
Folhas vermelhas em uma pereira no verão indicam um problema. Esse fenômeno pode ser causado por diversos fatores, como variações climáticas, cuidados inadequados ou doenças. Existem muitas maneiras de combater as folhas vermelhas, incluindo remédios caseiros e tratamentos químicos. A escolha do tratamento depende da causa subjacente.
Razões
Para combater com sucesso as folhas vermelhas, é importante que os jardineiros identifiquem a origem do problema. As causas podem variar:
- uma mudança brusca de temperatura, um calor atípico para a região (as folhas não só ficam vermelhas, como também se enrolam);
- Deficiência de fósforo (aparece inicialmente como pequenas manchas que aumentam de tamanho rapidamente);
- Excesso de rega ou proximidade com o lençol freático (as raízes não têm ar suficiente);
- Enraizamento muito profundo (plantio incorreto);
- doenças;
- insetos nocivos;
- Excesso de calcário no solo ou nos fertilizantes;
- Incompatibilidade entre porta-enxerto e enxerto.
É preciso agir assim que a primeira folha vermelha for notada. Quanto mais cedo você começar a combater o problema, maiores serão as chances de salvar a planta e mantê-la saudável.
Sintomas
Dependendo da causa, os sintomas variam. Muito antes do outono, folhas vermelhas podem aparecer na pereira. A superfície pode ficar completamente descolorida ou apresentar manchas. Além disso, a folha perde a forma e começa a enrolar ou secar. Ao notar qualquer um desses sintomas, um jardineiro experiente começa imediatamente a investigar a causa e a tomar medidas para salvar a árvore.
Tratamento
Os métodos para combater as folhas vermelhas variam. Se a planta foi enxertada incorretamente desde o início (o porta-enxerto e o enxerto são incompatíveis), a árvore está condenada. Em outras situações, o tratamento oportuno ou mudanças nos cuidados podem ajudar a salvar a árvore.
Repor a deficiência de fósforo
Se as folhas mudarem de cor de forma irregular, começando de baixo para cima (a partir do pecíolo), a causa mais provável é a deficiência de fósforo. Na próxima primavera, aplique fertilizante mineral e pulverize as árvores com uma solução de fosfato de amônio a cada 15 dias.
O tratamento com ammophos pode ser realizado imediatamente, mesmo após a detecção de pequenas manchas marrons.
Remover o excesso de umidade
Se a água (derretimento, chuva ou solo) se acumula regularmente na área de plantio, é importante criar canais de drenagem. Também é importante monitorar a quantidade de água, garantindo que não haja excesso. Se a árvore for jovem, o ideal é replantá-la em um local mais alto.
Remédios caseiros contra insetos
Os pulgões são frequentemente a causa da vermelhidão. Para combatê-los, utilize o seguinte método:
- Colha 5 talos de celidônia.
- Usando luvas, pique-os (rasgue ou corte).
- Coloque as verduras em 10 litros de água quente.
- Cubra com uma tampa e deixe em local aquecido por 5 dias.
- Dilua 200 ml da infusão em 10 litros de água.
- Pulverize as plantas várias vezes, com um intervalo de 4 a 5 dias entre as aplicações.
Masai ou Omite podem ajudar a combater infestações por carrapatos. Os tratamentos contra esses parasitas são realizados duas vezes por temporada.
Combater doenças
Uma das doenças mais graves das pereiras é o cancro negro. As árvores também são frequentemente suscetíveis a doenças fúngicas. Um sintoma comum são as folhas avermelhadas. Veja como tratar a planta:
- Remova a casca danificada.
- Arranque as folhas vermelhas.
- Corte os galhos doentes.
- Queime todas as partes afetadas.
- Realize o tratamento com medicamentos de acordo com as instruções.
Variedades resistentes
Quanto mais resistente uma pereira for a doenças e pragas, menor a probabilidade de apresentar um sintoma tão desagradável como folhas vermelhas no verão. Variedades "fortes":
- Orvalho de agosto;
- Perfumado;
- Feiticeira;
- Nortista;
- Em memória de Yakovlev;
- Tikhonovka;
- Chizhevsky.
Prevenção
As pereiras devem ser plantadas em locais altos, sem que as raízes sejam enterradas muito profundamente no solo. Para prevenir a deficiência de fósforo e proteger as árvores de doenças, você pode tratá-las com produtos químicos.
- Azofos é um preventivo contra doenças e insetos. Dilua imediatamente antes de usar: 100 ml por balde de água.
- "Skor" – usar antes da floração para evitar danos aos botões de frutos. Diluir 5 ml em 10 litros de água. É necessário um litro de solução por árvore.
- "Delan" – contra pragas, melhor utilizado após a floração. Consumo: 1 kg/ha.
É importante aplicar fertilizante regularmente, mas sem exceder a quantidade recomendada.
Conselho
Jardineiros iniciantes devem optar por variedades resistentes.
Ao comprar uma muda de pereira, certifique-se de que o produtor seja profissional. Se o porta-enxerto e o enxerto forem incompatíveis, a árvore não só produzirá poucos frutos, como também poderá morrer (o primeiro sinal é o avermelhamento das folhas).
É melhor realizar o tratamento preventivo de doenças e pragas do que tratar as plantas posteriormente e lidar com as consequências.
Conclusão
Os danos causados por pragas ou doenças em pereiras geralmente se manifestam como manchas vermelhas nas folhas. Se mesmo uma pequena mancha for detectada, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Outra causa de vermelhidão nas folhas pode ser o plantio ou os cuidados inadequados. Nesse caso, também é necessária ação imediata.

Peculiaridades do cultivo de peras a partir de sementes em casa
Manchas pretas em peras: causas e métodos de tratamento
Como enxertar uma pereira em uma macieira: instruções passo a passo com fotos
Por que uma pereira seca? Métodos de controle e prevenção.