Como obter uma grande colheita de cebolas: 4 dicas simples

Cebola

A cebola é uma hortaliça antiga. Cultivá-la é fácil, mas para garantir uma colheita sempre boa, é preciso seguir algumas regras.

  • As cebolas preferem solos soltos e friáveis. As melhores culturas antecessoras são pepinos, repolho, tomates e batatas. As cebolas apreciam especialmente uma aplicação generosa de fertilizante orgânico sob a cultura anterior.

Nunca plante cebolas logo após outras cebolas. Mesmo que a planta anterior esteja livre de doenças, o solo ficará esgotado dos nutrientes necessários para o cultivo de cebolas. Para repor os nutrientes, plante cebolas no mesmo local a cada 3 a 5 anos. Alho e cenoura também são considerados plantas inadequadas para o plantio de cebolas.

O solo deve ter acidez neutra; em solos ácidos, as cebolas absorvem mal os nutrientes e há um alto risco de desenvolvimento de míldio.

O solo é preparado para o plantio no outono. A terra é revolvida até a profundidade de uma pá, incorporando simultaneamente esterco curtido. Para reduzir a acidez do solo, adicionam-se cal, farinha de dolomita e cinzas de madeira.

Importante: O esterco fresco introduz uma grande quantidade de sementes de ervas daninhas e patógenos no solo. Ele também promove o crescimento da parte verde da planta, em vez dos rizomas, o que atrasa o desenvolvimento dos bulbos.
  • As mudas de cebola crescem melhor a partir de bulbos. Para "ativar" os bulbos antes do plantio, mergulhe-os em água quente (40-50 graus Celsius) por 15 minutos e, em seguida, resfrie-os em água fria. Depois, trate os bulbos com um estimulante de crescimento (Cyclone, Rost-1, Gumisol) ou mergulhe-os por várias horas em um fertilizante mineral complexo. Para desinfetar, mergulhe os bulbos em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora.

As mudas de cebola são plantadas em solo aquecido. O plantio geralmente é feito nos primeiros dez dias de maio. As pontas dos bulbos são aparadas antes do plantio. As cebolas são plantadas em um espaçamento de 10 x 10 cm.

Observação: uma muda pequena produz a mesma quantidade de cebolas que uma média, mas há muito mais cebolas pequenas por quilo. Portanto, quanto menores as mudas, mais econômico será comprá-las para o plantio.
  • Após o plantio, regue as cebolas regularmente até que comecem a amadurecer. Se não houver umidade suficiente antes desse ponto, esperar uma boa colheita é inútil; o excesso de umidade durante o amadurecimento resultará em má qualidade de armazenamento.
  • Adubação. A primeira adubação deve ser feita duas semanas após o plantio das cebolas. Para isso, dilua 1 kg de esterco ou 0,7 kg de palha em um balde com água. Durante o amadurecimento dos bulbos, é necessário um fertilizante fosfatado e potássico. Para isso, aplique 15 gramas de sal de potássio e superfosfato em solução por metro quadrado de canteiro.

As cebolas respondem muito bem à adubação com levedura. Dissolva 100 gramas de levedura em um balde de água. Alimente as plantas após a rega e regue novamente no dia seguinte.

  • Existem diversas receitas comprovadas para combater a praga mais perigosa: a mosca da cebola.
  1. Após o surgimento da primeira folha, regue o canteiro. Adicione 1 colher de sopa de amônia a 5 litros de água. Regue um metro quadrado do canteiro com essa solução. No dia seguinte, regue o canteiro apenas com água. Após duas semanas, repita o procedimento, mas em vez de amônia, dilua 5 colheres de sopa de sal em 5 litros de água. Dez dias depois, aplique outro tratamento, mas em vez de álcool, use uma solução concentrada de permanganato de potássio.
  2. Um método excelente e eficaz é pulverizar cinzas de madeira. Espalhe de 100 a 200 gramas de cinzas peneiradas por metro quadrado de canteiro. Este método não só mata as moscas-da-cebola, como também fertiliza o solo.
  3. Uma forma muito ecológica de combater essa praga é repelir os insetos com infusões aromáticas. Para isso, despeje um balde de água fervente sobre 200 gramas de ervas aromáticas (valeriana, hortelã ou absinto) e deixe em infusão por várias horas.

  • As cebolas são colhidas da horta nas duas primeiras semanas de agosto. Um sinal de maturação é o amarelecimento das folhas. Depois de colhidas, as cebolas e as folhas são secas ao sol e, em seguida, amadurecem por duas semanas em um local quente e ventilado para que os nutrientes das folhas sejam transferidos para as cebolas. Depois, as cebolas são aparadas, secas novamente, colocadas em caixas ventiladas e armazenadas permanentemente.
Comentários sobre o artigo: 2
  1. Svetlana

    Boa dica, mas não consigo fazer funcionar; ou é pequeno demais ou está estragado.

    Responder
  2. ???

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates