Muitos jardineiros se deparam com a questão de como se livrar permanentemente das formigas em seus jardins usando remédios caseiros. Embora seja comum acreditar que a presença desses insetos no jardim seja benéfica, ela também tem consequências negativas, afetando as plantações. Afinal, se as formigas fossem apenas benéficas, os jardineiros não estariam quebrando a cabeça pensando em como se livrar delas permanentemente com remédios caseiros.
Formigas no jardim: prós e contras
Vamos considerar dois aspectos opostos da atividade das formigas nos canteiros. Comecemos pelos benefícios que esses insetos proporcionam ao desenvolverem suas atividades no jardim.
Formigas no jardim: vantagens
- Ao cavar túneis subterrâneos, as formigas soltam a terra, o que ajuda a enriquecer as raízes das plantas com oxigênio.
- As formigas podem polinizar plantas e flores.
- Para obterem proteínas para si mesmas, as formigas frequentemente se tornam inimigas de muitas pragas de jardim, larvas e lagartas, que são a fonte dessas proteínas.
Apesar de tantas vantagens, ainda é melhor prescindir da ajuda das formigas trabalhadoras. Porque, embora semeiem o bem, também semeiam o mal.
Formigas no jardim: desvantagens
- Na tentativa de obter néctar doce para si mesmas, as formigas danificam as flores das plantas.
- Eles adoram se banquetear com frutas maduras, o que faz com que elas estraguem e não possam mais ser incluídas na sua colheita.
- Mudas jovens e até mesmo sementes de plantas podem se tornar um banquete para os insetos, que podem acabar não germinando.
- Ao construírem passagens subterrâneas, as formigas podem tocar as raízes da planta e danificá-las.
- Se os insetos escolherem os troncos das plantas como locais para seus ninhos, com o tempo eles se transformam em pó, o que leva à sua morte.
Essa destruição causada por pequenas pragas torna-se uma razão suficientemente significativa para Livre-se das formigas para sempre. Remédios caseiros. O uso de produtos químicos não está descartado neste caso, mas os remédios caseiros são mais seguros para as plantações.
Remédios caseiros para controlar formigas no jardim
solução de sabão
Preparar uma solução com sabão e tratá-la em plantações promove a formação de uma fina película de sabão, impedindo que os pulgões — principal e principal fonte de alimento das formigas — respirem pela pele. Sem alimento, as formigas abandonarão a área em busca de uma fonte mais confiável.
Esta mistura é muito fácil de preparar: dissolva 0,1 litro de sabão líquido em 10 litros de água comum. Aplique a mistura em toda a planta, prestando especial atenção às folhas, cobrindo tanto a superfície externa quanto a interna (os pulgões gostam de se esconder na parte inferior das folhas). O tratamento deve ser feito ao pôr do sol para permitir que a película se forme durante a noite.
Odores fortes como repelentes de insetos
As formigas não gostam de odores fortes, então, se você resolver isso, elas irão embora. Você pode tratar sua propriedade com uma infusão de cebola ou alho, preparada da seguinte forma: pique a cebola ou o alho e adicione água suficiente para cobrir todas as partes da planta. Em seguida, feche bem o recipiente com a infusão e deixe descansar por 7 a 10 dias. Após esse período, a infusão estará pronta; dilua-a com água na proporção de 1:1. Essa solução pode ser usada para pulverizar as plantas e a propriedade.
A decisão de combater ou não as formigas é pessoal para cada jardineiro. Afinal, se a presença delas no jardim não estiver causando danos, não há necessidade de se sobrecarregar com trabalho desnecessário. No entanto, é importante lembrar que muitas vezes é impossível determinar visualmente se as formigas estão causando danos e, quando os sinais externos de danos aparecem, já é tarde demais.

Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas