Os vermes-arame são as larvas do besouro-estalador. Eles vivem no solo por cerca de cinco anos, alimentando-se das raízes e frutos de diversas culturas de jardim, especialmente batatas. Como se livrar de vez desse inseto incômodo? Nós vamos te contar agora mesmo.
Descrição do verme-arame e como ele causa danos.
Muitas pessoas confundem essa praga com uma minhoca comum, e jardineiros iniciantes podem não lhe dar muita atenção. Se a população de insetos não for controlada, em dois ou três anos após o primeiro aparecimento, o verme-arame infestará grandes áreas, tornando sua eliminação extremamente difícil.![]()
Os vermes-arame distinguem-se facilmente de outros insetos pelos seus corpos duros e difíceis de esmagar. A coloração das larvas varia, inicialmente amarelo-clara, e à medida que amadurecem, torna-se castanho-escura. O seu corpo, incluindo três pares de patas, atinge 20–50 mm de comprimento e divide-se em vários segmentos pequenos. Em climas amenos, o inseto hiberna a profundidades de até 15 cm, e em climas mais frios, a profundidades de até 60 cm. Esta praga sobrevive mesmo às geadas mais severas.
Assim que o clima quente da primavera chega, a fêmea do besouro-estalador emerge do solo. Alguns dias depois, ela deposita seus ovos (até 150) em depressões na terra. Os adultos vivem no solo e seu desenvolvimento leva cerca de cinco anos. O segundo e o terceiro anos de desenvolvimento larval são os mais perigosos para o jardim. Um besouro-estalador adulto pode atingir um comprimento corporal de até 2 cm, com a cabeça ocupando um terço do corpo e sua coloração sendo preta.
Por que o verme-arame é perigoso?
As larvas, jovens e adultas, alimentam-se de sementes e raízes de plantas, e escavam túneis lisos nas culturas de raízes. As batatas perdem sua aparência comercial e vida útil, desenvolvem podridão, e as cenouras ficam completamente insípidas. O inseto penetra nas partes subterrâneas dos caules, danifica a base dos ramos e destrói as mudas jovens e ainda frágeis.
Os vermes-arame são muito vorazes, atacando por vezes até mesmo as raízes jovens de árvores frutíferas e plantas ornamentais. Suas larvas carregam infecções bacterianas e fúngicas. São mais ativos em clima seco, embora prefiram habitats mais úmidos. Durante períodos de chuvas prolongadas, a quantidade de danos é significativamente reduzida. Em condições climáticas normais, os vermes-arame podem destruir até 70% das colheitas em uma única safra.
Como controlar pragas no jardim e na estufa
O besouro-estalador pode depositar seus ovos em qualquer ambiente, seja em campo aberto ou em uma estufa. Descreveremos métodos de controle químico e biológico para esse inseto perigoso, exploraremos remédios caseiros e apresentaremos medidas preventivas.
Preparações contra vermes-arame
Os produtos químicos devem ser usados estritamente de acordo com as instruções, e extrema cautela deve ser tomada ao utilizá-los em estufas. Aumentar a dosagem ou misturar diferentes substâncias é estritamente proibido. Ao escolher inseticidas, consulte sempre o vendedor. Os produtos podem ter diferentes concentrações e potências, e não apenas a população de larvas-arame, mas também o estágio de desenvolvimento da planta são fatores importantes.
Remédios populares:
- Trovão-2;
- Prestígio;
- Bazudin;
- Provotox;
- Zemlin;
- Metarizina;
- Diazinon.
Os tratamentos devem ser realizados no máximo 20 a 25 dias antes da colheita dos vegetais. Após a colheita, o solo é tratado com os mesmos produtos, seguindo também as instruções.
Métodos populares de luta
Remédios caseiros para proteção pessoal utilizam ingredientes comuns, são baratos e não prejudicam a saúde. A maioria das dicas visa à prevenção. Vejamos algumas opções comprovadas:
- Cascas de cebola - as cascas são colocadas no buraco, e as batatas podem ser mergulhadas em um caldo forte antes do plantio;

- Desinfecção do solo: 2 g de manganês por balde de água ou soluções fracas de amônia e nitrato de amônio. O solo deve ser regado alguns dias antes do plantio;
- Pó de mostarda – uma pequena quantidade do produto é adicionada aos buracos durante o plantio;
- Os fertilizantes minerais, especialmente os nitrogenados, são bastante desagradáveis para os vermes-arame; uma pequena quantidade de minerais é espalhada na superfície do solo;
- Coníferas - ramos de pinheiros jovens são colocados em covas de plantio;
- Infusões de ervas: Para um balde de água, use 200 g de folhas de dente-de-leão, 500 g de urtiga, 100 g de celidônia e 200 g de tussilagem. Pique as ervas, coloque-as em infusão na água e deixe descansar por 3 a 4 dias. Coe a mistura, dilua com água (1:1) e regue os canteiros 2 ou 3 vezes, com 7 dias de intervalo entre cada uso. Guarde a infusão em local fresco. Outras receitas também incluem 500 g de urtiga ou 200 g de dente-de-leão por balde de água, deixando em infusão por 12 horas, sem necessidade de diluição. Outra opção é usar 100 g de celidônia para cada 10 litros de água, deixando em infusão por 3 dias.

Armadilhas e iscas:
- Diversas plantas de alface (folhas) ou milho são plantadas entre as fileiras. Gradualmente, as plantas são arrancadas juntamente com os ninhos de pragas e destruídas;
- Pequenos buracos são cavados perto dos canteiros com as principais culturas e pedaços de batata ou cenoura são colocados neles, cobertos com terra. A isca é verificada periodicamente e os vegetais são substituídos;
- Para capturar besouros, enterre potes com folhas de batata ao redor do perímetro da horta; as fêmeas depositarão seus ovos neles. Dez armadilhas são suficientes para cada 100 metros quadrados, e elas devem ser trocadas a cada 3 dias.
- Após a colheita, as partes superiores da planta são deixadas nos canteiros; a grama em decomposição atrai larvas de besouro-arame. Depois de uma semana, os restos vegetais são removidos juntamente com as pragas;
- Antes de plantar hortaliças, semeie cevada ou trigo. Duas semanas antes do plantio das culturas principais, arranque os grãos e remova algumas larvas.

Os vermes-arame preferem solos ácidos; a acidez pode ser neutralizada com cal, giz, cinzas e cascas de ovos; esses materiais podem ser espalhados sobre a superfície do solo e adicionados aos buracos.
Utilização de biopreparações
O produto biológico "Zashchita" contém um nematóide predador. O verme cilíndrico penetra no verme-arame com seu alimento e o destrói por dentro. Não é barato, mas é incrivelmente eficaz e não apresenta riscos à saúde. Os nematóides predadores se estabelecem no jardim e sobrevivem bem ao inverno. Após algumas aplicações, você pode se esquecer da praga para sempre.
Prevenção de pragas
Seguindo práticas agrícolas adequadas e rotação de culturas, os jardineiros raramente encontram pragas. O afofamento oportuno do solo, bem como a capina e a remoção de ervas daninhas, são os pilares de um jardim limpo. As larvas de besouro-arame costumam viver nas raízes do trigo e do capim-arroz, e estas devem ser removidas dos canteiros em primeiro lugar. Às vezes, até mesmo a cobertura morta pode causar danos, mas é melhor removê-la, caso contrário, as larvas migram de áreas secas para a grama úmida.
https://youtu.be/13RepzUouig
Ao escolher adubos verdes, considere o tremoço, a mostarda, a facélia e a alfafa, pois essas plantas criam um ambiente desfavorável para os vermes-arame. A rotação de culturas consiste em alternar hortaliças com leguminosas, que também devem ser plantadas entre as fileiras, pois são extremamente desfavoráveis aos vermes-arame.
Evite usar produtos químicos quando houver apenas um pequeno número de pragas; nesses casos, elas podem ser facilmente controladas com outros métodos. Para infestações em larga escala, tenha paciência e use uma combinação de métodos de controle. Reserve um tempo para anotar as dicas que você considera mais eficazes e crie um plano de ação. Se você fizer tudo corretamente e com rapidez, poderá eliminar os vermes-arame de vez.




Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas
Alexandre
Obrigado pelas dicas informativas!!!