O principal benefício dos fertilizantes orgânicos é que eles enriquecem o solo sem inibir a atividade vital da microflora do solo. Guano e todos os tipos de esterco — de vaca, cavalo e coelho — são usados para fertilização. Este último é um dos mais eficazes.
Contém quase tantos sais minerais quanto o esterco de cavalo, mas é muito mais denso, o que facilita o transporte. Pode ser aplicado em todas as culturas de jardim. Além disso, seu uso resolve um problema importante: o descarte de excrementos de animais de estimação.
Peculiaridades
Os coelhos alimentam-se exclusivamente de matéria vegetal, por isso as suas fezes estão isentas de compostos nocivos. O seu sistema enzimático produz uma secreção especial que decompõe o bolo alimentar no estômago e dissolve os restos vegetais no solo.
Composição do esterco por 1 kg:
- nitrogênio - 6 g;
- óxido de cálcio - 4 g;
- óxido de magnésio - 7 g;
- óxido de potássio - 6 g.
Quando aplicado, solta o solo, melhorando a drenagem e enriquecendo-o com nutrientes. Pode ser usado sem aração, pois não contém sementes. Pode ser aplicado anualmente durante toda a estação.
A composição é utilizada em estufas, áreas abertas, para o cultivo de hortaliças e forrageiras, flores e cogumelos. Em suma, é adequada para qualquer jardim ou propriedade rural.
Você também pode se interessar por:Desvantagens dos fertilizantes orgânicos
Se as dosagens recomendadas não forem respeitadas, grandes quantidades de metano se acumulam no solo, causando a queima das raízes das plantas. O excesso de amônia inibe a microflora benéfica responsável pelo processamento dos excrementos. Além disso, a criação de coelhos é demorada e cara, o que limita seu uso.
Coleta e armazenamento
O esterco deve ser recolhido diariamente. Para isso, são feitas aberturas no fundo das gaiolas ou instaladas telas. Em fazendas maiores, além de bandejas, também são instalados cochos sob as gaiolas dos animais para coletar os excrementos em um recipiente comum.
A qualidade do estrume depende das condições de armazenamento. O armazenamento de estrume pode ser fechado ou aberto, acima ou abaixo do solo, e utilizado como fossa de coleta ou pilha. O estrume não deve ser dividido em pequenas porções nem armazenado em recipientes separados.
Nesse caso, 40% do nitrogênio é perdido.
Para garantir que o fertilizante orgânico não perca suas propriedades benéficas:
- A água fervente não é usada para desinfecção - em altas temperaturas, as bactérias benéficas morrem e os minerais são eliminados pela lavagem;
- As baixas temperaturas também têm um efeito deprimente, por isso todo o trabalho deve ser concluído antes da chegada da geada;
- Evite usar recipientes de metal para armazenamento, pois a reação de oxidação inibe a atividade da microflora. Baldes ou bacias esmaltadas são uma exceção.
Você também pode se interessar por:Quando o esterco seca, sua eficácia é reduzida pela metade. Para restaurar suas propriedades benéficas, a matéria orgânica é umedecida.
Como produzir fertilizantes seguros
Se o solo necessitar de fertilização regular, prepare uma infusão. Para melhorar sua qualidade e fertilidade, deve-se criar composto ou húmus. No cultivo de flores, é preferível usar esterco seco.
Infusão
As fezes frescas são recolhidas em um barril ou recipiente grande, preenchendo-o até a metade. O espaço restante é preenchido com água e restos de plantas. O recipiente é deixado coberto por 7 a 10 dias, sendo a mistura mexida diariamente.
Assim que a fermentação estiver completa, a formação de bolhas cessará e o cheiro de amônia desaparecerá. Dilua com água na proporção de 1:5. Aplique 0,5 litros por metro quadrado sob as raízes durante a rega.
Esterco seco
Os excrementos são espalhados em leiras, cobertas com tela mosquiteira para evitar que moscas pousem. Depois de secos, são moídos até virarem pó e peneirados em uma peneira grossa. Os excrementos secos são adicionados aos buracos na proporção de 1 colher de sopa para cada 3 litros de solo.
Composto
O fertilizante mais eficaz. Faça uma caixa de madeira; não a enterre no chão. Garanta uma circulação constante de ar. Forre a caixa com palha ou folhas secas, esterco, turfa e restos de cozinha (exceto carne). Cubra com um pano grosso (como uma lona). Polvilhe serragem e folhas secas por cima e deixe descansar durante o inverno.
Na primavera, o substrato de estrume é novamente misturado com restos de plantas e solo, umedecido com água. Aceleradores biológicos podem ser adicionados. O uso é recomendado um ano após o plantio. Aplique diretamente durante o preparo do solo, na proporção de 2 a 4 kg por metro quadrado. Em solos argilosos, aplique a cada dois anos, e em solos férteis, a cada quatro anos.
Húmus
Este é o nome dado ao esterco totalmente decomposto. Uma caixa é construída sem frestas e preenchida com terra de jardim. Uma grande quantidade de minhocas ou minhocas californianas é colocada na "casa" e alimentada constantemente com a infusão fermentada.
Pode ser utilizado após 3 meses. Ao coletar o húmus, selecione cuidadosamente as minhocas. O húmus é espalhado sobre os canteiros durante a aração.
Antes de aplicar o fertilizante orgânico, verifique sua qualidade. Para isso, fertilize ou regue a grama entre as fileiras ou perto de uma cerca. Se as plantas não amarelarem em 24 horas, o fertilizante está pronto para ser usado em suas culturas principais.

Composto
Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes