Instruções passo a passo sobre como plantar cerejeiras no outono

Cereja

A cerejeira é uma árvore com uma grande variedade de cultivares. Existem mais de 150 espécies diferentes no total. Apesar disso, os jardineiros preferem as cerejeiras da estepe e as cerejeiras de feltro. Ambas as espécies prosperaram na região central do país — por exemplo, a variedade da estepe pode ser vista com frequência na região de Moscou. Elas também são cultivadas com sucesso nos Urais e na Sibéria. Essas são as variedades de cerejeiras mais resistentes. A poda é o procedimento mais comum. Plantar cerejas no outonoMuito depende de quando e como plantar uma árvore para que ela crie raízes e dê frutos ano após ano.

Plantio de cerejeiras no outono: suas vantagens e desvantagens.

Quando devo plantar cerejeiras, na primavera ou no outono? Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, mas as mudas plantadas na primavera são suscetíveis a muitos perigos:

  • geadas recorrentes;
  • ventos fortes;
  • mudanças repentinas de temperatura.
Informação!
Quando plantada na primavera, a muda tem um curto período de dormência. Isso geralmente é insuficiente para o enraizamento.

Mudas no outono Os riscos são menores do que na primavera. O sistema radicular está bem estabelecido e o desenvolvimento é muito mais rápido do que o de árvores plantadas na primavera. Além disso, o longo período de dormência invernal favorece a cicatrização de ferimentos. A árvore sofre pequenos danos durante o transplante para o solo.

Durante o período de dormência invernal, os botões da cerejeira não crescem, mas o sistema radicular desenvolve-se ativamente no subsolo. Na primavera, quando os botões começam a abrir, o poderoso sistema radicular promove o crescimento ativo da folhagem.

Antes de comprar mudas, é preciso levar em consideração os requisitos de armazenamento nos viveiros. Se o viveiro vende o materialUma muda destinada ao plantio na primavera é desenterrada e armazenada durante todo o inverno. Apesar do armazenamento adequado, esse método interrompe o desenvolvimento natural da árvore. As raízes da muda ou sua estrutura podem ser danificadas. Isso é difícil de determinar apenas pela aparência.

No outono, você tem mais chances de comprar mudas com raízes saudáveis. Plantar mudas de cerejeira no outono é simples: não é necessário nenhum trabalho adicional além de cobrir as árvores para o inverno. A chuva umedecerá o solo e o sistema radicular crescerá até que a temperatura do solo caia gradualmente para -4°C.

Observação!
No outono, os viveiros vendem muito material de plantio, por isso fica mais barato.

Ao plantar cerejeiras no outono, é preciso considerar algumas desvantagens. Se as temperaturas estiverem muito baixas, as raízes e a parte aérea das mudas podem congelar. Neve em excesso também pode danificar as mudas, portanto, certifique-se de que estejam bem protegidas.

Preparando o local para o plantio

Com o plantio e os cuidados adequados, a vida útil de uma cerejeira varia de 18 a 25 anos. Ao escolher o local de plantio, considere diversos fatores. A luz é o mais importante. O ideal é plantar cerejeiras em terrenos elevados. Se o local tiver apenas declives suaves, escolha um voltado para o sul ou sudoeste. O local também deve ser protegido de ventos frios e correntes de ar.

O solo ideal para cerejas é o franco ou franco-arenoso, com pH neutro a alcalino. O lençol freático não deve ultrapassar 1,5 metros de profundidade. Se o local for composto por turfa ácida, esse solo é inadequado para o cultivo de cerejas. Os 20 cm superficiais do solo devem ser substituídos.

Importante!
A área deve ser escavada minuciosamente, removendo todas as ervas daninhas.

Antes do plantio das mudas, os seguintes fertilizantes devem ser adicionados ao solo:

  • 8 a 10 kg de esterco ou composto. Esterco fresco pode ser adicionado no outono;
  • 60 g de superfosfato;
  • 30 g de cloreto de potássio.

A quantidade de componentes é indicada por 1 m² de solo.

Ao preparar a cova para o plantio, vários detalhes devem ser levados em consideração. A cova deve acomodar o sistema radicular da árvore em sua forma reta. A cova deve ter 45 cm de profundidade e aproximadamente 60 cm de diâmetro. A terra retirada durante a preparação da cova é espalhada uniformemente ao redor. Após o plantio, a terra é cuidadosamente acondicionada ao redor das raízes da árvore.

Épocas de plantio corretas

A época de plantio das cerejeiras varia de acordo com o clima de cada região. Existem algumas diretrizes gerais que ajudarão você a cultivar árvores saudáveis ​​e fortes:

  • As cerejeiras devem ser plantadas de 2 a 3 semanas antes da primeira geada para permitir que as raízes se estabeleçam. Se essa regra for ignorada, as raízes ficarão fracas devido ao congelamento e descongelamento constantes.
  • Na região de Moscou e em outras regiões da zona central, as árvores são plantadas depois que todas as folhas caem. A época de plantio dura até a segunda quinzena de outubro;
  • No sul, as cerejas são plantadas no início de outubro. A época de plantio dura até 10 a 15 de novembro.
Atenção!
Nos Montes Urais e nas regiões do norte, as cerejeiras são plantadas apenas na primavera.

Uma exceção é feita para árvores com baixa resistência à geada. Estas também são plantadas na primavera. Se o jardineiro perdeu as datas favoráveis ​​para o plantio no outono, o plantio é adiado para a primavera. As mudas são armazenadas em uma vala, posicionadas em um ângulo de 30 graus. O sistema radicular e o colo da raiz são cobertos com terra. Os brotos devem ser curvados em direção ao solo e fixados com um peso.

Selecionando boas mudas

Muitas variedades de cereja não se autopolinizam, por isso é importante comprar três ou quatro mudas. Elas devem ser de variedades diferentes. Dessa forma, podem se polinizar mutuamente e as árvores frutificarão mais rapidamente. Jardineiros também costumam misturar variedades de cereja que se autopolinizam. Isso aumenta significativamente a produção.

Ao escolher uma muda, você precisa se atentar aos seguintes indicadores:

  • O comprimento de uma planta anual varia de 70 a 80 cm;
  • O comprimento de uma criança de dois anos varia de 110 a 120 cm;
  • Desenvolvimento do sistema radicular - a partir de 25 cm;
  • Madeira inteira e madura.

Evite comprar plantas muito altas. Isso é sinal de excesso de fertilizantes nitrogenados. Árvores assim podem morrer com a geada.

Conselho!
Se as mudas estiverem muito crescidas, é melhor plantá-las na primavera.

Como mencionado anteriormente, existem variedades de cereja de pé franco que podem frutificar sem polinizadores. No entanto, as variedades enxertadas começam a frutificar mais cedo.

O processo de aterrissagem

Antes do plantio, todas as mudas são inspecionadas. Se o sistema radicular estiver danificado, ele é cuidadosamente podado. Remova toda a folhagem para evitar a evaporação da umidade. As raízes devem estar moderadamente úmidas. Se estiverem secas, mergulhe-as em água fria por 12 horas. Às vezes, mudas com caules secos são vendidas. Nesse caso, mergulhe um terço delas em água e deixe de molho por 12 horas.

Três a quatro horas antes do plantio, as raízes podem ser embebidas em heteroauxina. Este é um estimulante de crescimento orgânico que promove um bom desenvolvimento radicular.

Aqui está um guia passo a passo para plantar mudas de cerejeira:

  • Instale uma estaca apontando para o norte (comprimento da estaca - 2m);
  • Faça um monte da mistura nutritiva no fundo do buraco;
  • Distribua as raízes sobre o monte;
  • Cubra as raízes da muda com terra;
  • compacte a superfície do solo e o círculo ao redor do tronco da árvore;
  • Regue a muda fechada com água morna. Para uma árvore, 2 a 3 litros serão suficientes.

O colo da raiz deve ficar de 3 a 5 cm acima da camada superficial do solo. À medida que a planta se estabelece, ele irá gradualmente se nivelar com o solo.

Cuidados adicionais com as mudas

Típico doenças da cereja são:

  • fluxo de gengiva;
  • congelamento de flores;
  • apodrecimento da casca e do colo da raiz;
  • secagem precoce dos brotos.

As árvores plantadas requerem cuidados adequados. Isso ajudará a evitar muitas consequências desagradáveis.

Recomendação!
Durante os verões secos, cave um pequeno buraco perto do tronco da árvore para regar. Quando o tempo frio chegar, preencha-o para evitar que a água fique parada.

Antes da chegada do frio, a área ao redor do tronco da árvore é coberta com serragem ou turfa. Aplique uma camada de 10 a 15 cm de cobertura morta e, em seguida, aterre cuidadosamente a árvore. Os ramos devem ser amarrados a uma estaca. Materiais macios são usados ​​para isso. Após a cobertura morta e a amarração, o tronco é envolvido com tecido não tecido e coberto com tela de jardim. A estrutura é coberta com várias camadas de galhos de pinheiro. Isso garantirá que a cerejeira sobreviva ao inverno em segurança e não seja afetada pela geada.

Para repelir roedores, prepara-se uma mistura especial composta de esterco de vaca e argila. Essa mistura é aplicada no tronco da árvore e possui um odor desagradável e pungente, que impede os roedores de se aproximarem da árvore.

Com a chegada da primavera, a cobertura de inverno é removida. A cerejeira é completamente desenterrada e tratada preventivamente contra esporos de fungos. A poda de primavera também é importante: o caule principal e cada ramo são encurtados em um terço. A poda de primavera regula o equilíbrio correto entre o sistema radicular e a parte aérea da cerejeira.

Com o plantio adequado, a cerejeira se tornará resistente a doenças e condições climáticas adversas e, após algum tempo, encantará o jardineiro com frutos grandes e doces.

Plantar cerejas no outono
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates