Como remover tocos de árvores da sua propriedade de forma rápida e fácil.

Ideias interessantes

Tocos de árvores antigas são encontrados em quase todas as propriedades. Além de dificultarem o uso de toda a área útil, representam uma séria ameaça. Podem abrigar pragas, insetos, fungos e mofo. Tudo isso é prejudicial não só para o solo e as plantas do jardim, mas também para a saúde dos proprietários. A remoção de árvores deve ser confiada apenas a profissionais. No entanto, não é necessário recorrer a equipamentos especializados para remover um toco. Existem muitos métodos simples para remover um toco de árvore de forma rápida e sem ajuda.

Química útil

A remoção de detritos de árvores, especialmente de árvores grandes e maduras, exige considerável força física. A tarefa pode ser simplificada com o uso de soluções químicas facilmente encontradas em farmácias e lojas de materiais de construção. Como qualquer material orgânico, a madeira se decompõe rapidamente quando exposta a agentes cáusticos. Os mais eficazes incluem:

  • nitrato de potássio;
  • sal;
  • ureia.

O sal só deve ser aplicado imediatamente após o abate; depois disso, não terá efeito na árvore. Polvilhe sal grosso sobre a superfície fresca e exposta, formando uma camada espessa. Se não chover há vários dias, você pode adicionar umidade artificialmente. Continue este processo por cerca de um mês. A solução salina dissolverá qualquer resíduo, mesmo no solo, facilitando a sua remoção.

Observação!
A vegetação não crescerá neste local por muito tempo, portanto, é melhor planejar a construção em uma área desocupada ou escolher outro método.

O nitrato de potássio pode ser aplicado em qualquer toco. Faça furos grandes com pelo menos 30 centímetros de profundidade no toco, um para cada 10 centímetros quadrados. Despeje água morna nos furos, espere cerca de uma hora e compacte o nitrato. Aplique a mistura por pelo menos três dias consecutivos para preencher todos os espaços vazios. O ideal é fazer isso no outono, quando o clima está mais ameno. Depois de preparar o toco, envolva-o em várias camadas de filme plástico e deixe-o assim até a primavera. Nesse período, ele estará seco e você poderá queimá-lo ou simplesmente removê-lo com um pé de cabra.

Água ou fogo

Alguns proprietários de terras relutam em usar produtos químicos, mesmo os seguros. Isso é especialmente verdadeiro se o lençol freático for alto, nutrindo as plantas e potencialmente espalhando resíduos de produtos químicos usados ​​por toda a área plantada. Nesses casos, os métodos mecânicos são melhores. Uma opção segura é lavar a base com água em alta pressão. Tudo o que você precisa é de uma mangueira. Cave levemente a área ao redor do toco, expondo os brotos principais. Aplique água em alta pressão na base até que as pequenas raízes laterais sejam liberadas. Você pode deixar o toco por um dia após esse tratamento, se não estiver muito quente. A umidade enfraquecerá sua fixação no solo e amolecerá a madeira. Tudo o que resta é cortar as raízes principais e arrancar o toco. Isso deve ser relativamente fácil.

Se a água for fornecida de forma programada e com baixa pressão, como em comunidades de jardinagem, é melhor usar fogo. Grandes buracos devem ser feitos no toco. Despeje fluido de isqueiro nos buracos, tomando cuidado para não superaquecer. Em seguida, basta acender o fogo. É importante manter a chama acesa nos primeiros minutos, pois a madeira ainda está úmida e o suprimento de ar é limitado. Mas depois o fogo aumentará. Após cerca de um dia, restarão apenas cinzas úteis, que podem ser usadas como fertilizante.

Observação!
O solo ao redor da árvore deve ser limpo de plantas e bem regado para evitar que o fogo se alastre.

É ainda mais fácil remover tocos de plantas que não produzem brotos. Isso inclui algumas espécies de jardim, bem como plantas decíduas e coníferas. Nesse caso, basta cortar a parte saliente e nivelá-la com o solo usando um pé de cabra ou um machado. Cubra o toco com terra, ou você pode plantar grama ou colocar musgo decorativo. O toco não interferirá com a árvore, e nenhuma nova árvore crescerá, nem brotará. E em apenas 5 a 7 anos, com chuvas regulares, nada restará do toco, e novas plantas poderão ser cultivadas no mesmo local.

Um toco no local

Remover tocos antigos não se resume apenas a trituradores e guinchos. Sal comum, salitre (ou nitrato de potássio) facilmente encontrado, e até mesmo água podem ajudar a nivelar a área, impedir o crescimento de vegetação rasteira e limpar completamente o local para uso futuro. Cada método é simples, mas requer precauções de segurança. Todas as opções exigem um investimento mínimo de tempo, dinheiro e esforço.

Como arrancar um toco de árvore
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates