Como plantar damascos no outono: instruções passo a passo, plantio e cuidados, época ideal.

Damasco

O plantio adequado de damascos no outono exige a seleção de uma variedade resistente ao inverno. O plantio começa 1,5 meses antes da chegada do frio. O período exato varia conforme a região; por exemplo, em climas temperados, o plantio deve começar no máximo no início de setembro.

Escolher o local certo ajudará a obter uma boa colheita. Os damascos precisam de sol pleno. A terceira regra é plantá-los em um local seco. Quanto menor a probabilidade de acúmulo de umidade perto das raízes da fruta, mais rápido a árvore crescerá. A quarta regra é evitar o plantio de damascos em solos arenosos ou argilosos. Recomenda-se plantar as mudas em solo franco.

Selecionando material de plantio

Antes de plantar damasqueiros em seu terreno, o jardineiro vai ao viveiro. Lá encontram-se mudas jovens e bem cuidadas. Apesar das garantias dos funcionários do viveiro, eles inspecionam as mudas:

  • Examine o sistema radicular - não deve haver vestígios de raízes rompidas;
  • É feito um pequeno corte na casca - deve haver madeira branca por baixo;
  • Não deve haver nenhum crescimento estranho na casca;
  • Não devem existir vestígios de danos mecânicos na casca.

Na zona intermediária, são escolhidas variedades de maturação precoce.

Variedades para cultivo em diferentes zonas climáticas
Zona intermediária Sibéria Ural
"Varangiano" Sayansky Khabarovsk
Alyosha "Aurora boreal" "Amur"
A Condessa Monte Abakan Serafim
Veludo preto

 

 

 

 

 

 

"Aquário"
Lel

Os moradores das latitudes mais ao sul plantam damasqueiros em seus terrenos sem qualquer restrição de escolha.

Observação!
Uma muda comprada com torrão de terra tem maior probabilidade de criar raízes.

Preparo do solo

Uma composição adequada do solo aumentará as chances de germinação das mudas de damasco. Prepare o solo 21 dias antes do plantio. A profundidade mínima é de 2 cm além do sistema radicular da muda selecionada. Em climas temperados, essa profundidade varia de 70 a 80 cm. Após cavar a cova, fertilize-a com um adubo orgânico em camadas. Fertilize os damasqueiros no outono utilizando a seguinte receita:

  • 2 baldes de húmus;
  • 500 g de sulfato de potássio;
  • 600 g de superfosfato.

Os componentes são misturados com a terra. A mistura preparada é despejada na cova preparada. Ela é deixada nesse estado até o plantio. A terra se acomodará em até 18 dias.

Etapas do plantio

Após escolher os melhores dias para o plantio, prepare a muda. Coloque a muda comprada em um recipiente com água por 10 horas. Um pequeno truque ajudará a aumentar as chances de um plantio bem-sucedido. Prepare uma pasta. Para isso, você precisará de um balde de argila e meio balde de verbasco. Adicione água até que a mistura fique com a consistência de creme de leite. Mergulhe o rizoma na solução preparada. O próximo passo é cobrir o rizoma com a terra preparada. Plante as mudas preparadas com uma distância de 3 a 3,2 metros entre si. Se tudo for feito corretamente, o caroço de damasco ficará pequeno.

Cobertura morta e rega

A primeira rega é feita antes da formação dos frutos. Na maioria dos climas, isso ocorre em abril. A segunda rega ocorre no pico do crescimento (maio). A terceira rega ocorre 14 dias antes do início da maturação dos frutos, em julho. O próximo passo é a cobertura morta, que é feita 12 e 24 meses após o plantio.

Observação!
 A quantidade de água necessária é de 5 baldes por árvore.

Como fertilizar

Os fertilizantes nitrogenados são um alimento preferido pelas árvores frutíferas de caroço, que os toleram bem. A aplicação anual de fertilizante nitrogenado por metro quadrado de plantio deve ser de 30 gramas. O fertilizante deve ser aplicado estritamente próximo ao tronco da árvore. Não exceda a dosagem recomendada. Isso não afetará a taxa de crescimento, mas aumentará exponencialmente as chances de perda da árvore. Botânicos desenvolveram instruções passo a passo para a fertilização:

  • A fertilização orgânica é realizada uma vez a cada 3 anos;
  • Solos altamente ácidos recebem cálcio - 500 g por 1 m2;
  • Assim que a árvore começa a dar frutos, adicionam-se nitrato de amônio, superfosfato e sal de potássio a cada 7 meses.

A proporção recomendada é 4:1:3.

Cuidados pós-plantio

Fortalecer o tronco e os galhos é uma prioridade para jardineiros em climas temperados ou na Sibéria. Regiões com grandes variações de temperatura entre a primavera e o inverno costumam aplicar uma camada de cal no tronco e nos galhos. Adicione uma colher de chá de sulfato de cobre a uma mistura padrão comprada em lojas especializadas. As instruções recomendam aplicar a cal quando as temperaturas estiverem estáveis. A segunda regra é que a estação chuvosa já deve ter terminado.

Controle de pragas

Os ramos de abeto podem ajudar a reduzir a atratividade das áreas verdes para os roedores. Eles podem ser amarrados ao tronco. Ao plantar damasqueiros no outono, os jardineiros os tratam com uma combinação de pesticidas. A calda bordalesa e o sulfato de cobre são dois tratamentos eficazes que repelem pragas e doenças.

Observação!
O zircão e a ecoberina reforçam as defesas dos espaços verdes. O tratamento é realizado a cada 21 dias.

Proteção térmica

Assim que a neve se acumular permanentemente, o ideal é compactá-la ao redor do tronco da árvore. Assim que houver qualquer sinal de degelo, mesmo que temporário, a neve derretida deve ser removida imediatamente do tronco.

Realizando a poda de outono

Após o plantio de damasqueiros no outono, os jardineiros removem os galhos mortos e danificados. Este procedimento é essencial, caso contrário, as mudas não sobreviverão ao inverno. Devem ser removidos os galhos maiores, com atenção especial à copa da árvore. A poda não deve ser muito densa. A poda de manutenção é realizada 12 meses após o plantio.

Realizando a poda de primavera

Os damasqueiros são podados no início do outono. Ou na primavera, por dois motivos. O primeiro é fortalecer as mudas para o inverno que se aproxima. O segundo é acelerar o crescimento. Este último motivo é relevante para a poda de primavera, que estimula a produção de frutos. Os damasqueiros produzem mais frutos na primavera se os galhos fracos e grandes forem removidos prontamente. Assim que o jardineiro perceber que um ou mais galhos estão secando, eles devem ser removidos. Caso contrário, a planta desperdiçará nutrientes sustentando as partes não viáveis.

A segunda regra é que a copa não deve ser excessivamente grande. Damasqueiros na região de Moscou e na Sibéria desenvolvem-se lentamente se suas copas forem muito densas e pesadas. As seguintes recomendações ajudarão a minimizar a probabilidade de erros:

  • Identificar rebentos com gemas reprodutivas - esses rebentos não têm mais de 1 ano de idade;
  • Se o ramo parou de crescer, realiza-se uma poda de rejuvenescimento;
  • É permitido cortar os rebentos que tenham mais de 30 cm de comprimento;
  • Para formar a copa, são deixados até 8 ramos;
  • Uma distância de 35 cm é mantida entre os ramos na copa.
Observação!
Após a poda, a maior quantidade de frutos aparecerá nos ramos com pelo menos 2,5 anos de idade. Os jardineiros devem lembrar que é impossível cultivar damascos sem poda de primavera, mas não devem exagerar nesse aspecto.

Regras para o replantio no outono

Antes de plantar damascos no outono, o jardineiro deve lembrar-se desta regra: esta fruta de caroço não tolera o transplante. Caso este procedimento seja necessário, as seguintes instruções ajudarão a evitar erros:

  • Somente damasqueiros jovens podem ser replantados;
  • A manipulação é realizada no outono, antes da chegada do tempo frio;
  • É proibido replantar um damasqueiro adulto se ele tiver mais de 5 anos de idade;
  • É aconselhável preservar o torrão de raízes ao replantar – ele contém fertilizante;
  • Assim que a muda é retirada do solo, o torrão de raízes é temporariamente coberto com juta;
  • Só é permitido removê-lo antes de o colocar num novo buraco.

Após a manipulação, a muda é enterrada. O colo da raiz deve ficar de 5 a 6 cm acima do nível do solo.

Preparando-se para o inverno

Plantar um jardim corretamente é metade da batalha. Ele precisa ser protegido do frio. Uma "cobertura de pele" ajudará a minimizar o choque térmico. Ela é feita de feltro para telhados e papel alcatroado. O tronco é coberto com o material e fixado com arame. A segunda regra é a calagem. Isso não só protegerá contra pragas, como também deve ser aplicado imediatamente após o término da frutificação.

Recomendações de botânicos

A maioria dos problemas surge durante os dois primeiros anos de vida de uma árvore. Os jardineiros devem garantir níveis adequados de umidade, evitar choques térmicos e pragas. Até o início dos trabalhos de campo na primavera, a área do tronco da árvore deve ser mantida em perfeitas condições. Outras recomendações incluem:

  • A cada 4 semanas, afofe o solo até uma profundidade de 8 cm;
  • Use apenas cobertura morta orgânica;
  • garantir que a planta não produza um número excessivo de frutos;
  • Proporção recomendada de folhas para frutos: 1:20.
Observação!
Quanto mais cedo você começar a tratar uma árvore contra doenças, maior será a chance de salvar a colheita.

Na região de Moscou, o plantio de damasqueiros em canteiros geralmente ocorre entre o início e meados de setembro. Em outras zonas climáticas, as condições meteorológicas devem ser levadas em consideração. O local deve ser cuidadosamente planejado com antecedência, evitando o acúmulo de água. Caso necessário, o damasqueiro pode ser replantado. O único requisito é que a muda não tenha mais de cinco anos. Árvores frutíferas são mais suscetíveis a influências externas durante os dois primeiros anos de vida. Antes do plantio, jardineiros iniciantes devem revisar os procedimentos necessários, como cobertura, rega, adubação e manutenção do solo.

plantio de damascos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates