. A inspeção regular das pereiras pode detectar o problema precocemente. Caso contrário, em meados do verão, os jardineiros serão obrigados a destruir pelo menos um terço de sua produção. Antes de tomar qualquer providência, os jardineiros devem determinar corretamente a causa da doença.

Por que os ovários da pereira se desprendem?

A pereira está caindo.

Botânicos concluíram que um único fator é extremamente raro. Na maioria dos casos, trata-se de uma combinação de vários fatores. Práticas inadequadas de irrigação encabeçam a lista. Tanto o excesso quanto a falta de água impactam negativamente a saúde das frutas. Jardineiros, que nem sempre podem prever as forças da natureza, decidem, por sua própria conta e risco, regar em excesso ou em falta. Por exemplo, se uma forte chuva ocorrer no dia seguinte a uma rega abundante, os problemas são inevitáveis.

Importante!

O regime ideal de rega para pereiras é de pelo menos cinco vezes por temporada. Cada rega subsequente deve ser feita em intervalos iguais. O jardineiro deve garantir que o solo seja umedecido a uma profundidade de pelo menos 55-60 cm.

A lista de fatores negativos que levam à perda de colheitas continua com os seguintes motivos:

  1. A escolha incorreta do tipo de fertilizante ou a aplicação insuficiente de fertilizante podem ser problemas. Árvores frutíferas, como as pereiras, absorvem nutrientes do solo ativamente. Um jardineiro que não aplica fertilizante no outono e na primavera corre o risco de perder parte da colheita. Uma árvore que não possui os recursos necessários para sustentar todos os frutos começará a perdê-los ativamente.
  2. As intempéries da natureza são outro fator difícil de prever. Chuvas fortes e ventos intensos estão entre os fenômenos naturais mais perigosos. Quanto mais severo o clima, mais difícil é para os ovários das frutas manterem sua posição original. Estatísticas mostram que, após um vento forte, uma pereira apresenta danos consideráveis.
  3. Uma ligação frágil entre o caule e a árvore é uma condição extremamente rara. Os botânicos acreditam que se trata de um defeito genético. Infelizmente, prever a ocorrência desse problema é extremamente difícil. Tudo depende da qualidade da semente utilizada.
  4. Atividade de pragas – a maior ameaça às pereiras é o besouro do caule da fruta, a mosca-serra, o besouro das flores e a cigarrinha.
  5. O congelamento do solo é uma diferença acentuada entre as temperaturas diurnas e noturnas de pelo menos 8 a 10 graus.
  6. O aumento da acidez do solo é o fator menos comum.

Doenças – a lista das patologias mais comuns inclui ferrugem, sarna e doença da roseta.

Importante!

Danos mecânicos à árvore completam a lista de causas da queda de frutos. Jardineiros devem estar cientes de que todo trabalho de jardinagem deve ser realizado apenas com ferramentas especiais. Remover folhas ou quebrar galhos, mesmo que danificados, é proibido.

Restauração da saúde das árvores frutíferas

regando árvores

Medidas rápidas e corretas são essenciais para minimizar as perdas na colheita. Botânicos lembram que nem sempre é possível salvar uma árvore cujos frutos começaram a cair. O primeiro passo é garantir que o solo mantenha seu nível natural de umidade. Para reter a umidade no solo, aplique cobertura morta, que deve ser colocada sobre o solo umedecido. A espessura mínima necessária da cobertura morta é de 10 cm. Outros métodos para prevenir a queda de frutos em pereiras incluem:

  1. Regime de rega: Árvores entre 3 e 5 anos necessitam de 5 a 8 baldes de 10 litros, respectivamente. Árvores com 6 a 9 anos necessitam de 10 a 12 baldes de 10 litros, respectivamente. Antes e depois de cada rega, o jardineiro deve verificar a umidade do solo com uma sonda. O nível mínimo necessário é de 50 cm. Se, após remover a sonda, o solo estiver esfarelando como pó, o jardineiro deve adicionar mais um balde de água.
  2. Mude seu método de fertilização – para reduzir a taxa de queda dos ovários, use uma solução de ureia. Use 2 colheres de sopa da solução para cada 10 litros de água. Pulverize em tempo seco e sem vento. Trate o tronco, as folhas e os galhos. Se o problema se tornar crônico, a seguinte receita ajudará. Encha um balde com ervas daninhas e complete com água. Adicione 10 g de superfosfato e 1 xícara de cinzas à mistura. Mantenha a solução coberta em local escuro por 14 dias. Antes de usar, dilua a solução resultante: dilua 1 litro da mistura em 10 litros de água. Adicione até 4 baldes da solução para cada árvore.

A inspeção regular das plantações reduz a probabilidade de pragas e doenças. Por exemplo, no outono, armadilhas adesivas revestidas com um líquido adocicado são penduradas ao redor de cada árvore. Essa isca simples atrai a maioria dos insetos. Pelo menos uma vez por estação, as plantações são tratadas com os fungicidas "Horus" (10 mg por 10 litros de água) e "Skor" (2,5 mg por 10 litros) para reduzir a probabilidade de patógenos infecciosos, fúngicos e bacterianos. O solo é revolvido pelo menos duas vezes por estação. Se for detectada atividade de moscas-serra ou moscas-das-frutas na área, utilize o seguinte método:

  • 10 g de mostarda;
  • 1 litro de água;
  • Deixar em infusão por 48 horas;
  • variedade;
  • Para cada 200 ml da mistura, dilua-se em 5 litros de água.

Aplique 2,5 litros da solução sob cada árvore. O tratamento dura um mês.

Importante!

A queda de frutos de pereira, causada pelo aumento da acidez do solo, é tratada com farinha de dolomita. Aplique 400 g da substância por metro quadrado. A área de aplicação deve estar a pelo menos 1 m do tronco da árvore.

Medidas preventivas

prevenção de peras

Na maioria dos casos, os métodos usados ​​para tratar árvores danificadas são eficazes na prevenção da queda de frutos. O trabalho do jardineiro é monitorar constantemente a saúde das árvores. É mais fácil detectar e tratar uma doença precocemente do que tentar eliminá-la. As dicas a seguir são puramente preventivas:

  1. Pulverize as plantas com uma solução de calda bordalesa a 3%. O período ideal é o início da primavera. Quatro a seis dias antes da floração, pulverize a pereira novamente com uma solução de calda bordalesa a 1%.
  2. Em regiões com alto risco de infestação por pragas, as pereiras são tratadas com uma solução de enxofre coloidal a 1%. A época ideal é o início da primavera.
  3. Após a colheita, as árvores são tratadas com sulfato de cobre. A mistura é preparada na proporção de 100 g para 10 litros de água. Dois litros da mistura são aplicados sob cada árvore.
  4. Assim que brotos e galhos danificados aparecerem na pereira, eles devem ser removidos imediatamente com ferramentas de jardinagem.

Assim que a formação dos botões começar, a árvore é tratada novamente com uma solução de calda bordalesa a 1%. Os botânicos recomendam o plantio de variedades de pera resistentes à maioria das doenças. A lista de variedades de pera com alta imunidade consistente é a seguinte:

  • "Orvalho de agosto";
  • "Em memória de Yakovlev";
  • "A Feiticeira";
  • "Severianka";
  • Tikhonovka;
  • "Perfumado."
Importante!

Ao escolher uma variedade de pera, os jardineiros levam em consideração as características climáticas da região; caso contrário, não se deve esperar grandes colheitas.

https://youtu.be/Phsr8DBcxoM

A queda de frutos da pera é uma condição causada por diversos fatores, incluindo pragas, erros do jardineiro, condições climáticas adversas, entre outros. Quanto mais cedo os sintomas forem percebidos, menor o risco de perda da safra. Estatísticas mostram que mesmo o tratamento imediato nem sempre produz os resultados desejados, portanto, a prevenção bem planejada é fundamental.

Comentários sobre o artigo: 2
  1. Tatiana

    Preste atenção: em dachas abandonadas, onde ninguém cuida das árvores, elas são saudáveis ​​e produzem uma colheita abundante. Mas no seu próprio jardim, você as trata como se fossem filhos, e as doenças e pragas vencem!

    Responder
    1. Svetlana

      Concordo plenamente!!! Há vários anos que a pereira floresce e perde as suas flores.

      Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates