As plantas cultivadas em ambientes internos ou apartamentos requerem cuidados. Uma dessas etapas envolve o replantio de flores antigas e o plantio de novas em vasos e outros recipientes. As orquídeas têm suas próprias regras para o replantio adequado. O sistema radicular da orquídea deve ser tratado com cuidado, pois é muito frágil. Medidas preventivas são necessárias para evitar quebras.
Como plantar corretamente uma orquídea em um vaso
Você pode plantar uma orquídea corretamente em um vaso grande utilizando os algoritmos desenvolvidos. O plano detalhado explica cada etapa do processo de replantio e oferece dicas. Plantar orquídeas em casa requer a seleção de materiais (vaso e substrato) com base nas necessidades da variedade específica que está sendo cultivada.
Uma das regras é transferir a flor para um novo “lar” quando as seguintes condições forem atendidas:
- Chegou a hora. O replantio é feito a cada 3-4 anos.
- O solo onde a flor foi plantada tornou-se inutilizável.
- Foram encontrados parasitas no substrato.
- O sistema radicular está coberto de mofo.
- A panela anterior ficou com um volume pequeno.
É possível transplantar uma orquídea para dentro de casa? Transplantar orquídeas sem orientação médica urgente é perigoso, pois elas não reagem bem ao movimento.
Escolher um vaso
É possível cultivar uma pequena orquídea em qualquer superfície. Para a base, escolha um vaso, um recipiente, espuma floral, pedras, etc. Para iniciantes, recomenda-se o uso de vasos.
Antes de começar a plantar, você deve selecionar um recipiente:
- Em um vaso de cerâmica. Vasos de cerâmica não esmaltados são altamente permeáveis, proporcionando a ventilação necessária para o sistema radicular. No entanto, uma desvantagem desse material é a redução da ventilação devido à penetração de sais nos poros da cerâmica.
- Vasos e bases para plantas de plástico. As orquídeas devem ser plantadas em plástico transparente. A ausência de uma camada opaca permite que não só a planta, mas também o seu sistema radicular, tenha acesso à luz solar durante o dia. Esta opção de plantio tem um efeito positivo na planta durante o período de crescimento ativo e floração. A transparência do material permite monitorar a condição das raízes, prevenindo o apodrecimento e o mofo.
- Vidro. Este material tem vantagens e desvantagens para o cultivo de orquídeas. O aspecto positivo é a transparência, permitindo que as raízes recebam luz solar igualmente aos caules e folhas. O aspecto negativo é que um vaso de vidro não é universalmente adequado. É indicado para um número limitado de variedades de orquídeas, cujas raízes são mais tolerantes à umidade do solo. Recomenda-se evitar colocar a planta em um vaso de vidro em uma área aberta com luz solar direta. As propriedades do material podem causar queimaduras nas orquídeas.
https://youtu.be/A8kPRDBEpbo
Um critério importante na escolha de um vaso para uma orquídea florida é a largura em relação à altura. A planta cresce lateralmente, o que explica a necessidade de um "vaso" largo.
Você também pode se interessar por:Composição do solo
Depois de escolher o vaso para sua planta, você precisa começar a preparar a mistura de solo. Você pode comprar misturas prontas na loja ou preparar a sua própria.
Plantar uma orquídea num vaso com terra caseira é a escolha certa. Isso porque o jardineiro seleciona inicialmente os componentes do substrato adequados à variedade da planta.
Como preparar o solo em um ambiente doméstico:
- Para a produção, é adequado utilizar raízes de samambaia trituradas em pequenos pedaços (2,5-3,5 cm).
- Você pode usar pequenos pedaços de casca de pinheiro.
- Musgo esfagno. Este tipo de musgo é usado na forma seca. Ele atua como um reservatório de umidade no vaso.
- Além do material principal, você deve adicionar argila expandida ou carvão vegetal/carvão ativado. A adição desses componentes extras ao vaso ajuda a regular a acidez do solo e faz parte dos sistemas antisséptico e de drenagem.
Tratamento de raiz
Ao plantar uma orquídea, é preciso ter cuidado e observar todas as precauções de segurança. Isso se deve à fragilidade do sistema radicular da orquídea, que requer tratamento das raízes antes de começar.
- Regue abundantemente. Isso permitirá que as raízes fiquem flexíveis, evitando que se quebrem ao retirar a planta do vaso.
- Limpeza da terra. Se houver terra aderida ao sistema radicular, todos os contaminantes devem ser removidos.
- Inspeção. Para o plantio bem-sucedido de orquídeas, todas as partes da planta devem estar saudáveis. Uma raiz doente perderá a firmeza e ficará mole e flácida. Um odor desagradável e alterações na cor podem indicar o problema.
- Remoção. As raízes doentes e vazias identificadas devem ser removidas da planta. Para isso, corte a parte afetada, deixando 0,5 cm de material saudável.
- Tratamento. As áreas cortadas devem ser polvilhadas com carvão ativado em pó. Isso serve como desinfetante e previne infecções nas raízes.
Quando uma planta doente é colocada em um novo vaso com terra, o substrato fica contaminado. Essa condição exigirá o replantio. Como as orquídeas não toleram bem mudanças de ambiente, o risco de morte das flores aumenta.
Instruções de plantio passo a passo
Existem muitos métodos, incluindo formas não convencionais e incomuns de plantar orquídeas. Entre elas, estão o plantio em pedras, bases de espuma, vasos ou cestos de vime.
Aos iniciantes, recomenda-se o plantio de orquídeas em casa pelo método clássico:
- O primeiro passo envolve preparar a planta e o sistema radicular para o plantio em solo novo. Retire a orquídea do vaso antigo, inspecione as raízes e, se necessário, trate as superfícies cortadas com carvão. Deixe a planta "respirar" ao ar livre por algumas horas.
- Em seguida, prepare o substrato. Se estiver usando terra comprada em loja, recomenda-se deixá-la secar por 10 a 15 minutos. Se estiver preparando o seu próprio substrato, você pode despejá-lo diretamente no recipiente escolhido.
- O próximo passo é plantar a orquídea em um vaso. Isso deve ser feito com cuidado para evitar danificar o frágil sistema radicular.
- Fixação da planta. Inicialmente, após o plantio em um novo substrato, a planta não tem tempo para criar raízes, o que faz com que a flor tombe. Para evitar danos à planta, o ideal é fixá-la no solo com uma rede.
O cumprimento de todos os pontos de trabalho garante o plantio correto e a rápida adaptação da orquídea.
Recursos de aterrissagem
Devido à disponibilidade de diversas variedades de plantas para cultivo doméstico, surgiram especificidades de plantio para várias orquídeas:
- Phalaenopsis e a tribo Vandaceae. Para o plantio, utilize um vaso com paredes transparentes. As paredes devem ter furos de drenagem. Adicione pedrinhas ou argila expandida no fundo para garantir a drenagem. Recomenda-se colocar um pequeno bloco de espuma no centro do vaso. Em seguida, preencha o vaso com um substrato contendo partículas de até 3,5 cm de diâmetro. O tamanho maior é necessário para criar espaços vazios no solo. Posicione a planta de forma que apenas o sistema radicular fique submerso no substrato.
- As orquídeas que apreciam umidade (madevalias, oncidiums, etc.) necessitam de uma camada de drenagem generosa, com metade do tamanho do vaso escolhido. Coloque o substrato sobre a camada de drenagem, a uma profundidade de 9 a 10 cm. Plante a orquídea diretamente no solo, até o nível do solo.
- Espécies de plantas simpodiais. Use um vaso baixo e largo com uma camada de drenagem no fundo. O substrato pode conter pequenas pinhas ou tampas de garrafa. A orquídea deve ser plantada na borda do vaso. Isso permite um crescimento radicular adequado.
Para garantir um plantio adequado, é necessário conhecer a variedade de orquídea escolhida e suas características de desenvolvimento.
Você também pode se interessar por:Como fixar a flor e os cuidados após o plantio.
Você pode usar um galho para amarrar a haste da orquídea como suporte. Se estiver plantando uma flor pequena ou uma orquídea jovem, um pedaço de tecido macio preso a um furo na borda do vaso será suficiente.
Se precisar plantar várias orquídeas em um mesmo vaso, cada uma deve ser fixada individualmente no solo. Isso evitará uma "reação em cadeia" caso alguma orquídea esteja mal fixada.
O processo de mudança Mudar uma orquídea de um vaso antigo para um novo é estressante para a flor. Por isso, a fase de cuidados com a orquídea começa assim que ela é plantada no vaso:
- A planta deverá permanecer em quarentena por uma semana. Este período envolve a transferência da planta para um local fresco e sombreado.
- Recomenda-se suspender a rega por 5 a 7 dias a partir do momento do plantio.
- Verificar o substrato e substituir as peças individuais em tempo oportuno, se necessário.
Se a planta tiver criado raízes, após 7 dias ela poderá ser devolvida às suas condições normais.
As orquídeas são fáceis de cuidar e exigem habilidades mínimas de jardinagem. O cuidado com essas variedades requer rega cuidadosa e iluminação adequada. Isso contribui para sua popularidade entre os jardineiros de interiores. As orquídeas podem ser plantadas em vasos, floreiras, cestos, jardineiras e até mesmo em blocos de madeira. Recomenda-se seguir os procedimentos de plantio estabelecidos. A vida útil da planta depende da qualidade do preparo e do plantio.

Características da orquídea Dendrobium e dicas para cuidar da flor em casa.
Orquídea Kornevin: Aplicação para o crescimento das raízes
Tipos e características na escolha de vasos para orquídeas
Fertilizando orquídeas em casa