Enquanto a geração mais antiga usava suas dachas exclusivamente para alimentação, hoje elas também servem como um lugar para relaxar. É sempre agradável visitar uma casa de campo, sozinho ou com amigos, para escapar da agitação da cidade. Embora a maior parte do tempo seja passada ao ar livre no verão, a dacha se torna o centro das atividades no inverno. No entanto, após uma longa ausência, o espaço interno esfria, tornando-se desconfortável. Truques úteis de aquecimento podem ajudar a aquecê-lo rapidamente.
Como aquecer uma casa de campo
Métodos de aquecimento Existem muitas opções, mas a escolha depende do tamanho da casa de campo, da frequência de uso e da disponibilidade de recursos energéticos. Casas mais antigas podem não ter alternativa ao combustível sólido ou à lenha. Além disso, em vilarejos suburbanos distantes da cidade, os cortes de energia são comuns. Quando uma casa está conectada a uma fonte de energia confiável ou a gás, esses recursos permitem aquecer um ambiente frio de forma rápida e fácil.
Aquecimento com eletricidade
O aquecimento elétrico é a maneira mais fácil de aumentar a temperatura da sua casa após uma longa ausência. O essencial é garantir um fornecimento de energia ininterrupto e que a fiação seja adequada para conexões de alta potência. Este sistema de aquecimento pode ser autônomo ou ligado automaticamente ao chegar em casa, ou ainda remotamente por meio de uma rede móvel. No primeiro caso, o equipamento é mantido ligado em um nível mínimo para manter a temperatura definida.
O controle manual é mais seguro, mas levará mais tempo para aquecer o ambiente. Existem diversas maneiras de configurar o aquecimento:
- Aquecedores portáteis. Um aquecedor com ventilador, um radiador a óleo ou um aquecedor infravermelho são adequados para uso ocasional. Equipamentos portáteis podem ser instalados em qualquer cômodo, onde elevarão rapidamente a temperatura do ar. As desvantagens desse sistema incluem o alto consumo de energia e a sobrecarga na fiação.
- Aquecedores estacionários. Convectores ou aquecedores de parede com ventilador são instalados uniformemente pela casa, montados sob janelas ou no teto. Eles requerem fiação e componentes de controle separados, como um disjuntor ou termostato. Este sistema pode operar de forma autônoma, sem intervenção do usuário.
- Sistemas de infravermelho e aquecimento de piso. A última geração de equipamentos de aquecimento conquistou merecidamente a popularidade entre proprietários não só de imóveis residenciais, mas também de prédios de apartamentos. O aquecimento é feito por meio de cabos de aquecimento ou mantas de infravermelho instaladas sob o piso. Os elementos de aquecimento ficam ocultos, evitando o ressecamento e comprometendo a estética do ambiente.
Aquecimento de água
Se uma casa de veraneio tiver vários andares ou uma planta complexa, ela pode ser aquecida com um único aquecedor, com o fluido refrigerante distribuído por tubos até os radiadores. Esse sistema centralizado consome menos recursos, mas é significativamente mais complexo e caro. Além disso, deixar a casa sem vigilância em temperaturas abaixo de zero representa o risco de congelamento do fluido refrigerante.
Neste último caso, são utilizados fluidos especiais que mantêm as suas propriedades a temperaturas abaixo de zero. Opções de aquecimento:
- Caldeira a gás ou elétrica. Esses sistemas de aquecimento podem funcionar de forma independente ou ser controlados remotamente. As caldeiras a gás requerem uma ligação à rede de gás. No entanto, são altamente eficientes e mais econômicas do que as caldeiras elétricas.
- Caldeira a combustível sólido. O sistema de aquecimento é implementado através de tubagens (com ou sem radiadores) e equipamento para aquecimento do fluido refrigerante. Uma característica única do sistema é que não requer ligação de gás nem (em alguns casos) ligação elétrica. A caldeira pode ser alimentada por madeira, carvão, turfa ou resíduos vegetais.
Combustão de combustíveis orgânicos
O método clássico de aquecimento por lareira aberta é fácil de implementar em uma casa de campo. O aquecimento direto envolve a queima de combustível orgânico em lareiras especiais. Este método de aquecimento de um edifício é o mais econômico, pois não utiliza recursos energéticos dispendiosos. A lareira pode ser usada para queimar aparas de galhos, restos de plantas e carvão.
Além disso, algumas lareiras são utilizadas para cozinhar. Tipos de estruturas de aquecimento:
- Um fogão a lenha. Uma forma clássica de aquecer uma casa. Há muito tempo que são usados para este fim e também para cozinhar. Os fogões modernos evoluíram um pouco: são menores e as pessoas não dormem nem cozinham neles. No entanto, um fogão bem trabalhado pode facilmente decorar uma casa pequena, aquecê-la rapidamente e irradiar calor para o espaço circundante durante muito tempo.
- Fogão a lenha de metal. Fogões a lenha de aço ou ferro fundido (fogões barrigudos) são valorizados pela facilidade de instalação, baixo custo e facilidade de uso. Eles queimam qualquer tipo de combustível fóssil, alguns modelos podem ser usados para cozinhar e os modelos exclusivos podem decorar sua casa.
- Lareira. Alguns aquecedores de combustão direta apresentam lareiras abertas com um design belíssimo. Uma lareira é uma ótima fonte de calor em noites frias e certamente será o centro das atenções dos hóspedes que visitarem sua casa de campo.
Leia também
A questão é o quê? opção de aquecimento para uma casa de verão Não existe uma resposta definitiva sobre qual é a melhor opção. O projeto depende da construção, do seu tamanho, da presença de isolamento e das necessidades de temperatura. Se você pretende morar na dacha permanentemente, vale a pena instalar um sistema de aquecimento fixo. Caso contrário, opte por uma opção de aquecimento rápido usando eletricidade ou uma lareira.


Uma casa em estilo escandinavo: conforto e simplicidade em cada detalhe.
15 principais coisas para semear em março para mudas e como.
Como decorar seu canteiro de jardim com suas próprias mãos, utilizando materiais reciclados.
Etiquetas para mudas DIY