A maioria das variedades de rosas não está adaptada a invernos rigorosos, mas existem espécies que podem suportar climas severos, embora necessitem da ajuda de um jardineiro.
As rosas precisam de poda?
A poda de roseiras no outono é necessária por vários motivos. A poda garante:
- Uma profusão de rosas florescerá no próximo ano;
- hibernação completa do arbusto sem numerosos brotos que o enfraqueçam durante o inverno;
- conferindo ao arbusto uma aparência compacta para proporcionar abrigo mais conveniente durante o inverno;
- Facilitar a tarefa das raízes em fornecer nutrientes aos brotos;
- Remoção de ramos fracos e doentes com botões murchos e pragas que neles se instalaram;
- rejuvenescimento de plantas;
- O arbusto adquire, então, uma bela aparência.
Se você não podar as roseiras, a parte superior pode morrer com a idade, e os brotos das raízes que não forem removidos a tempo preencherão o centro e deixarão o arbusto com uma aparência desleixada.
Regras básicas de poda
É costume deixar no máximo sete brotos em um arbusto durante o inverno. O processo de remoção e encurtamento dos caules começa quando a temperatura externa atinge um patamar estável em torno de -2 graus Celsius. Em climas temperados, isso ocorre no final de outubro ou início de novembro.
Ferramentas de poda
A principal ferramenta para desbastar arbustos é a tesoura de poda, mas jardineiros experientes também usam uma faca afiada. Uma serra manual pode ser necessária para cortar galhos grossos com mais de 2,5 cm de diâmetro.
Preparando para a poda
Até o final de setembro:
- Pare de regar e afofar a terra sob as roseiras para retardar o crescimento dos brotos.
- Os botões florais tardios não devem ser podados para florescerem.
- Em caso de chuva forte, uma cobertura é estendida sobre o jardim de rosas.
- Os arbustos são amontoados a uma altura de 10 a 20 cm.
Técnica de poda
Como podar um ramo corretamente? Para começar, além de uma tesoura de poda, você precisará de: piche para jardim, luvas grossas para proteger as mãos dos espinhos e uma solução rosa de permanganato de potássio para desinfetar as ferramentas. Regras básicas:
- O corte é feito de 1 a 1,5 cm acima do botão, em um ângulo de 45 graus;
- O corte é feito em um único movimento, sem rebarbas;
- Não faça o corte acima de um broto voltado para dentro do arbusto.
A ferida do corte deve ser imediatamente selada com piche para jardim para evitar infecções e apodrecimento da planta. Após a poda, remova não apenas os galhos em excesso, mas também as folhas caídas e outros detritos ao redor das roseiras, que podem servir de abrigo para pragas durante o inverno. Após a poda, trate não apenas as plantas, mas também o solo ao redor delas com fungicidas.
Tipos de poda
Existem vários tipos de poda. São eles:
- Poda sanitária, na qual o arbusto é desbastado uniformemente para que um broto não faça sombra em outro.
- Um tratamento rejuvenescedor que deixa os tocos com 2 a 3 brotos cada. É usado em arbustos mais velhos.
Eles também produzem podar o arbusto no outono No plantio, os brotos são encurtados, deixando três gemas. Se o sistema radicular for exposto, as raízes também são encurtadas em 3 a 5 cm para estimular o crescimento de raízes laterais.
Os períodos de poda variam conforme a região.
A época de poda varia conforme a região. O outono na região de Leningrado é conhecido por suas chuvas e ventos. Um dia seco e ensolarado em meados de outubro é escolhido para podar os galhos e remover os brotos em excesso. Ferramentas de alta qualidade são essenciais para obter cortes precisos e uniformes nos arbustos. As feridas são tratadas imediatamente com piche de jardim ou polvilhadas com cinzas. Após algumas semanas, as plantas são cobertas com serragem, turfa ou outro material de cobertura.
Na Sibéria e nos Montes Urais, o inverno chega rapidamente e é caracterizado por quedas bruscas de temperatura. Portanto, rosas enxertadas em roseiras silvestres resistirão melhor às condições extremas dessas regiões. Uma poda leve dos ramos é feita no final de setembro, e as roseiras são cobertas após duas semanas.
Métodos de poda
No outono, faça uma poda leve para minimizar os danos à planta. Jardineiros iniciantes podem achar interessantes os diversos métodos de poda.
poda tradicional
Este método é adequado para podar todos os tipos de rosas. Remover:
- brotos radiculares jovens;
- brotos verdes;
- ramos fracos;
- caules secos;
- ramos com sinais visíveis de doença.
Após o desbaste, a planta apresenta de 5 a 7 brotos saudáveis que necessitam apenas de um pequeno encurtamento.
Poda severa
Isso envolve cortar o arbusto quase rente à base, deixando apenas alguns tocos com 2 a 3 brotos. Na primavera, brotos vigorosos se formam, florescendo de 1 a 1,5 meses mais tarde do que com uma poda leve.
Poda moderada
Ao utilizar este método, os caules são encurtados pela metade. Quatro a cinco gemas permanecem no caule. No verão seguinte, a planta produz caules longos adequados para corte, e os arbustos florescem um pouco mais tarde do que com a poda leve.
Você também pode se interessar por:Poda leve
Nesse caso, os caules da roseira são podados em 1/3, deixando até 10 botões. Esse método não é adequado para variedades de rosas de crescimento rápido. Em junho do ano seguinte, a roseira irá encantá-lo com flores abundantes, mas os galhos curtos que cresceram não permitirão a criação de um buquê.
Prós e contras da poda de outono
Os aspectos positivos da poda de ramos mais curtos no outono incluem:
- floração abundante;
- revitalização da mata;
- acúmulo de nutrientes pela planta;
- Sistema radicular forte.
As desvantagens aparecerão nos seguintes casos:
- se o encurtamento dos brotos ocorreu desde o início de agosto e os brotos verdes congelaram;
- Após as geadas, o calor retornou e os botões começaram a crescer.
Métodos de poda para diferentes variedades de rosas
A floração abundante das rosas é garantida por diferentes métodos de poda, que variam dependendo da variedade da planta.
Como podar uma roseira trepadeira para o inverno
Muitos jardineiros têm uma dúvida: é necessário? Apare os brotos das plantas trepadeiras. rosas antes de cobri-las para o inverno?
As rosas trepadeiras podem ser divididas em dois grupos: as de floração única e as de floração repetida. Os métodos de poda dos caules diferem para cada grupo. Para as rosas trepadeiras, deixam-se de 3 a 4 brotos de substituição no outono, e os caules murchos e secos são podados. Para as rosas de flores grandes, os caules são encurtados em 1/3. Os cortes são então tratados com breu ou cinzas.
Antes de retirar as roseiras do suporte, o solo é coberto com ramos de abeto ou uma tábua de madeira é colocada sobre ele. As roseiras são então posicionadas sobre o substrato e cobertas com ramos de abeto, feltro para telhado e, por fim, com terra ou areia.
Como podar uma roseira floribunda
As variedades de rosas Floribunda são o resultado do cruzamento repetido de diferentes variedades de rosas. Elas produzem arbustos de tamanhos variados, de grandes a compactos. Florescem com flores simples, semidobradas e dobradas. As rosas Floribunda são recomendadas para jardineiros inexperientes na criação de cercas vivas, pois encantam com sua floração duradoura.
As rosas floribundas necessitam de poda para rejuvenescimento. Tanto a poda drástica quanto a moderada são baseadas na capacidade deste grupo de se recuperar rapidamente e produzir brotos com hastes florais a partir da base do arbusto. No entanto, a poda drástica é mais adequada para a primavera. No outono, todos os ramos doentes, secos e imaturos são removidos, deixando-se apenas alguns dos mais fortes, que são podados a uma altura de cerca de 50 cm. A poda leve não é recomendada para essas variedades.
Como podar variedades de plantas rasteiras
Popularmente conhecidas como rosas-tapete, elas formam um tapete de flores. São muito utilizadas no paisagismo. Podem ser cultivadas sem poda, mas podar as rosas rasteiras no outono aumenta a floração na temporada seguinte e dá ao arbusto uma forma mais decorativa. Aqui estão as instruções passo a passo:
- O corte é feito em um ângulo de 45 graus, 0,5-1 cm acima do botão;
- O botão deve ficar na parte externa, o corte deve ser feito no sentido oposto a ele, e não em direção a ele;
- Os ramos verdes, secos e doentes são cortados com tesouras de poda afiadas;
- Caules fortes são encurtados em 15-20 cm.
As feridas são tratadas com um desinfetante.
Como podar roseiras arbustivas em parques.
As roseiras arbustivas de parque são um belo complemento para qualquer parque ou jardim. Elas crescem até 1,5 m de altura e florescem continuamente durante um mês. No outono, as folhas são removidas dos arbustos e da parte inferior deles. As roseiras arbustivas menores são podadas a 10 cm, removendo as flores, enquanto as maiores são podadas a 30 cm.
Como podar variedades híbridas de chá
Essas variedades foram desenvolvidas por meio de cruzamentos seletivos em meados do século XIX. São apreciadas por jardineiros devido à variedade de cores, tamanho das flores e resistência a variações de temperatura. Essas variedades são adequadas para flores de corte, produzindo uma flor por haste. A poda das rosas híbridas de chá no inverno é feita para facilitar a proteção durante a estação fria. O encurtamento dos ramos é moderado ou leve, já que a poda principal será feita na primavera para remover os ramos congelados e danificados.
Como podar rosas prímulas
Essas variedades são resultado de cruzamentos seletivos. Seus pais são a rosa-do-chá chinesa e a rosa-anã japonesa. As rosas Polyanthus são arbustos de porte baixo, com aproximadamente 50 a 70 cm de altura. São utilizadas como bordaduras em canteiros e para criar arranjos florais em grupo. A poda das rosas Polyanthus deve ser feita da seguinte forma:
- Remova os brotos doentes e jovens;
- Para variedades com flores pequenas, devem ser deixados 2 a 3 botões em caules fortes e 1 a 2 em caules fracos para o inverno;
- Para flores com flores grandes, remove-se 1/3 dos ramos maduros do ano corrente; para os mais velhos, realiza-se uma poda leve.
Como podar rosas miniatura
Esses grupos de rosas requerem menos poda. Antes de entrar em hibernação Ramos doentes e verdes, flores e inflorescências secas são removidos dos arbustos.
Como podar roseiras de haste alta
As rosas de haste longa são criadas por enxertia em rosas silvestres. Rosas híbridas de chá, floribundas, trepadeiras e rasteiras são usadas como material de enxertia. No primeiro ano após o plantio, os ramos floríferos são podados no outono, removendo-se qualquer broto novo verde. Nos anos subsequentes, a poda segue o padrão de poda da variedade enxertada.
Qual a melhor época para podar as roseiras: na primavera ou no outono?
A poda de galhos pode ser feita em ambas as estações. No outono, realiza-se uma poda corretiva suave, enquanto na primavera o procedimento é mais drástico. Todas as roseiras são inspecionadas no início da primavera. Os galhos mortos são completamente removidos ou cortados até atingir o tecido saudável.
Cuidados após a poda
Duas semanas após a poda, as plantas são adubadas com fósforo e potássio para que ganhem força e resistam ao rigoroso inverno. Os arbustos não precisam ser regados; gradualmente, entram em dormência.
Os roseirais devem ser cobertos quando as temperaturas atingirem -5 graus Celsius. Folhas de carvalho, ramos de abeto, serragem e turfa podem ser usados como materiais de cobertura. Arbustos pequenos podem ser cobertos com arcos e revestidos com lutrasil ou spunbond.
Você precisa remover as folhas se elas ainda não tiverem caído.
Alguns cultivadores de rosas se opõem categoricamente à remoção forçada de folhas, acreditando que esse procedimento enfraquece a planta e que as rosas sem folhagem não acumulam o conjunto necessário de microelementos para sobreviver ao inverno.
Armazenar as mudas até a primavera.
Ao podar um arbusto, é necessário remover não apenas os ramos fracos e doentes, mas também os caules saudáveis caso o arbusto fique muito denso, os quais poderão ser utilizados posteriormente para o cultivo de uma nova variedade. Existem diversas maneiras de armazenar estacas durante o inverno:
- Armazenamento em musgo. Estacas com aproximadamente 12-15 cm de comprimento e 2-3 gemas são mergulhadas em uma solução estimulante de enraizamento. Musgo esfagno, previamente tratado com fitosporina, é disposto sobre jornal, seguido pelas estacas e, por fim, mais musgo por cima. Envolva-as em jornal ou saco plástico e guarde em local fresco até a chegada do clima mais quente. Pode ser na prateleira da geladeira ou no porão.
- Você pode conservar as estacas até a primavera enraizando-as em tubérculos de batata. A planta se desenvolverá rapidamente, recebendo os nutrientes necessários da batata. Para isso, selecione um tubérculo saudável de tamanho médio, remova os brotos e desinfete-o com permanganato de potássio. Mergulhe as pontas das estacas na mesma solução por um tempo. Faça furos nos tubérculos do tamanho dos ramos e insira-os. O próprio tubérculo é plantado em um vaso com terra, cobrindo a planta com um vaso até que a estaca esteja completamente enraizada.
- Os ramos cortados são armazenados junto com o arbusto, que é coberto durante o inverno.
Nenhum dos métodos garante 100% de sobrevivência, mas com dedicação e experiência, é possível propagar diferentes variedades a partir de estacas.
A roseira é uma planta caprichosa e delicada que, com os devidos cuidados e atenção, recompensará você com uma aparência decorativa, flores perfumadas e belas flores.

Rosas: Variedades e Tipos, Fotos com Nomes e Descrições
Como regar rosas para que floresçam abundantemente
Como cuidar de uma roseira em vaso em casa após a compra.
Mistura de rosas Cordana: cuidados em casa após a compra e pode ser plantada ao ar livre?