Como plantar mudas de cebola no inverno

Cebola

Em muitas regiões, o plantio de mudas de cebola antes do inverno é uma opção popular. O sucesso depende de práticas agrícolas adequadas, preparo do solo e da seleção correta de variedades de inverno. Para evitar perder resultados, é preciso levar em consideração as recomendações e os conselhos de jardineiros experientes.

Quando plantar cebolas

As mudas de alho de inverno devem ser plantadas de 10 a 14 dias após o plantio do alho de inverno. A data exata depende do clima da região.

  • na parte central, elas são plantadas depois de 20 de outubro;
  • Para as regiões do sul, o plantio no final de novembro é aceitável;
  • Para os territórios do norte, esse período corresponde ao início de outubro.
Observação!
As pessoas tentam plantar mudas de cebola em solo congelado, mas isso não é totalmente correto. Quando a geada chega, os pequenos bulbos já deveriam ter criado raízes, mas ainda não deveriam ter brotado.

O momento ideal para plantar as mudas de cebola de inverno é três semanas antes da primeira geada. Para evitar escolher a data de plantio errada, é importante consultar a previsão do tempo. Se a temperatura permanecer estável entre +3 e +5 °C por uma semana, e a previsão indicar 0 °C em breve, então é hora de considerar a previsão do tempo.

Qual variedade é melhor escolher?

Nem todas as variedades são adequadas para o plantio no outono. As variedades zonais adaptam-se bem às condições de inverno, assim como as sementes obtidas da nigela. No entanto, é sempre melhor adquirir variedades destinadas ao cultivo de inverno.

  • Strigunovsky;
  • Senshui;
  • Stuttgarter Rieser;
  • Bessonovsky;
  • Barão Vermelho;
  • Esturon;
  • Elan;
  • Shakespeare;
  • Arzamas;
  • Danilovsky;
  • Radar.

Não é recomendável plantar variedades destinadas ao cultivo em regiões quentes do sul em áreas frias.

Benefícios do plantio de inverno

Plantar mudas de cebola no outono é uma ótima maneira de obter uma colheita abundante e precoce. Esse método de cultivo tem suas vantagens.

  1. As mudas de cebola plantadas no inverno são mais resistentes a pragas e doenças.
  2. Os ataques da mosca-da-cebola às plantações de outono são muito menos frequentes. Essas mudas desenvolvem um sistema radicular mais forte, impedindo a praga de depositar ovos.
  3. Esses canteiros não precisarão ser regados até meados de maio.
  4. A colheita estará pronta bem cedo, permitindo a secagem ao sol. Essas cebolas amadurecem de 1 a 2 meses antes. Após a colheita, outros vegetais e ervas de maturação precoce podem ser plantados.
  5. Os bulbos são muito mais saudáveis ​​e resistentes.
  6. O sabor é muito mais doce.

A desvantagem desse plantio é a baixa durabilidade. Esses bulbos se conservam mal e a produção de cebolas de inverno também é ligeiramente menor.

Regras de aterrissagem

Para obter uma boa colheita de cebolas na próxima temporada, você deve seguir todas as regras da tecnologia agrícola: selecionar e preparar o local, processar o material de semente, fertilizar.

Escolher um local

As cebolas preferem solo solto e neutro (pH em torno de 6). Escolha um local ensolarado e bem ventilado. O canteiro deve estar livre de água parada da chuva e de água subterrânea.

Observação!
A neve deve derreter o mais rápido possível na primavera, no canteiro onde as mudas de cebola foram plantadas para o inverno.

Evite plantar cebolas depois de batatas, aipo, leguminosas e alfafa, pois são suscetíveis à infestação por nematoides. O ideal é plantar as cebolas depois de colza, ervilhas, alface, beterraba, pepino e mostarda.

Preparando o solo e as mudas

Antes do plantio, as sementes são selecionadas, descartando-se quaisquer bulbos podres ou doentes. Em seguida, são separadas por tamanho e plantadas individualmente. Bulbos pequenos e médios são utilizados para o cultivo de novos bulbos, enquanto os bulbos grandes são usados ​​apenas para a produção de verduras precoces.

As mudas pequenas podem ser desinfetadas mergulhando-as em uma solução fraca de permanganato de potássio ou sulfato de cobre por 5 a 10 minutos. Depois disso, deixe as mudas secarem por 12 a 20 horas, pois as mudas secas resistem melhor ao inverno.

Há muita discussão sobre a fertilização. Fertilizantes à base de nitrogênio não são recomendados, pois acredita-se que impactam negativamente a sobrevivência dos bulbos no solo durante o inverno. Cinzas de madeira são adicionadas em cada cova para prevenir o apodrecimento. De 15 a 20 gramas de superfosfato podem ser adicionados por metro quadrado.

Pousar

Em canteiros preparados (podem ser feitos sulcos ou buracos) bulbos de plantas A uma distância de 5 a 10 cm, dependendo da finalidade. Se as cebolas forem cultivadas para produção de cabeças, a distância é maior, e para cebolinhas, ainda maior.

Deixe um espaço de 15 a 25 cm entre as fileiras. Plante a uma profundidade de 5 a 8 cm. Cubra com terra ou incorpore ao solo. Para o inverno, cubra o canteiro com serragem seca ou húmus. Você pode cobri-lo com ramos de pinheiro ou galhos secos.

Com a abordagem correta mudas para plantio de cebolas O ano que vem trará uma colheita maravilhosa. Qualquer tipo de cebola pode ser cultivado dessa maneira. É muito conveniente plantar cebolas pelos seus brotos verdes. As folhas aparecerão bem cedo.

Plantar mudas de cebola no inverno.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates