O damasqueiro cresce muito rápido. Se tiver muitos ramos crescendo fora do lugar, isso afetará negativamente tanto a árvore quanto seus frutos. Poda de damasqueiro no outono — uma medida de manutenção necessária da qual um jardineiro não pode prescindir.
Para obter uma boa colheita, os damasqueiros precisam ser podados não apenas no outono, mas também em outras épocas do ano.
O que acontece se você não aparar?
Se este procedimento não for realizado, os damascos ficarão pequenos, secos e sem sabor. A árvore ficará com uma aparência desleixada, com longos galhos apontando para todos os lados. Sem a poda de rejuvenescimento, qualquer planta de jardim deixará de crescer. Uma copa densa e sem desbaste pode levar a doenças fúngicas perigosas. Muitos brotos fracos e doentes aparecerão, e a frutificação poderá cessar.
Por que é necessário podar um damasqueiro?
Durante o processo de poda do damasqueiro, os jardineiros:
- Forme uma copa bem cuidada. A árvore ficará bonita e saudável. Todos os ramos longos e salientes devem ser removidos;
- Rejuvenescer os ramos: se a copa for muito densa, os ramos internos morrem e a planta começa a envelhecer rapidamente;
- Aumentar o número e o tamanho dos frutos;
- Para evitar que os ramos se quebrem. Os damasqueiros são pesados. Se os ramos forem fracos, podem quebrar sob o próprio peso.
Quando um evento deve ser realizado?
Jardineiros iniciantes costumam perguntar: "Quando devo podar meu damasqueiro, na primavera ou no outono?" Isso deve ser feito na época certa: no verão, no outono e na primavera.
É importante considerar o momento e o ritmo do fluxo de seiva na árvore. Durante o procedimento, o fluxo de seiva deve ser mínimo. A melhor época para este procedimento é o início da primavera ou o final do outono. Uma poda leve é feita em meados do verão para fins estéticos.
A manutenção começa no primeiro ano da planta. Na primavera, a copa é podada para estimular o crescimento dos frutos. No outono, a manutenção é feita para fins sanitários, enquanto a manutenção de verão promove o rejuvenescimento.
Você também pode se interessar por:Características da poda de outono do damasqueiro
Durante os cuidados de outono com as árvores, removem-se os ramos doentes. Os jardineiros também restabelecem o equilíbrio entre os ramos frutíferos e os ramos folhosos. Todos os ramos frutíferos são podados em um terço.
Não pode os ramos no outono se estiver chovendo ou frio. Escolha um dia agradável e prepare a planta para o inverno que se aproxima. Remover os ramos fracos logo no início estimulará o surgimento de novos. Na primavera, os primeiros botões de frutos se formarão nos ramos jovens.
Tipos de poda de árvores
Para jardineiros iniciantes, existem muitos vídeos online que demonstram procedimentos de poda. Existem vários tipos diferentes:
- a fim de regular o equilíbrio entre o desenvolvimento dos ramos e a frutificação;
- Para dar à coroa um formato definido. Este procedimento promove o desenvolvimento e crescimento ativos;
- com o objetivo de rejuvenescimento. Árvores maduras crescem melhor e produzem novos brotos.
A poda sanitária já foi mencionada. Ela geralmente é realizada na primavera, no outono e conforme a necessidade.
Quais ferramentas são necessárias para o trabalho?
Cuidar de qualquer plantação é impossível sem as seguintes ferramentas:
- serras;
- tesouras de poda;
- faca para trabalhos de jardinagem;
- Pedra de amolar para afiar ferramentas;
- barbante (que serve de suporte para os galhos);
- Terreno de jardim (para cicatrização de feridas após o procedimento).
Todas as ferramentas são cuidadosamente afiadas. Para afiar uma faca de jardim, utilize uma pedra de amolar umedecida. Isso removerá o excesso de limalha de ferro. Após a afiação, as ferramentas são testadas para garantir o funcionamento correto. As tesouras de poda são ajustadas apertando a porca. Se a empunhadura estiver muito apertada, afrouxe a porca; se estiver muito frouxa, aperte-a.
Antes de começar o trabalho, posicione todos os dentes da serra de lado, inclinando-os alternadamente para a esquerda e para a direita. O ângulo da curvatura deve ser uniforme. A parte afiada dos dentes deve apontar para dentro.
Circuitos simples
O encurtamento dos ramos com o objetivo de formar a copa é feito já no primeiro ano de vida das culturas de hortaliças. Esquema geral para a poda de árvores de jardim. A planta apresenta a seguinte aparência: restam 6 ou 7 ramos fortes, espaçados entre 30 a 40 cm.
Encurtando os galhos de um damasqueiro de um ano de idade.
Após o plantio, a muda se assemelha a um galho fino e curto, mas já precisa de poda. Uma jovem árvore de damasco pode ser podada corretamente encurtando seu tronco em 10 ou 15 cm. Isso estimulará o crescimento de seus brotos laterais. Se a muda não foi podada após o plantio, seu tronco deve ser encurtado no outono seguinte. Sem esse procedimento, os ramos laterais crescerão muito lentamente e a colheita demorará muito para chegar.
Ao podar os brotos, tome cuidado para não danificar os botões. O corte deve ser feito em um ângulo de 45 graus, com o botão superior como foco.
Poda de árvores de 2 e 3 anos no outono
Se a primeira poda for feita corretamente, a árvore produzirá de 3 a 4 ramos laterais no ano seguinte. Com a chegada do outono, estes são encurtados em 10 a 15 cm. Isso estimulará a ramificação. O segredo é encurtar os ramos antes da chegada do frio. A árvore precisa formar novas gemas e conservar sua força para sobreviver ao inverno em segurança.
Se a copa ficar muito densa, corte parcialmente os ramos, deixando apenas um anel. Remova também:
- brotos finos;
- chicotes que formam um ângulo agudo com o tronco.
O formato ideal para uma coroa é o de camada única. Se você conseguir moldá-la em uma única camada, o trabalho posterior será muito mais fácil.
No terceiro ano de vida da planta, todos os ramos principais produzirão novos brotos e a copa assumirá uma forma esférica. Posteriormente, de três a cinco brotos laterais são deixados em cada ramo principal, encurtados em 20 cm. Os brotos em excesso são podados rente ao anel.
Você também pode se interessar por:Como podar damasqueiros adultos
Antes de podar um damasqueiro adulto, é importante determinar quais ramos podem ser mantidos e quais estão prejudicando seu crescimento. Isso pode parecer difícil para um jardineiro inexperiente, mas com prática, não deve levar mais de 2 a 3 horas.
Como sempre, remova os brotos mortos e doentes, especialmente aqueles que crescem para dentro, sufocando a copa. Além disso, pode os brotos que se destacam na aparência geral e comprometem a bela forma da planta.
Quando o tronco atingir a altura desejada, deve ser podado, deixando apenas um ramo. Isso garantirá que a copa permaneça com o formato perfeito e que qualquer parte da árvore possa ser facilmente alcançada com uma escada. É melhor não deixar a copa ficar muito densa, caso contrário, será difícil acessar a árvore por qualquer direção.
Árvores que são podadas regularmente sempre têm uma aparência saudável e toleram bem a poda. Para melhores resultados, isso deve ser feito três vezes ao ano.
Podando um velho damasqueiro
Às vezes, alguém herda um antigo pomar de damascos ou compra uma casa de veraneio ou uma casa de campo com árvores anexas. Se o proprietário decidir cultivar a floresta antiga, vários fatores devem ser considerados:
- Os ramos frutíferos não vivem muito tempo: de 2 a 3 anos. Após esse período, são colhidos;
- A maioria dos brotos precisará ser podada. Isso inclui brotos secos, aqueles afetados por fungos e aqueles que estão crescendo transversalmente e congestionando a copa. Brotos com casca rachada também devem ser removidos;
- Após a "limpeza" da árvore, duas camadas de galhos saudáveis são deixadas nela. Cada camada deve conter de 5 a 7 galhos. É necessário remover pequenos brotos e podar as pontas;
- Após o procedimento, trate as áreas cortadas com piche para jardim e fertilize as árvores mais velhas com adubo mineral. Isso as ajudará a sobreviver ao estresse.
Após podas extensivas, os damasqueiros antigos só darão frutos depois de 2 ou 3 anos. Durante esse período, é preciso ter cuidado com a árvore, podando os galhos regularmente.
Cuidados pós-procedimento da cultura
Após o procedimento, todas as áreas cortadas são tratadas com piche para jardim. Se a ferida for grande, ela é desinfetada com sulfato de cobre. Como as árvores precisam se recuperar após o procedimento, elas são constantemente adubadas com fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e matéria orgânica.
A poda dos galhos pode parecer difícil no início, mas com o tempo, o jardineiro adquire experiência. Com podas regulares, o damasqueiro irá lhe presentear com frutos maduros todos os anos.

Como plantar damascos no outono: instruções passo a passo, plantio e cuidados, época ideal.
Como podar damasqueiros no outono para garantir uma boa colheita: época ideal e características da poda de outono.
Um esquema universal para a poda de damasqueiros no outono.
Elena
Conselhos muito úteis - obrigado.