O inverno é um teste rigoroso para a beleza perfumada da rosa. Em nosso clima, as flutuações de temperatura são frequentes, e essas flores sensíveis sempre reagem a elas.A poda de roseiras trepadeiras no outono é um procedimento necessário que deve ser realizado corretamente e em tempo oportuno.
Características das rosas trepadeiras
As rosas trepadeiras dividem-se em três grupos principais:
- Trepadeiras. Seus ramos são flexíveis e verdes, e as inflorescências são pequenas, com pétalas duplas. As flores surgem nos ramos do ano anterior. Trepadeiras conhecidas incluem Santana, Laguna e Flame Dance.
- Variedades híbridas. Foram criadas através do cruzamento de rosas de floração contínua e rosas arbustivas. Os ramos híbridos são fortes e resistentes, tornando-se lenhosos com o tempo. As flores são grandes, agrupadas em racemos. Essas inflorescências podem ser vistas em qualquer ramo, independentemente do ano de crescimento. As rosas híbridas incluem rosas do viveiro Wilhelm Kordes, bem como as variedades Sympathy, Polka e Uetersen.
- Rosas mutantes ou arbustivas (rosas trepadeiras). Elas crescem rapidamente, transformando-se em um arbusto pitoresco. Variedades populares na Rússia incluem Zolotoy Parfum, Mir, Aloha e Elf Rose.
A necessidade de procedimento de poda
Alguns jardineiros acreditam que a poda de roseiras trepadeiras no inverno é desnecessária. Se os arbustos estiverem muito densos, não receberão luz suficiente. O desbaste regular dos arbustos aumenta sua vida útil e previne doenças. As roseiras trepadeiras são podadas no segundo ano após o plantio das mudas jovens.
Existem muitos motivos pelos quais você precisa podar suas roseiras:
- o arbusto adquire uma forma bem cuidada;
- O procedimento rejuvenesce a planta;
- Ao desbastar a roseira, permite-se a entrada de mais luz e ar. Isso garante aquecimento e ventilação uniformes para a roseira;
- Os brotos crescem e se multiplicam melhor;
- As doenças não chegam ao mato;
- As raízes das rosas ficam mais fortes, e os botões tornam-se mais viçosos e maiores;
- Chicotes longos são mais leves. cobertura para o inverno.
Existem fatores mais do que suficientes a favor deste procedimento. Ele tem apenas uma desvantagem: um aumento repentino da temperatura do ar no outono pode despertar botões dormentes. Se isso acontecer, os botões não resistirão ao frio subsequente e morrerão.
Ferramentas de poda
Ferramentas de jardinagem ajudarão você a podar rosas trepadeiras corretamente:
- tesoura e faca;
- tesouras de poda;
- ancinho;
- Luvas grossas e resistentes.
É necessário usar luvas para proteger as mãos dos espinhos. Um ancinho é usado para remover os galhos cortados do chão.
Dicas para realizar o procedimento
Antes do procedimento, todas as ferramentas devem ser limpas de ferrugem e afiadas cuidadosamente. Os cortes nas trepadeiras não devem ser irregulares, pois isso prejudicará o arbusto e retardará seu crescimento. As ferramentas são desinfetadas com permanganato de potássio para evitar que esporos de fungos perigosos entrem nas áreas cortadas. Cada corte é tratado com uma solução preventiva. Esta pode incluir permanganato de potássio, sulfato de cobre, cinzas de madeira, carvão ativado ou piche de jardim.
Quando podar
Ao podar roseiras trepadeiras, é preciso saber que os cuidados no outono são essenciais. Preparando-se para o invernoO procedimento deve ser realizado prontamente, antes da chegada da geada ou do frio, em tempo seco e ensolarado. A melhor época para a poda é na segunda quinzena de outubro ou novembro. O período pode ser ajustado dependendo das condições climáticas regionais. Antes da poda, monitore a temperatura noturna por alguns dias. Ela não deve subir acima de -5°C (21°F) para evitar que a poda estimule o crescimento do arbusto.
Tipos de poda de outono
https://youtu.be/46UZilz04tU
A poda de outono das roseiras trepadeiras pode ser feita da seguinte forma:
- luz (longa);
- média (moderada);
- radical (curto);
- misturado.
Na poda leve, os ramos são aparados delicadamente a partir do topo. É assim que se tratam as variedades rasteiras, bem como as mais antigas. rosas inglesasDurante esse procedimento, aproximadamente 10 gemas são deixadas no ramo. Na poda média, os ramos são encurtados em 50%. Esse procedimento é adequado para qualquer arbusto híbrido de chá.
A poda curta é a mais radical de todas. Os ramos são cortados rente à base, deixando no máximo duas gemas. Este é o método usado para roseiras trepadeiras que cresceram demais. Esta técnica combinada incorpora elementos de vários procedimentos diferentes.
Qualquer manipulação deve ser feita com os galhos ligeiramente inclinados. Essa inclinação permite que a umidade escorra livremente, sem ficar retida. Isso ajuda a prevenir o apodrecimento e infecções nos locais dos cortes.
Regras gerais para poda
Antes de cortar rosas no outonoOs jardineiros preparam-se cuidadosamente para isto. Aplicam-se fertilizantes nitrogenados no verão (em junho). A última porção de fertilizante de outono é aplicada na segunda quinzena de setembro. Também param de cortar as flores dos arbustos para evitar o aparecimento de novas.
Antes do procedimento, você precisa encontrar o ramo mais velho. É fácil distingui-lo dos brotos jovens. Ele é grosso, com casca seca e ramificações laterais. O ângulo de corte deve ser de 45 graus, a 5 mm da gema. Todas as flores e As folhas precisam ser removidas.Para evitar que o arbusto apodreça, use uma serra de arco para remover os brotos doentes, grossos e secos. O ideal é cortá-los em direção à gema externa: isso impedirá que o arbusto fique denso e facilitará o desbaste.
Métodos de poda de outono para diferentes variedades de rosas.
Nas roseiras de floração contínua, os botões encontram-se nos ramos que cresceram este ano. As floribundas são submetidas a uma poda combinada. Os ramos são cortados, deixando cerca de 10 botões. Isto é necessário para uma floração precoce. Outros ramos podem ser podados, deixando de três a cinco botões. Este método estimula o surgimento de novos ramos que florescerão mais tarde.
Um arbusto de polianto deve normalmente ter de 7 a 8 ramos principais. Os ramos em excesso devem ser removidos através de um cuidadoso desbaste no centro do arbusto. Isso dará à polianto uma forma esférica perfeita. O ramo principal é encurtado em um terço, deixando de 1 a 2 gemas no novo crescimento.
As rosas miniatura são fáceis de cuidar. Para criar simetria, deixe de 5 a 7 botões em cada ramo. No caso das rosas de parque, remova os ramos doentes e mortos no outono e, ao podar o arbusto, corte os ramos principais a 15 cm.
Ao podar roseiras trepadeiras, lembre-se de que existem duas variedades. As roseiras trepadeiras de flores pequenas têm ramos longos e finos. Como não florescem novamente, o ideal é podá-las rente ao solo. Em vez de uma poda radical, você pode simplesmente remover galhos quebrados, flores secas e folhas. Isso é recomendado se o arbusto ainda não estiver muito grande.
A segunda variedade de rosa trepadeira é a trepadeira-de-folhas-largas. As trepadeiras têm ramos muito mais grossos e curtos, podendo atingir até 2,5 metros de comprimento. Ao contrário das rosas sarmentosas, elas podem produzir novas flores nos ramos do ano anterior. Os brotos fracos são removidos, deixando-se apenas os que têm menos de quatro anos.
Nas variedades semi-trepadoras, os ramos de um ano são encurtados em um terço. Deixa-se de um a dois gomos nos ramos de dois anos. Nos híbridos padrão, cada ramo é encurtado em 3 a 5 gomos, com os ramos laterais também podados rente ao solo. Deixa-se um espaço no centro do tronco. Existe uma variedade de árvores padrão com copa pendente. Nessas, todos os ramos do ano anterior são removidos, deixando apenas os novos. Se os ramos novos forem poucos, escolhem-se os simétricos do ano anterior. Os ramos laterais destes são cortados, deixando apenas três gomos.
Para arbustos rasteiros, remova todos os ramos que floresceram. Deixe os brotos próximos às raízes. Dobre-os levemente em direção ao solo e prenda-os. Esse método estimula a formação de novos botões. Eles florescerão abundantemente na primavera.
Ações a serem tomadas após a poda de outono das roseiras trepadeiras.
As rosas precisam não só de ser podadas, mas também cobertura para o invernoExistem muitas variedades resistentes à geada, mas todas sofrem com as flutuações de temperatura. Assim que o termômetro cai para -5°C, os galhos do arbusto são levemente torcidos, curvando-os em direção ao solo, e cobertos por uma estrutura arqueada. Essa estrutura é então coberta com um material denso que retém o calor e repele a umidade. Polietileno durável ou tecido não tecido são usados para esse fim.
Ao dobrar os galhos em direção ao chão, não o faça bruscamente. Com o tempo, eles se dobrarão naturalmente. Antes de cobrir o arbusto, inspecione-o cuidadosamente por completo. Pode haver feridas ou pequenas rachaduras. Trate-as com agentes antifúngicos.
Aparar rosas diante do abrigo A poda de inverno é uma medida necessária. Ela ajudará a proteger o arbusto do frio e encantará seu dono com belas flores na primavera que se aproxima.

Rosas: Variedades e Tipos, Fotos com Nomes e Descrições
Como regar rosas para que floresçam abundantemente
Como cuidar de uma roseira em vaso em casa após a compra.
Mistura de rosas Cordana: cuidados em casa após a compra e pode ser plantada ao ar livre?