Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes

Fertilizantes e preparações

Para obter uma boa colheita da sua horta, você precisa fertilizar as plantas. Muitas vezes, isso é feito usar estercoMas prepará-lo antes de adicioná-lo ao canteiro ajudará a garantir o procedimento correto sem prejudicar as plantações. Os agricultores explicaram os detalhes desse processo, então não haverá complicações.

Preparar o estrume antes de aplicá-lo no solo.

Se um jardineiro dispõe de bastante adubo natural, este precisa ser preparado adequadamente desde o início. Isso não é surpreendente, já que esterco fresco não pode ser adicionado diretamente ao canteiro. Portanto, é necessário:

  1. Espalhe o esterco um pouco e observe-o. Se você conseguir ver uma leve fumaça a olho nu, significa que as bactérias aeróbicas começaram a agir. Elas ajudam a aquecer o esterco, elevando a temperatura dentro da pilha. Isso eliminará ervas daninhas e muitas bactérias patogênicas. No entanto, o processo de combustão só é possível na presença de ar e umidade. Portanto, o esterco deve ser revirado periodicamente, regado e coberto com palha por cerca de 10 dias.
  2. Após o esterco aquecer pela primeira vez, deve ser espalhado em uma camada mais fina (aproximadamente 20 cm) e coberto novamente. Nessa etapa, os agricultores recomendam regar o esterco novamente com resíduos orgânicos suplementados com biopreparações específicas. Isso promove a colonização de bactérias benéficas, aumentando sua quantidade.
  3. Após 30 a 45 dias, o esterco começará gradualmente a escurecer. Quando sua cor mudar de marrom-avermelhado e o odor desagradável característico desaparecer, estará pronto para uso. Nessa forma semi-compostada, é praticamente um fertilizante pronto para uso, adequado, por exemplo, para canteiros de jardim em climas ensolarados.

Na próxima época de plantio, estará completamente decomposto e se transformará em um excelente fertilizante para tomates.

Por que você não deve fertilizar seus canteiros com esterco fresco

O esterco fresco não deve ser adicionado ao solo, pois contém grandes quantidades de gases nocivos e seus compostos, como amônia, propano e outros. Essas substâncias podem ser detectadas pelo odor característico e, ao atingirem o solo, formam compostos tóxicos.

Atenção!
É possível saber se o esterco é fresco ou não pela sua cor: ele é marrom, e o feno ou a palha, que compõem a parte vegetal, estão inteiros e ainda não tiveram tempo de se decompor.

As toxinas destroem microrganismos e minhocas benéficos, portanto, este fertilizante não terá utilidade durante o primeiro ano de uso. As condições naturais certamente farão seu trabalho no segundo ano, e o esterco se decomporá de qualquer maneira. No entanto, nesta época de plantio, poderá causar surtos de doenças como a mancha parda e a requeima.

O esterco é um fertilizante eficaz para hortaliças. No entanto, também pode prejudicar as plantas, por isso precisa ser preparado antes da aplicação. Agricultores experientes podem ajudar nesse processo.

Como preparar o estrume para aplicação em canteiros de jardim.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates