Chegou a temporada de casas de campo de verão, e você quer decorar sua propriedade como ninguém. Objetos antigos que você não quer jogar fora, juntamente com a imaginação sem limites de um jardineiro, podem ajudar. Vamos explorar como criar canteiros de flores que se destaquem dos demais. Abaixo, algumas das ideias mais interessantes.
Canteiro de flores
Não jogue fora as estruturas de camas e sofás antigos. As estruturas de metal são especialmente populares.
Sofá de madeira
Praticamente todos os sofás têm um espaço para guardar roupa de cama. Esse espaço pode servir como um ótimo recipiente para um canteiro de flores.
Infelizmente, você terá que plantar flores com raízes horizontais, pois o excesso de terra pode danificar a madeira compensada embaixo. Se possível, reforce-a com algum material. Dessa forma, você poderá criar canteiros de flores exclusivos. Abaixo, você encontra algumas ideias interessantes nas fotos.
Você também pode se interessar por:Cama de metal
Fica ótimo em jardins naturais. Infelizmente, não vem com caixa; é preciso construir uma e fixá-la entre as duas partes traseiras.
Para criar um canteiro de flores exclusivo, é preciso inspecionar a base. Isso vale tanto para madeira quanto para metal. Se houver imperfeições, arranhões ou lascas, eles devem ser removidos ou disfarçados com ideias criativas.
Abaixo, você pode ver imagens e fotos desses tipos de acabamentos com efeito envelhecido e remoção de ferrugem. O verso é tratado com diversos compostos.
Depois de secar, adicione terra e plante. As plantas podem ser do mesmo tipo e cor, ou escolhidas para criar contraste.
Canteiros de flores no jardim da frente
Um jardim frontal é uma das muitas maneiras de plantar junto a uma casa. Ideias originais também podem ser aplicadas aqui.
Se você tem um terreno ao redor da sua casa, para tornar seus canteiros de flores verdadeiramente únicos, considere algumas ideias interessantes de enquadramento. Assim, as fotos das flores no seu jardim da frente encantarão todos os seus conhecidos.
Os materiais utilizados no projeto podem variar desde troncos e galhos de bétula não tratados até tijolos e pedras. Mas diversas formas, como ondas, podem transformar o comum. O fluxo do canteiro de flores é enfatizado pela singularidade das plantas.
Espécimes altos, como tuia e zimbro, são plantados ao fundo. O importante é garantir que sua altura não acabe por obstruir a visão das janelas, limitando a quantidade de luz que entra no cômodo.
Plantas anuais e perenes são plantadas na frente, sendo selecionadas não apenas com base na compatibilidade entre si, mas também em condições de cultivo semelhantes.
Se a área ao redor da sua casa for de concreto, não há motivo para abrir mão de um belo canteiro de flores. Você pode criar um canteiro de flores a partir de uma cômoda antiga, puxando as gavetas em distâncias diferentes e plantando nelas plantas, de preferência trepadeiras. Vasos de flores podem ser colocados na tampa.
Você também pode se interessar por:canteiros de petúnias
As petúnias são universalmente amadas por sua variedade de cores e formatos. Podem ser dobradas ou pendentes. Podem ser plantadas sozinhas ou em combinação com outras plantas.
Hoje em dia, o mercado oferece suportes e cestos especiais que realçam a beleza das petúnias. Esses suportes podem ser usados para criar cascatas ou para cultivar flores em jardins verticais. Mas os canteiros de flores feitos em casa, ao contrário de outros, têm um visual muito mais original. Ideias interessantes também podem ser criadas a partir de móveis e utensílios antigos. As fotos de canteiros de flores impressionam pela sua aparência multicolorida.
Para petúnias, você pode usar barris de madeira grandes ou vasos de cerâmica e criar uma imitação de um riacho.
- Limpe a superfície de madeira ou cerâmica, removendo a sujeira.
- Se necessário, pinte ou envernize a madeira com verniz náutico.
- Enquanto a terra seca, faça um canteiro estreito e alongado, semelhante a um riacho, talvez com curvas suaves.
- Encha metade do recipiente com terra.
- Coloque um vaso de cerâmica ou um barril deitado de lado na borda do canteiro de flores.
- Plante petúnias em tons de azul, azul claro e roxo, começando pelos vasos, como se um riacho estivesse jorrando de dentro deles, e terminando na borda do canteiro.
Você pode fazer uma leve inclinação e dispor o mesmo caminho de petúnias sobre ela, colocando o jarro caído em cima do monte.
Canteiros de flores feitos de pneus
Pneus e suas peças criam pequenas formas arquitetônicas interessantes, nas quais plantas são cultivadas. Aqui, tudo depende da criatividade dos proprietários do terreno, que criam seus próprios canteiros de flores de maneira única. Apresentamos abaixo ideias e fotos interessantes com pneus.
Encontre pneus idênticos e corte-os ao meio. Pinte cada metade de uma cor diferente. Use as metades para criar uma borda para o seu canteiro de flores. Ela ficará ondulada, como uma flor. Preencha com terra e plante suas flores.
Crie um canteiro de flores em vários níveis. Forme um círculo com cinco pneus no nível inferior, preencha o centro com terra e, em seguida, preencha os pneus até o nível superior com terra, compactando-a. Coloque quatro pneus mais acima, encaixados entre os de baixo, e preencha-os também com terra. Você pode colocar mais três pneus por cima e, em seguida, plantar flores.
Você pode criar um conjunto de chá completo usando os mesmos pneus. Empilhe dois ou três pneus, pinte-os com cores vibrantes ou crie um desenho como os que costumam aparecer em canecas, como bolinhas grandes. Adicione uma alça feita de algum material flexível — na lateral para as xícaras e na parte superior para o bule. Faça um furo no pneu para adicionar um bico ao bule.
Pneus virados do avesso se transformam em lindos vasos de plantas. Um dos lados do pneu é cuidadosamente aparado na borda. A borracha é então virada do avesso, criando uma parte menor e uma maior. A parte menor forma uma haste, como uma taça de vinho. A parte maior serve como recipiente para plantas. O vaso pode ser lindamente decorado. Pode ser um desenho simples feito com tinta a óleo. Detalhes interessantes, como mosaicos de espelho ou cerâmica, podem ser adicionados. Adesivos decorativos também são usados, mas devem ser envernizados após o uso.
Diversos animais feitos de pneus ficam muito originais em um jardim, especialmente se você tem crianças. Você pode colocá-los em diferentes pontos ou agrupá-los para criar um cenário de conto de fadas. Mostraremos alguns exemplos abaixo.
Você também pode se interessar por:Tartaruga
Pinte um pneu de verde, marrom ou azul. Corte o segundo em quatro pedaços e insira-os nos quatro cantos para formar um quadrado. Esses pedaços representarão as patas da tartaruga. Faça uma cabeça, talvez com uma bola de borracha velha, e cole-a entre as duas patas. Encha o pneu com terra e plante algumas plantas. Você também pode criar um hipopótamo.
Sapo
É feito com três pneus. Dois embaixo e um em cima. O de cima virou a cabeça, com olhos colados e uma boca desenhada. Flores foram plantadas nos pneus de baixo. Você pode usar nadadeiras velhas para fazer as patas.
Lagarta
Os pneus são pintados de cores diferentes. Eles são colocados um após o outro, como o corpo de uma lagarta. Um deles é colocado verticalmente na frente. Nesse, são pintados olhos. Flores baixas são plantadas nos pneus horizontais.
Coelhinho
Você vai precisar de quatro pneus. Dois deles serão empilhados verticalmente. O de cima será a cabeça e o de baixo, o corpo. Cole as orelhas na cabeça e insira o focinho no centro do pneu. Recorte um círculo de um material resistente às intempéries, como linóleo.
O círculo inferior representa o corpo. As pernas superiores estão ligadas a ele.
Os outros dois pneus são colocados horizontalmente, como as patas traseiras de uma lebre, e flores são plantadas neles.
Canteiros de flores feitos em casa se encaixam perfeitamente em qualquer projeto de jardim. Não jogue seus pneus fora. Como sempre, quem tem carro encontra ideias interessantes para criar canteiros de flores usando pneus.
Canteiros de flores para jardim de infância
Um jardim de infância é um lugar onde as crianças devem se sentir confortáveis, mesmo quando brincam ao ar livre. Aqui, são lançadas as bases da educação, da estética e da beleza. Portanto, a área de recreação deve ser iluminada e convidativa, para que os pequenos tenham vontade de vir para cá.
Os arranjos florais também desempenham um papel importante. Você pode criar seus próprios canteiros de flores, envolvendo as crianças. Não se desanime se não conseguir fazer tudo igual aos outros na sua instituição. Os professores darão ideias interessantes e você não terá vergonha de enviar fotos dos seus canteiros para o concurso. Nós ajudaremos você a criar um lindo cisne.
Pegue uma bacia de metal velha, pinte-a de branco e faça alguns furos no fundo. Recorte um pescoço e uma cabeça em madeira e cole-os na bacia. Encha com terra e plante algumas flores.
Uma banheira de bebê velha pode ser usada para criar uma estrutura interessante. Pinte-a como um navio. Faça alguns furos no fundo. Insira um mastro alto no centro. Amarre uma bandeira nele e faça as velas. Encha a banheira com uma mistura de terra, turfa e húmus, até a borda, e plante algumas flores bonitas.
Você também pode se interessar por:Canteiros de flores feitos com garrafas de plástico
Um material que os jardineiros acumulam constantemente são os recipientes de plástico, especialmente as garrafas. Como se decompõem muito pouco no solo, podem ser usados para criar bordaduras.
- É necessário separar as garrafas por tamanho e formato.
- Eles são limpos de etiquetas e bem lavados.
- Seque bem, principalmente por dentro.
- Em seguida, demarque a área, desenhando o contorno do futuro canteiro de flores. Ele pode ser reto ou curvo, ou ter outro formato.
- Cave uma vala ao longo da borda, ligeiramente mais larga que o diâmetro da garrafa. Aprofunde-a até metade da profundidade da garrafa.
- Coloque as garrafas próximas umas das outras.
- Eles preenchem o buraco e compactam bem a terra.
- Terra, húmus ou turfa e areia são jogados no canteiro de flores.
- Adicione fertilizantes.
- Estão sendo plantadas plantas.
- Eles regam bem.
Para criar canteiros de jardim em garrafas únicos, planeje seu espaço com cuidado, reúna ideias e fotos interessantes e, em seguida, adicione um toque de criatividade.
canteiro de flores em forma de borboleta
Canteiros de flores em formato de figuras ficam muito bonitos no jardim. Vamos ver como criar um canteiro de flores em forma de borboleta.
Método nº 1
Para fazer um canteiro de flores em formato de borboleta, primeiro você precisa demarcá-lo, por exemplo, com uma lata de tinta, e depois fazer uma borda.
Para isso, você pode usar fita adesiva de borda de plástico fina. Ela é flexível e bastante barata. Está disponível em várias cores, mas principalmente verde e marrom.
Como a borboleta é muito brilhante e colorida, o interior também deve ser. Para isso, você precisa marcar os pequenos detalhes usando a mesma fita de borda.
Após encher os compartimentos com terra, plantam-se flores de diversas tonalidades. A lista encontra-se abaixo:
- Pontas de asa. Lobulária roxa. É baixa, com flores pequenas, e forma um tapete florido.
- Parte das faixas que partem do centro estão preenchidas com calêndulas vermelhas e laranjas.
- Bordas das asas. Cravos-de-defunto amarelos deformados são plantados.
- Você pode plantar cinerária ou agerato ao longo da borda.
Canteiros de flores em formato de borboleta podem ser feitos com diversos materiais e até mesmo elevados, como na foto. Todo jardineiro usa a criatividade e tem ideias interessantes. Não tente imitar o que os outros fazem; crie algo original.
Método nº 2
Uma borboleta é formada por apenas uma espécie de planta. Entre as flores, petúnias, capuchinhas (exceto as azuis), calêndulas (que podem ser misturadas com ageratum), crisântemos anuais ou rasteiros e cravos apresentam muitas variedades e tonalidades.
Canteiros de flores de madeira
A maneira mais comum de criar canteiros de flores é, sem dúvida, com madeira. Esse material está facilmente disponível em qualquer jardim. Isso inclui tanto tábuas de construção quanto tocos de árvores antigas que sobram do corte. Todos esses materiais podem ser transformados em belos canteiros de flores.
