Regras de poda da groselha: escolha do momento e do padrão de poda com base na idade do arbusto.

Groselha

Se Como podar groselhas corretamenteOs arbustos frutificarão por cerca de 15 anos. Uma copa bem formada produz frutos em abundância anualmente. Uma diminuição na produção indica a necessidade de tratamentos de rejuvenescimento. Antes de iniciar o trabalho, é importante familiarizar-se com os padrões de formação dos arbustos.

Para fins de poda

As groselheiras podem crescer no mesmo local por até 15 anos. A viabilidade de um arbusto é determinada pela quantidade de crescimento anual. Esse crescimento é maior nos brotos basais, que se formam a partir de gemas precoces. Quanto mais velho o ramo, menor o crescimento.

A groselha-preta frutifica principalmente em ramos de dois e três anos. A cada ano, essa frutificação "migra" para a periferia do arbusto. Os primeiros anéis, onde se formam os botões florais, aparecem em ramos de dois anos. Após 2 a 3 anos, eles morrem. Devido a essa característica, o período de frutificação de um ramo é limitado a cinco anos.

Um arbusto bem formado possui de 15 a 20 ramos. Sua idade é determinada pelo número de brotos laterais e pela cor da casca — árvores jovens têm casca clara, enquanto árvores mais velhas têm casca escura. A poda da groselha-preta é realizada várias vezes por estação, com os seguintes objetivos em mente:

  • revitalização da mata;
  • remoção de galhos danificados e secos;
  • formação de uma copa bem iluminada e ventilada com ramos de diferentes idades.
Comentário!
As groselheiras que crescem em áreas com solo fértil e níveis de luminosidade favoráveis ​​apresentam um crescimento anual de até 80 cm a partir de seus brotos. Após um ano, produzem numerosas bagas.

Se um arbusto for negligenciado, alguns ramos ficarão na sombra. As bagas se formarão nesses ramos, mas, devido à umidade e à falta de luz, amadurecerão tarde e ficarão ácidas. Uma copa densa e mal ventilada causa baixo crescimento e doenças. Um sistema imunológico enfraquecido torna as groselhas suscetíveis a pragas, reduzindo sua produtividade. A poda adequada garante uma colheita estável e previne doenças.

Regras básicas

O grau de poda da groselha-preta depende da variedade. A abordagem padrão é determinar a produtividade dos ramos pela sua idade. Eles podem viver até 6 a 10 anos, mas produzem menos frutos.

As variedades derivadas de groselha-preta siberiana frutificam em ramos de dois e três anos. Os arbustos da subespécie europeia permanecem produtivos por mais tempo — até sete anos.

Podar um arbusto de um ano.

Os cuidados com a planta começam após o plantio. Cerca de 2 a 3 gemas saudáveis ​​são deixadas nos brotos. Durante a época de plantio na primavera, estas produzirão de 5 a 6 brotos jovens com 70 a 80 cm de comprimento. Estes formarão os botões de fruto. O arbusto leva cerca de 5 anos para se desenvolver completamente.

Comentário!
Para garantir que a base do futuro esqueleto de uma groselha de um ano — 5 a 6 brotos fortes — seja formada durante a estação, as mudas são plantadas em um ângulo.

Poda de groselhas de dois anos

A poda de groselheiras de dois anos na primavera começa com uma inspeção. Primeiro, remova todos os galhos danificados pelo clima ou por pragas. Depois, comece a dar forma ao arbusto. Para os galhos principais, deixe de 3 a 5 dos brotos mais fortes; todos os outros devem ser removidos.

Em julho, não se esqueça de podar os ramos secundários, deixando apenas duas gemas, e de beliscar as pontas dos brotos jovens. Este procedimento oferece três benefícios:

  • Promove a formação de botões de frutos em ramos mais velhos;
  • aprimora a ramificação;
  • Estimula o crescimento de brotos nulos.

Para aumentar o número de botões florais, as groselheiras podem ser podadas. Isso é feito uma ou duas vezes durante o verão.

Podar um arbusto de três anos.

O terceiro ano é o mais produtivo. O padrão de poda é o mesmo do ano anterior. De três a seis dos brotos iniciais são mantidos. É melhor podar generosamente os galhos finos que crescem no centro do arbusto. Eles irão retardar o crescimento dos brotos jovens e sombrear os brotos frutíferos.

As pontas dos ramos formados no ano anterior são podadas. Em plantas de 2 a 3 anos, os ramos laterais são podados, deixando 3 a 4 gemas saudáveis ​​em cada um. Se podada corretamente, a copa do arbusto adquirirá a forma desejada até o final do terceiro ano. Ela contém o número necessário de ramos de diferentes idades: 2 a 3 ramos de três anos, 4 a 6 ramos de dois anos e o mesmo número de ramos de um ano. Para entender melhor as técnicas de poda da groselha-preta, vale a pena assistir a vídeos ou ver imagens com diagramas para iniciantes.

Podando um arbusto velho

Por volta do quinto ou sexto ano de vida, a planta envelhece. Os botões florais nas extremidades dos ramos morrem e o crescimento anual não ultrapassa 15 cm. Brotos d'água se formam na base dos ramos principais e a produção de groselha-preta diminui. Para restaurar a produção, é necessária a poda de rejuvenescimento, que consiste na remoção de todos os ramos de cinco e seis anos e dos brotos d'água da base.

Concluído o corte de cabelo radical, o trabalho continua de acordo com o esquema clássico:

  • Em ramos de 3 a 4 anos, os ramos laterais são encurtados em 2 a 4 gemas;
  • As pontas dos brotos do ano passado são cortadas;
  • Dos zeros, restam de 3 a 5 dos mais promissores.
Comentário!
Após uma poda drástica de rejuvenescimento, os frutos nos arbustos aumentam de tamanho em 13 a 30%. A produção é totalmente restaurada em 3 a 4 anos.

Escolher o momento certo para cortar o cabelo

Para evitar ficar sem groselhas, é importante podar os arbustos de groselha na época ideal. Parte da poda é feita no verão, mas a maior parte é realizada na primavera e no outono.

Primavera

A poda da groselha-preta deve ser feita antes da brotação, removendo os ramos congelados e quebrados. A poda tardia pode ter consequências negativas: as feridas demoram a cicatrizar e frequentemente infeccionam.

Plantas que gastaram muita energia se recuperando apresentam crescimento sazonal fraco. Em regiões frias, as mudas plantadas na primavera não são podadas. A poda pós-plantio é feita no outono. Um corte adequado é feito até o broto externo.

Verão

Durante a estação de crescimento, os arbustos são inspecionados. As pontas dos ramos danificadas por pragas e infecções, bem como os brotos basais que crescem no centro da copa, são removidos. Os exemplares doentes são identificados por sinais visuais:

  • manchas marrons, revestimento cinza na casca;
  • No rebento, os botões estão subdesenvolvidos ou ausentes;
  • folhas deformadas e retorcidas.

O verão é a melhor época para identificar e podar os ramos improdutivos. Eles não produzem frutos, ou produzem poucos, e os frutos são pequenos. No final de junho e julho, é útil beliscar as pontas dos ramos improdutivos. Isso estimula a formação de ramos laterais e o desenvolvimento de botões florais — os frutos para a colheita do ano seguinte.

Outono

A maioria dos galhos é removida no outono. Espécimes imaturos, deformados, quebrados e danificados por pragas e doenças são cortados rente ao solo. Poda sanitária de arbustosFaz parte do plano de manutenção anual. Uma vez concluído, iniciam os ajustes da coroa:

  • Os ramos improdutivos são cortados pela raiz;
  • O crescimento bem desenvolvido do ano passado é reduzido em um terço do seu comprimento, o crescimento fraco - pela metade;
  • Os brotos basais são desbastados, deixando de 3 a 5 dos mais fortes.
Comentário!
Se houver muitos ramos frutíferos na copa, nenhum broto deve ser removido em setembro-outubro.

Características da poda da groselha vermelha

O cultivo da groselha vermelha tem suas particularidades. Essa cultura produz frutos por um período mais longo — até 12 anos —, com os botões florais se formando em ramos de 2 a 3 anos ou mais. A maior parte dos frutos se concentra nas bordas do crescimento.

É fácil distinguir quais ramos têm um ano e quais têm dois. Nos primeiros, os frutos crescem isoladamente, enquanto nos segundos, crescem em grupos. Como as pontas das groselheiras produzem frutos, não é necessário podá-las. Isso reduzirá, e não aumentará, a quantidade de bagas.

Importante!
Não é necessário cortar as pontas dos ramos do ano anterior nas groselhas vermelhas, e os brotos de 2 a 3 anos também não devem ser encurtados.

A poda sanitária é realizada da mesma forma, mas a modelagem da copa tem suas peculiaridades. A cada ano, 2 a 3 ramos jovens são deixados, e todos os exemplares com mais de 8 anos são removidos na base da raiz. Uma planta bem formada possui de 20 a 25 ramos de idades variadas.

Cuidados pós-corte de cabelo

Após a poda sazonal, os arbustos de groselha precisarão de cuidados. No outono, faça uma rega para repor a umidade: despeje dois baldes de água sob o arbusto. Certifique-se de adicionar fertilizante a cada um deles.

  • 30 g de superfosfato simples;
  • 20 g de sal de potássio.

Cubra o tronco da árvore com uma camada de 5 cm de cobertura morta. Use húmus ou composto para isolar as raízes e reter a umidade do solo.

Se o procedimento for realizado na primavera, as groselhas-pretas são fertilizadas. O solo é afofado a cada 1-2 dias e coberto com uma mistura de turfa e areia na proporção de 1:1.

Fertilizante para nutrição das raízes da groselha após a poda de primavera. Normal por 1 arbusto
Ureia 20 g por 10 litros de água
infusão de verbasco 1 l

Ao cuidar da copa, é importante seguir o cronograma e o momento da poda. Para estimular o desenvolvimento de gemas subterrâneas, os galhos desnecessários devem ser podados rente ao solo. A altura ideal do toco é de 2 a 3 cm. Deixá-lo mais alto causará o surgimento de brotos d'água. A manutenção da copa deve ser continuada ao longo da estação para garantir que o arbusto produza frutos de forma confiável por um longo período.

Como podar groselhas corretamente
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates