Com a chegada do clima mais quente, vem um período de frequentes ataques de vespas. Elas geralmente são atraídas por cheiros doces, como geleia ou frutas maduras. Avistar um único exemplar não é surpreendente, mas quando aparecem regularmente e em grande número, é um motivo sério para começar a procurar um ninho de vespas. É preciso eliminá-lo, mas isso precisa ser feito da maneira correta, e existem muitas maneiras de fazê-lo.
Onde posso encontrar um ninho?
Embora as vespas não causem muitos danos em jardins particulares e não representem nenhum perigo na cidade, às vezes atacam pessoas sem provocação. As vespas não são difíceis de encontrar; elas geralmente fazem seus ninhos em locais de difícil acesso para humanos, como:
- sob o revestimento da casa;
- no sótão;
- sob o telhado;
- nos canos.
Menos frequentemente, os ninhos podem ser encontrados no solo ou em matagais. São fáceis de reconhecer; geralmente são redondos, cinzentos e têm um orifício na parte inferior. Se descobrir um ninho de vespas no sótão da sua casa ou na sua propriedade, deve descartá-lo com cuidado.
Uma mordida pode ser inofensiva, mas frequentemente causa uma reação alérgica. E mordidas múltiplas podem ser fatais.
Você também pode se interessar por:Métodos para eliminar ninhos de vespas
Existem pessoas métodos para lidar com ninhos de vespasMuitas pessoas simplesmente queimam os ninhos, depois de os encharcarem com gasolina. No entanto, isso é bastante perigoso, pois pode facilmente iniciar um incêndio. Contudo, para ninhos acima do solo, este é talvez o método mais eficaz.
Dos métodos mais eficazes combate a ninhos de vespas Três podem ser distinguidas:
- Utilizando produtos químicos ou venenos. Produtos químicos para esse fim são facilmente encontrados, pois qualquer inseticida serve. Você pode isolar um cômodo e introduzir o veneno. Esse método também é chamado de defumação. Obviamente, todas as precauções de segurança devem ser tomadas, incluindo a retirada de pessoas e animais de estimação do cômodo. No entanto, esse método não é adequado para ninhos localizados ao ar livre. Um método mais eficaz é usar um saco. Isso também requer precauções de segurança. Use roupas grossas para evitar que a vespa o perfure com seu ferrão e use uma rede de proteção para a cabeça. Primeiro, puxe cuidadosamente o saco sobre o ninho e amarre-o firmemente na base para evitar que as vespas voem e ataquem. Em seguida, faça um pequeno furo e introduza o produto químico dentro. Aguarde de duas a três horas para que o veneno faça efeito e mate todos os insetos. Depois de se certificar de que não há mais zumbido, simplesmente jogue o saco fora. No entanto, é mais eficaz e seguro queimá-lo cuidadosamente.

- O segundo método também é eficaz, mas mais perigoso, pois um erro fará com que as vespas entrem em modo defensivo e ataquem tudo o que estiver por perto. Encha um recipiente de tamanho adequado com água quente e mergulhe o ninho dentro dele. Como alternativa, coloque o recipiente sobre o ninho para evitar perturbá-lo. Para maior segurança, coloque um saco sobre o ninho primeiro, como no primeiro método, mas desta vez faça vários furos bem pequenos nele. A água fervente matará rapidamente todos os insetos, após o que você poderá descartá-lo com segurança.
- Utilizando ácido bórico e isca. Este método é completamente seguro para humanos e também o mais barato. A maneira mais fácil é diluir o ácido em água doce na proporção de 20 gramas de boro para meio litro de água e deixar em um recipiente aberto próximo ao ninho. O recipiente pode ser de qualquer tamanho, até mesmo uma tigela ou prato simples, desde que tenha bordas largas. Isso dará às vespas o melhor acesso. Você pode usar não apenas água, mas também diversas frutas doces, como fatias de melão ou maçãs bem maduras. O princípio é o mesmo: coloque ácido bórico na fruta e deixe perto do ninho. Ao contrário de outros métodos, este leva mais tempo. Serão necessários cerca de sete a nove dias para se livrar de todas as vespas.
Para evitar vespas por completo, você deve manter sua propriedade em boas condições. Colha as frutas logo após o uso, antes que comecem a estragar e atrair insetos. Além disso, verifique regularmente sótãos e anexos, mantendo-os limpos e organizados. Isso geralmente é suficiente para protegê-lo não apenas dessas vespas vorazes, mas também de muitas outras pragas.


Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas