Embora o grilo-toupeira melhore a aeração do solo, ele é uma praga e um verdadeiro flagelo para os jardineiros. Este inseto grande, ao cavar túneis subterrâneos, corta os brotos das plantas cultivadas ao longo do caminho. Embora os grilos-toupeira não se instalem em solos pobres e duros, eles não abandonam os solos férteis sem ajuda.
Este inseto só pode ser exterminado com o uso de produtos químicos eficazes ou remédios caseiros.
Remédios caseiros para grilos-toupeira
Primeiramente, vale ressaltar que esses insetos possuem inimigos naturais:
- estorninhos e gralhas;
- cegonhas e corvos;
- toupeiras e lagartos;
- ouriços e musaranhos;
- formigas e centopeias.
Se eles não cumprirem sua função de exterminar o grilo-toupeira, então você precisará recorrer a remédios caseiros.
Eliminação de insetos nocivos com agulhas de pinheiro
Pique agulhas de pinheiro e espalhe-as pelo seu jardim. Os grilos-toupeira detestam o cheiro de agulhas de pinheiro, por isso logo abandonarão o seu terreno.
Capturar insetos para fazer cerveja
Um método tão eficaz quanto os pesticidas para se livrar de insetos é usar a cerveja mais barata, ou até mesmo o kvass. Despeje essas bebidas em potes e enterre-os no chão com uma leve inclinação. Os grilos-toupeira adoram o cheiro de kvass e cerveja, então os insetos certamente cairão nas armadilhas que você preparar.
casca de cebola
Os grilos-toupeira detestam muitos odores, e o aroma desagradável da cebola os impedirá permanentemente de se reproduzirem no seu jardim. A receita consiste em mergulhar restos de cebola em água e deixá-los em infusão. Assim que a solução começar a exalar um odor fétido, comece a tratar o solo.
Iodo e peixe podre
Dilua um frasco de iodo em um balde de água e regue seu jardim. Além disso, espalhe alguns restos de peixe podre entre os canteiros. Ao sentirem o cheiro do iodo e do peixe, os grilos-toupeira desaparecerão imediatamente do seu jardim.
Armadilhas de esterco
Armadilhas de esterco são tão eficazes quanto outros métodos caseiros. Cave um buraco de 50 cm de profundidade e preencha o fundo com qualquer tipo de esterco. Isso deve ser feito no outono, quando os insetos se preparam para hibernar. Eles procuram lugares quentes, e o esterco, mesmo no inverno, emite uma certa quantidade de calor, o suficiente para atrair grilos-toupeira. Um único buraco como esse pode abrigar todos os insetos, e o dono do jardim só precisa remover todo o esterco contendo os grilos-toupeira e destruí-lo.
Com a chegada do inverno, as armadilhas podem ser desenterradas e o esterco simplesmente espalhado pelo jardim. Os grilos-toupeira não resistem à geada e morrem por causa dela.
Armadilha Doce
Você pode fazer isso com mel, revestindo o interior de um frasco de vidro. Em seguida, enterre o frasco no solo até que apenas uma pequena parte do recipiente fique acima da superfície. Ao sentirem o aroma do mel, as pragas correrão imediatamente para a sua origem. Uma vez que um inseto caia dentro do frasco, ele não conseguirá escapar.
iscas envenenadas
Prepare sementes de cereais e trate-as com aldrin. Este é um composto organoclorado tóxico, portanto, manuseie-o com cuidado. Espalhe os grãos envenenados em montes ao redor do jardim e verifique-os periodicamente. Os insetos que consumirem uma dose letal dessas sementes não se afastarão muito.
Você também pode se livrar das pragas usando uma solução de sabão. Para facilitar o preparo, compre sabão líquido, misture-o com água e despeje a solução nas tocas das pragas.
Repelir com querosene
A eficácia deste método foi comprovada ao longo do tempo. Espalhe areia ao redor do canteiro e molhe-a em querosene. O cheiro também repele as pragas. Você também pode molhar uma corda em querosene e esticá-la ao redor do perímetro do jardim. Isso servirá como medida preventiva.
Armadilhas de Sombra
As chamadas armadilhas de sombra são igualmente eficazes. Os grilos-toupeira preferem locais quentes, mas não toleram a luz solar direta. Coloque a isca sob uma lona plástica escura e verifique a armadilha de sombra periodicamente. Com certeza você encontrará pragas embaixo dela.
Prevenção de grilos-toupeira
Se você tomar medidas preventivas com antecedência, não precisará lidar com pragas. Plante ao redor do perímetro do seu jardim plantas cujo aroma repele insetos nocivos. Alho e coentro estão entre as mais comuns.
Você pode cercar a área com uma cerca densa de amieiro ou álamo. O grilo-toupeira evita essas espécies de árvores. Como alternativa, você pode simplesmente destruir os habitats cavando o solo anualmente.
Não é recomendável levar esterco fresco para o local, pois as pragas podem hibernar nele. A melhor opção de fertilizante é o composto, que não oferece um habitat favorável para insetos.
Se você está começando a combater os grilos-toupeira, considere usar produtos químicos no plantio. Eles podem ajudar a proteger o material plantado.
O uso de pesticidas é o método mais eficaz.
Se os remédios caseiros e as medidas preventivas não funcionarem, a última opção são os pesticidas:
- "Imidaclopride" ou "Medvetox";
- "Regente" ou "Rembek";
- "Boverin" ou "Medvecid";
- "Talstar" ou "Acephate Pro";
- "Diazinon" ou "Aktara";
- "Thunderbolt" ou "Bison";
- "Bankol" ou "Thunder-2".
Se insetos nocivos infestaram seu jardim, há um lado positivo: os grilos-toupeira prosperam em solo fértil. Isso pode servir como um indicador de que seu jardim está em ótimas condições. Tudo o que resta a fazer é se livrar dessas pragas usando qualquer método conhecido e continuar cultivando excelentes hortaliças em seu solo fértil.

Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas
Júlia
Vasos para grilos-toupeira. Eles mantêm os grilos-toupeira fisicamente longe das raízes, mas, como têm muitos furos, permitem que as raízes cresçam livremente. Encontrei esses vasos no YouTube e no Instagram.