Canteiro de flores feito de toco
Se o tronco for suficientemente liso, você pode pregar compensado nele, transformá-lo em uma superfície de mesa e colocar belos vasos de flores, alguns dos quais podem ser suspensos.
Se o tronco for alto, use-o para jardinagem vertical. Fixe ganchos ou pregos no tronco e pendure vasos decorativos neles.
Canteiro de flores feito de troncos
Os canteiros de madeira são feitos de toras grossas. Um buraco é escavado no interior, como um vaso. Cada tipo de madeira tem um veio diferente. Isso pode ser usado para criar ideias interessantes que ficarão ótimas no seu jardim e em fotos.
canteiros de flores domésticos
Além de canteiros de jardim, você pode criar belas decorações caseiras, como para decorar o parapeito da janela ou um cantinho do seu apartamento. Diversos utensílios de cozinha podem ser usados para isso: bules, pratos fundos, copos, xícaras, peneiras, cestos e escorredores.
Talheres
Canecas, copos e xícaras bonitas são usadas para plantas pequenas, como suculentas e plantas de interior de porte baixo.
utensílios ocos
Bules, peneiras, cestos e escorredores são usados para plantas suspensas, assim como para plantas altas e exuberantes.
Os bules devem ser perfurados e forrados com material de drenagem, sendo então colocados em uma bandeja. Vasos com furos pré-perfurados são cobertos com tecido não tecido ou agrotextil. Cubra com terra para vasos, fertilize e plante as flores.
Tabuleiro de xadrez
Você pode criar uma composição bicolor. Delimite um quadrado e divida-o em quadrados menores. Plante um quadrado com agerato ou alisso branco, e o próximo com amor-perfeito roxo.
Inscrições
Plantas floridas podem ser usadas para criar lindas letras no gramado. Primeiro, remova a grama, depois desenterre-a e adicione turfa, húmus de folhas e fertilizante orgânico. Plante as mesmas flores para cada letra.
Canteiros de flores verticais
Jardins verticais estão na moda atualmente. Estamos acostumados a decorar as paredes das casas com diversos tipos de plantas trepadeiras: uvas silvestres, hera e muitas outras. Mas agora, foram criados diversos dispositivos que permitem o uso de outras flores também. Eles decoram tanto as fachadas quanto os interiores das casas. E belos canteiros podem ser criados com os devidos cuidados e rega.
Você pode criar esses canteiros de flores usando vasos comuns. É assim que as pessoas decoram suas casas no clima quente da Espanha, principalmente na cidade de Córdoba.
Os vasos são pendurados ao longo de toda a altura da casa, em uma ordem específica. As plantas podem ser iguais ou diferentes. A única desvantagem é que o recipiente é pequeno e requer rega adicional em dias quentes. Como o solo seca muito mais rápido, um sistema de irrigação bem projetado é necessário.
Cesta de vime
Os ramos de salgueiro são frequentemente usados como fonte de materiais, sendo encontrados na propriedade ou na floresta próxima. São cortados de uma árvore viva, o que os torna maleáveis.
Um canteiro redondo ou oval é demarcado. Estacas são fincadas em intervalos regulares e varas são entrelaçadas até atingirem a altura desejada para o canteiro. Em seguida, cria-se uma alça que pode servir a outros propósitos, como, por exemplo, apoiar plantas trepadeiras.
Para evitar que a terra penetre na trama, coloque o agrotextil preto no interior. Em seguida, cubra com terra preparada. Plante e regue abundantemente.
Independentemente dos canteiros de flores que você escolher, você pode comprá-los ou fazê-los você mesmo.
Ideias interessantes, fotos e vídeos são retirados da internet. E para garantir um visual único, eles contribuem com seus próprios pensamentos e criatividade. Desejamos-lhe muita sorte e que seu jardim seja o mais bonito.

Uma casa em estilo escandinavo: conforto e simplicidade em cada detalhe.
15 principais coisas para semear em março para mudas e como.
Como decorar seu canteiro de jardim com suas próprias mãos, utilizando materiais reciclados.
Etiquetas para mudas DIY