Preparando um pessegueiro para o inverno: como cobri-lo e isolá-lo adequadamente.

Pêssego

A questão de como proteger os pessegueiros durante o inverno é uma preocupação constante para jardineiros amadores. Geadas e ondas de frio na primavera danificam as gemas reprodutivas e as partes vegetativas da planta. Isso impacta negativamente a produção e a vida útil da árvore. Para garantir a frutificação regular em climas temperados, mesmo as variedades resistentes ao inverno precisam ser protegidas das geadas.

Os pêssegos precisam ser isolados termicamente durante o inverno?

A cultura é cultivada em escala industrial na Crimeia e na região de Krasnodar. O mar nessas áreas modera as temperaturas de inverno. Variedades resistentes ao inverno são encontradas em dachas na região central da Rússia. Michurin dedicou-se ao melhoramento genético de pêssegos para a parte europeia da Rússia, e seus alunos deram continuidade ao trabalho.

Referência!
Pêssegos enxertados em ameixeira-cereja, cerejeira-feltro e damasqueiro sobrevivem melhor ao inverno em latitudes temperadas.

Jardineiros afirmam que se você isolar um pessegueiro durante o inverno, A colheita pode ser cultivada na Sibéria. Há resultados positivos na Khakassia, na região de Omsk e em Altai. Mesmo as variedades de pêssego resistentes à geada têm resistência limitada ao inverno, e não são apenas as baixas temperaturas que as árvores temem.

Períodos prolongados de degelo, como os que ocorrem no final do ano e início da primavera, não são menos perigosos. Durante o aquecimento prolongado, os botões florais despertam. Uma grande porcentagem deles congela quando chega a próxima onda de frio. Um botão floral de pêssego inchado morre a -8°C.

árvore cobertaÁrvores devidamente protegidas despertam mais tarde, portanto não são afetadas por períodos temporários de calor. Os cuidados com o pessegueiro continuam no inverno. Um círculo de 1 a 1,5 m de diâmetro ao redor do tronco é preenchido com neve. Durante o degelo, a neve é ​​compactada, polvilhada com serragem ou palha e coberta com um pedaço de filme plástico.

No início de abril, o abrigo é removido; ele cumpriu sua função:

  • O derretimento da neve diminuiu;
  • floração tardia;
  • protegeu o pessegueiro florido das geadas da primavera;
  • salvou a colheita.

Árvores que não são protegidas durante o inverno são suscetíveis ao vazamento de goma. Durante geadas severas, rachaduras se formam nos galhos e troncos, e a goma vaza. A casca do pessegueiro sofre com correntes de ar e degelos frequentes no final do inverno.

Como proteger um pêssego do congelamento

Os pessegueiros são preparados para o inverno na primavera, verão e outono. Para obter uma boa colheita em climas frios, cobrir a árvore no outono não é suficiente. É importante aumentar a resistência da fruta ao inverno. Para isso, cuide da árvore (ou arbusto) utilizando práticas agrícolas padrão:

  • Organize uma alimentação equilibrada na primavera e no verão;
  • Realizar poda sanitária na primavera;
  • água;
  • Não se esqueça dos tratamentos preventivos da coroa contra pragas e doenças.
Importante!
Se o solo for argiloso, os pessegueiros não devem ser regados no final do outono.

Mesmo na Ucrânia, os pessegueiros exigem cuidados no outono. Em anos excepcionalmente frios, os botões florais e as copas acima da linha da neve congelam. Na melhor das hipóteses, a colheita é prejudicada; na pior, a árvore morre. Antes de isolar um pessegueiro para o inverno, uma série de medidas são tomadas.

Cuidados com os pêssegos no outono
Cuidados de outono Alvo
Duas semanas antes da geada, cave a terra ao redor da árvore até uma profundidade de 20 cm, sem quebrar os torrões. Combata as larvas e os insetos que hibernam no solo, pois eles congelarão.
Regue as árvores antes da chegada da geada. Aumentar a resistência do sistema radicular ao inverno
Combine a irrigação para aumentar a umidade com a adubação radicular com fertilizantes de fósforo e potássio. Aumentar a resistência ao inverno e fortalecer a imunidade.
Na primeira metade do outono realizar a poda de formação de árvores jovens Uma árvore com copa bem formada produz frutos melhores, adoece com menos frequência e resiste bem ao inverno.
Nas regiões do norte, realize podas drásticas do final de setembro até meados de outubro. Reduzir a altura da coroa, redistribuir os nutrientes.
Pulverize a coroa com ureia ou calda bordalesa para combater fungos e insetos. Prevenção de doenças, fortalecimento da imunidade, aumento da resistência ao inverno
Pinte de branco o tronco e os galhos esqueléticos. Proteção contra queimaduras solares, prevenção de rachaduras e sangramento gengival.

Que material devo escolher para isolamento?

A futura colheita de pêssegos depende de como a árvore sobrevive ao inverno. É especialmente importante isolar adequadamente as mudas jovens plantadas na primavera. De acordo com especialistas e jardineiros amadores, os melhores materiais para cobrir as partes aéreas dos pessegueiros são:

  • agrofibra;
  • papel;
  • talos de milho;
  • ramos de abeto;
  • tecido de polipropileno;
  • pano de saco.

A maneira mais fácil de isolar a copa de um pessegueiro é com geotêxtil. Quanto maior a densidade do geotêxtil, maior a proteção. O material não é barato, mas dura muitos anos. Você pode assistir ao vídeo para ver como isolar a copa corretamente. Palha seca, esterco, serragem, turfa, folhas secas, galhos de pinheiro e palha são usados ​​para cobrir a parte inferior do tronco e as raízes.

Isolamento para raízes

A zona radicular é coberta após a queda das folhas e o solo ter congelado ligeiramente. Duas semanas antes da chegada do frio, são realizadas medidas preparatórias. Estas incluem a rega, despejando-se 5 a 7 baldes de água sob cada árvore, a adubação com fertilizantes fosfatados e potássicos e a pintura dos troncos com cal.

Idade 2 a 3 anos 4 a 7 anos 8-9 10 anos ou mais
Húmus 10 kg 15 kg 25-30 kg 35 kg
Superfosfato 70-80 g 125 g 160 g 180 g
Sal de potássio 30 g 45 g 65 g 100 g
Comentário!
O húmus é adicionado uma vez a cada 3 anos, e os fertilizantes fosfatados e potássicos, uma vez a cada 2 anos.

Para caiar o tronco e os galhos secos, misture 2 kg de cal hidratada, 30 g de sabão de lavar roupa ralado e 250 g de sulfato de cobre em um balde de água. Antes de aplicar a cal, limpe o tronco e remova qualquer casca morta.

Após a limpeza, as feridas são lavadas com uma solução de sulfato de cobre a 2% e seladas com piche de jardim. Assim que todo o trabalho preparatório estiver concluído, comece a isolar o sistema radicular do pessegueiro para o inverno:

  • Cubra a circunferência do tronco e a parte inferior do tronco;
  • Para uma melhor conservação durante o inverno, o tronco é amontoado a uma altura de 20-30 cm, coberto com folhas secas, aparas e ramos de abeto;
  • O círculo ao redor do tronco da árvore é coberto com uma camada (25 cm) de húmus, grama seca e turfa.

Proteção do cano

Depois pessegueiro Após a queda completa das folhas, a copa é pulverizada com uma solução de ureia. Adicione 1 kg a 10 litros de água. Em seguida, o tronco é coberto para o inverno utilizando diversos métodos:

No outono, os jardineiros do Extremo Oriente enchem grandes caixas de papelão com folhas secas, serragem e turfa. No inverno, colocam-nas sob os troncos das árvores; o papelão se desfaz na primavera e o conteúdo é usado como cobertura morta. A neve é ​​retida no jardim com treliças de madeira, e os troncos são então cobertos com ela.

Referência!
Se a parte superior da árvore congelou, mas as raízes e a parte inferior do tronco ainda estão vivas, a parte acima do solo é podada. Brotos surgem no enxerto e novos ramos começam a crescer. O pessegueiro reanimado é então moldado em forma de arbusto.

Para preparar a árvore para o frio, na Ucrânia, constrói-se uma estrutura de vigas ao redor do tronco do pessegueiro, com hastes de milho inseridas nela. Em Stavropol, os pessegueiros são cultivados como arbustos compostos por 3 a 5 troncos. Metade desses troncos produz frutos na estação atual, enquanto a outra metade forma botões para a colheita do ano seguinte. No outono, os ramos frutíferos são cortados e os ramos restantes são curvados até o chão e cobertos com cobertura morta.

Capa da coroa

Antes da chegada das geadas, a copa da árvore é preparada para o inverno. Aplica-se ureia contra infecções fúngicas e os ramos frutíferos são parcialmente podados. Na Sibéria, as árvores jovens são curvadas até o chão. Para isso, os brotos são reunidos em um feixe, envoltos em corda macia, e a árvore amarrada é fixada a uma estaca.

Enquanto as temperaturas estiverem acima de zero, não cubra os pêssegos com nenhum material de cobertura, pois isso pode causar o apodrecimento dos botões. Quando a geada chegar (-10°C), aplique um repelente de roedores no centro da coroa e cubra com folhas secas e aparas de madeira. Aplique uma camada de cobertura de 25 cm de espessura.

Na zona central, a copa é amarrada com cordas para o inverno. Os ramos são protegidos da geada de diversas maneiras:

  • Envolva com lutrasil ou spunbond, prenda o material de cobertura com barbante em vários pontos e tente cobrir todos os brotos;
  • coberto com esteiras de junco;
  • Envolva-o em juta ou papel de parede velho;
  • Uma estrutura é construída com vigas, coberta com filme plástico ou agrofibra, e quando chega a geada, folhas e palha são despejadas dentro.

No final do inverno, ocorre o degelo e as árvores são protegidas do sol forte com coberturas de ardósia ou madeira, colocadas no lado sul.

O que acontece se você não cobrir um pessegueiro durante o inverno?

A experiência demonstra que mesmo as variedades de pêssego mais resistentes ao inverno perdem os botões florais se as geadas caírem abaixo de -26°C. Em regiões onde essas geadas ocorrem de duas a três vezes por ano, o cultivo só é viável com proteção térmica. Se os pessegueiros não forem protegidos durante o inverno, os problemas são inevitáveis.

  • Você pode perder a colheita porque a maioria dos botões de flores irá congelar;
  • Devido às frequentes mudanças de temperatura no final do inverno e início da primavera, parte da casca irá morrer;
  • Árvores congeladas têm o sistema imunológico enfraquecido, adoecem durante todo o verão e podem não sobreviver ao inverno seguinte.

Sem abrigo, geadas severas farão com que as raízes congelem, o que eventualmente matará a árvore. Nesse caso, será impossível formar um arbusto a partir dos brotos.

A dificuldade de cultivo durante o inverno não intimida os jardineiros. Os pêssegos são cultivados com sucesso como cobertura vegetal na Sibéria, no Extremo Oriente e na região de Moscou. Variedades canadenses e americanas resistentes ao inverno, como Fury, Harko, Harbinger e Harnas, são adequadas para as regiões do norte. Variedades populares na região central do país incluem Kremlevskiy Krupnoplodny, Zolotaya Moskva, Zakatny e Smolenskiy.

Como cobrir e isolar um pessegueiro durante o inverno.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates