
A invenção de um dispositivo tão útil como a incubadora doméstica simplificou significativamente o processo de criação de aves em casa para os agricultores. Tudo o que é necessário para iniciar uma criação é escolher a incubadora certa, ovos saudáveis e monitorar cuidadosamente a temperatura.
A incubação de ovos de galinha em casa, embora não seja uma tarefa muito difícil, ainda requer preparação significativa e familiarização com as regras antes de colocar o material.
Escolher uma incubadora
Ao escolher um dispositivo para incubação artificial de ovos, deve-se levar em consideração critérios como:
- tamanho e capacidade;
- Controle de temperatura manual ou automático;
- Método de viragem dos ovos: manual ou automático;
- Possibilidade de conectar uma fonte de alimentação de reserva;
- custo do dispositivo.
As incubadoras mais confiáveis são aquelas com processos totalmente automatizados e com energia da bateria disponível imediatamente em caso de queda de energia. Essas unidades são as mais caras, mas oferecem uma taxa de sucesso de 100%, desde que os ovos sejam incubados corretamente.
Preparando ovos
A saúde da prole depende, antes de tudo, de ovos de alta qualidade. Ao selecionar ovos, considere os seguintes parâmetros:
- As galinhas de onde os ovos são retirados, assim como o galo que as acompanha, devem ser saudáveis e fortes.
- Ao colocar os ovos na incubadora, selecione ovos de tamanho médio semelhante: ovos pequenos produzirão filhotes frágeis, enquanto ovos muito grandes terão cascas muito finas, o que também é desfavorável.
- Inspecione cuidadosamente em busca de rachaduras, amassados, dobras ou formatos irregulares.
- Os ovos destinados à incubação devem ser armazenados a uma temperatura de 10-18°C, com a ponta virada para baixo.
- A maior taxa de eclosão é observada em ovos cujo prazo de validade não ultrapassa 5 a 7 dias.
- A cada dia que passa desse período, a probabilidade de obter descendentes diminui.
- A idade ideal para as galinhas produzirem filhotes saudáveis é de 1,5 a 2 anos.
- A alimentação da ave também é importante. Quanto menos ração artificial e aditivos houver na dieta, mais saudáveis serão os filhotes.
- A presença de microfissuras, deslocamentos, manchas e a localização da gema podem ser verificadas usando um dispositivo chamado ovoscópio.
Modos importantes
Temperatura
Antes de colocar os ovos selecionados na incubadora, eles devem ser aquecidos a uma temperatura de +25°C. A incubadora não requer pré-aquecimento. A temperatura mais favorável para a maturação do embrião dentro do ovo é considerada entre 37°C e 40°C. A temperatura máxima na qual o embrião sobreviverá é de +27°C (mínimo) e +43°C (máximo). No entanto, esses limites devem ser respeitados apenas por um curto período de tempo, caso contrário, os filhotes serão subdesenvolvidos.
Umidade
Outro parâmetro importante para uma eclosão bem-sucedida é evitar que o ar na incubadora seque, permitindo que a água evapore de um reservatório especial na parte inferior da unidade. Monitorar esse regime é tão importante quanto monitorar a temperatura. Os níveis ideais de umidade são de 50 a 80%, enquanto os níveis máximos aceitáveis são de 45% e 85%.
Ventilação
A natureza organizou tudo de forma que a temperatura em que a galinha choca seus pintinhos seja regulada naturalmente. Ela sabe instintivamente quando ventilar o ninho e por quanto tempo deixá-lo aberto. Em condições artificiais, o ninho deve ser ventilado a partir do 15º dia, duas vezes ao dia, durante 10 a 15 minutos.
Virando-se
Outro passo muito importante é virar os ovos para garantir um aquecimento uniforme. Em condições naturais, a galinha realiza essa tarefa sozinha.
Em incubadoras domésticas, o método de rotação depende do modelo do aparelho:
- manualmente - cada ovo é virado à mão;
- torneamento mecânico – a ação é realizada em toda a alvenaria de uma só vez, utilizando um dispositivo mecânico especial;
- Automaticamente - em incubadoras modernas e caras, um sensor especial monitora o tempo, realizando a rotação automaticamente.
O melhor momento para virar o ovo é a cada hora. Se isso não for possível, você pode estender o período para 4 a 8 horas, mas certifique-se de fazê-lo em intervalos regulares.
Períodos de incubação
O período de incubação de um pintinho dentro de um ovo é de 21 dias. Em alguns casos, esse período pode ser estendido em 1 a 2 dias, mas se os ovos não eclodirem até o 25º dia, devem ser descartados.
Durante seu amadurecimento, o embrião passa por 4 estágios, que requerem condições especiais.
- Dias 1-7Temperatura: 37,8 a 38 °C. Umidade: 60–70%. Vire os ovos a cada hora. Ao final do período, examine a ninhada com um ovoscópio. Durante a ovoscopia, o germoplasma e o embrião estarão claramente visíveis. Ovos não fertilizados ou danificados devem ser descartados.
- Dias 8-14A temperatura permanece a mesma, mas a umidade é reduzida para 45-50%. A viragem pode ser feita com menos frequência, em intervalos regulares de 4 horas.
- Dias 15 a 18A temperatura e a umidade permanecem as mesmas da etapa anterior, e a frequência de viragem pode ser aumentada para 6 horas. A ventilação torna-se obrigatória durante esse período. Um guincho fino, semelhante ao de um pintinho, pode agora ser ouvido através da casca fina.
- 19 a 21 dias. A temperatura é ligeiramente reduzida para 37,4–37,5 graus e a umidade é aumentada para 70%. A ventilação e a rotação são interrompidas.
Os pintinhos recém-nascidos são deixados até secarem completamente e, em seguida, são todos retirados da incubadora juntos.

O que dar de comer às galinhas poedeiras em casa durante o inverno.
Manutenção, cuidados e criação da raça de galinha Vorwerk
Descrição da raça de galinha Xin Xin Dian
Descrição da raça de galinha Yurlovskaya Golosistaya