Manutenção, cuidados e criação da raça de galinha Vorwerk

Galinhas

A raça de galinha Vorwerk é muito conhecida na Europa Oriental. Essas aves foram desenvolvidas no início do século XX pelo ornitólogo Vorwerk, cujo nome deu origem a toda uma subespécie de galinha. São fáceis de criar, produzem ovos fortes e saborosos e uma quantidade moderada de carne. Se não fosse pelo declínio acentuado em seu número durante a Segunda Guerra Mundial, as galinhas Vorwerk estariam presentes em praticamente todos os lares. No entanto, sua popularidade surgiu apenas recentemente, e nem todos conhecem os cuidados e práticas de criação adequados.

Histórico de aparições

Oskar Vorwerk desenvolveu sua própria subespécie em 1900. As seguintes aves foram usadas como base:

  • Sussex;
  • Orpington;
  • Lakenfelder;
  • Frango andaluz.

Devido à sua coloração zonal (cabeça e cauda pretas, corpo dourado), a raça de galinha Vorwerk é frequentemente confundida com a Lakenfelder, sendo chamada de variedade dourada. Na verdade, as raças são relacionadas apenas por ancestralidade comum. A Lakenfelder Dourada também existe, mas é notavelmente diferente da Vorwerk.

A raça de galinha Vorwerk começou a se espalhar pela Europa em 1912, quando foi oficialmente registrada. No entanto, a versão grande, com peso entre 2 e 2,5 kg para as fêmeas e entre 2,5 e 3,2 kg para os machos, não conseguiu se popularizar na época. Os europeus começaram então a desenvolver uma subespécie anã. Os americanos seguiram o exemplo.

O resultado foram duas galinhas anãs, uma pesando cerca de 500 gramas e a outra 600. Elas praticamente não têm relação com a raça original de galinhas Vorwerk, tendo descendido de outras raças. Apenas a coloração é semelhante. Como o peso sugere, as galinhas anãs não são criadas para carne ou ovos; elas são mantidas para fins ornamentais.

Após a Segunda Guerra Mundial, a população começou a se recuperar. A raça é agora particularmente procurada na Polônia e na Alemanha. Exposições e competições de clubes são realizadas nesses países. A raça só começou a aparecer na Rússia no século XIX, originária desses mesmos países. A criação é realizada em nível amador.

Aparência

Fotos e descrições de galos Vorwerk irão cativar até mesmo aqueles que são indiferentes à criação de aves. Eles se tornaram populares principalmente por sua aparência. São caracterizados por uma coloração dourada no corpo (os galos têm uma coloração marrom-avermelhada) e cabeça e cauda pretas.
Os dentes do pente, tanto dos machos quanto das fêmeas, são de um vermelho escarlate discreto.

Os olhos são vermelhos ou amarelos, brilhantes e vivos. A cabeça é de tamanho médio, com um bico pequeno. Os lóbulos das orelhas são brancos com uma borda vermelha quase imperceptível. A região perimandibular é emplumada. O bico é acinzentado. Os vorwerks têm um corpo forte, mas pernas finas. As coxas são bem emplumadas.

As galinhas têm o dorso quase horizontal, sem qualquer tipo de almofada. Os galos têm o dorso mais curvado para cima. O peso médio dos machos é de 3 kg, enquanto o das fêmeas é de 2,5 kg. A variação de peso entre os sexos não é tão significativa quanto em outras raças. Os galos têm penas escuras na cauda que formam tufos. As galinhas não possuem essa característica.

Durante a reprodução, encontram-se indivíduos com manchas pretas sobre um fundo dourado. De acordo com a descrição, isso é considerado um defeito, e tais aves não são utilizadas para reprodução. Infelizmente, o gene responsável pela coloração é bastante instável, portanto, a pureza da linhagem deve ser monitorada de perto.

Fotos da raça:

Os pintinhos nascem com a cor invertida, que muda para a cor correta entre 1 e 2 meses de idade:

A natureza dos prowerks

Criar e cuidar de galinhas Vorwerk não é particularmente difícil, tornando esta raça adequada para iniciantes. Isso se deve à sua natureza calma. Elas não brigam e geralmente são amigáveis ​​com outras espécies de aves e animais de estimação não agressivos. Podem ser criadas com outras galinhas, desde que os ovos sejam usados ​​para alimentação e não para reprodução. As brigas serão completamente eliminadas se as aves forem mantidas na seguinte proporção: 1 galo para 8-9 galinhas.

Como se pode ver na foto e na descrição, apesar de ser uma raça criada para carne e ovos, esta ave adotou muitas características de aves ornamentais. Também se assemelha a elas em suas habilidades físicas. As galinhas Vorwerk não conseguem voar alto devido à estrutura especial de suas asas. Sua altura máxima de voo é de 2 metros. Cercas excessivamente altas não são necessárias, mas mesmo uma cerca de um metro de altura seria um erro precipitado.

Interessante!
Segundo relatos de criadores, mesmo os exemplares adultos adquiridos para reprodução em um novo local se adaptam rapidamente ao novo ambiente. A maioria para de se assustar com a presença do dono em uma semana.

Valor para a economia

A raça foi desenvolvida para produção de carne e ovos. Sua produção de ovos é alta demais para ser considerada uma ave de corte (120-150 ovos por ano) e baixa demais para ser considerada uma excelente poedeira (200-250 ovos). A espécie acabou ficando exatamente entre esses dois extremos: a galinha média põe 170 ovos por ano.

Com os devidos cuidados, as galinhas Vorwerk podem atingir uma maior produção de ovos no primeiro ano de maturidade sexual. O peso médio dos ovos é de 55 gramas, mas pode chegar a 60-65 gramas, embora isso seja menos comum. As galinhas Vorwerk também são criadas para fins puramente estéticos. Competições e exposições são realizadas na Europa, e residentes da UE e países vizinhos compram ovos de produtores líderes para incubação.

Manutenção e alimentação

Criar e cuidar de galinhas Vorwerk pode ser um pouco surpreendente para quem está acostumado com raças modernas. A principal diferença é que essa raça não gosta particularmente de ração composta. Isso é lógico: ela foi desenvolvida antes da introdução da ração composta.

É aconselhável preparar a comida para pássaros em casa, utilizando os seguintes ingredientes:

  • farelo;
  • bolo;
  • milho;
  • giz ou outra fonte de minerais;
  • vários tipos de farinha (osso, peixe);
  • verde;
  • Ingredientes proteicos: queijo cottage fresco, ovos picados.

Além disso, não há custos significativos de manutenção. As galinhas são excelentes forrageadoras, podendo obter parte de sua dieta simplesmente vagando pela grama da propriedade do dono. Ademais, sua alimentação pode ser complementada com ovos descartados por diversos motivos e suas cascas, o que não acarreta despesas adicionais.

Os galinheiros para esta raça são padrão, com uma área aquecida e um espaço ao ar livre. As paredes devem ter mais de 2 metros de altura. Criar as aves em ambiente fechado também é possível, mas isso pode afetar negativamente o sabor dos ovos.

Características de reprodução

Embora criar e cuidar de galinhas Vorwerk seja simples, a reprodução pode ser um pouco desafiadora. A raça não possui instinto de chocar. Os ovos são deixados sem vigilância e precisam ser colocados em uma incubadora. A taxa de eclosão é de 85%.

As galinhas Vorwerk recém-nascidas também requerem cuidados especiais: elas não são colocadas imediatamente em um galinheiro comum, mas sim mantidas em uma criadeira. A temperatura é reduzida gradualmente, em 2 graus Celsius por semana. Após um mês, os pintinhos podem ser mantidos à temperatura ambiente.

A dieta é enriquecida com cálcio, proteína e diversos suplementos, sempre que possível. A saúde, o peso e a produção de ovos dependem da qualidade da alimentação. A raça está gradualmente ganhando reconhecimento na Rússia. Há mais de 10 anos, entusiastas importam ovos de criadores certificados para diversas partes do país. Talvez em breve, muitas outras fotos e descrições de galinhas Vorwerk apareçam vindas de nossos compatriotas.

Análises da Forwerk

Evgeniy, 40 anos

Comprei meus ovos na Alemanha, de um criador renomado, o Rassegeflügelzucht Heyer. Comprei-os mais para reprodução do que para carne e ovos. Selecionei especificamente linhagens que haviam ganhado prêmios em exposições. Atualmente, tenho oito galinhas e dois galos. São dóceis, não há descarte e as galinhas botam bem. Periodicamente, crio e vendo pintinhos; quatro linhagens produzem cerca de 30 ovos cada.

Amor, 52 anos

Embora desenvolvida na Europa, a raça de galinha Vorwerk provou ser bastante resistente ao frio. Moro na Sibéria, onde os invernos são rigorosos, e só consigo aquecer o galinheiro a 10 graus Celsius. Mantenho as luzes acesas por 16 horas. A produção não diminuiu: as galinhas (nove no total) põem 50 ovos por semana. Elas chegam a pesar mais do que o anunciado, com uma média de 60 gramas.

Sergey, 48 anos

Criar Vorwerks é incrivelmente difícil! Moro em Samara e, para manter minha linhagem atualizada, preciso encomendar ovos de criadores da Alemanha. Existem alguns criadores na Rússia, mas eles raramente respondem a propostas de reprodução.

Olga, 56 anos

As galinhas são boas, a carne é muito saborosa, os ovos não são nada de especial, mas as galinhas botam ovos regularmente. Só tenha cuidado com o período de incubação ao criá-las a partir dos ovos. Dois dos meus pintinhos nasceram com os dedos tortos por causa de um erro meu.

Oleg, 54 anos

A taxa de eclosão é ligeiramente inferior à indicada; obtive 75%. Os pintinhos requerem cuidados especiais, mas após um mês podem ser transferidos para um recinto com condições padrão. Se você fornecer iluminação suplementar no inverno, as galinhas começarão a botar ovos mais cedo e em maior quantidade.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates