Como cobrir adequadamente os morangos durante o inverno.

Morango

Para obter uma alta produção de morangos, utiliza-se uma tecnologia que inclui a proteção das plantas contra o congelamento durante o inverno. Antes de cobrir os morangos para o inverno, é importante estudar as características da planta, as características do isolamento e as etapas preparatórias. A escolha do material depende de muitos fatores; a camada protetora pode ser feita de misturas naturais facilmente encontradas ou de filmes isolantes prontos.

Benefícios da cobertura

A questão é se é necessário. Cubra os morangos para o inverno.A neve é ​​uma preocupação para todos os jardineiros. A planta sobrevive bem às geadas sob uma camada de neve, que aquece os arbustos. No entanto, essa camada deve ter pelo menos 27 a 30 cm de espessura, e a precipitação deve permanecer sobre o solo como uma camada contínua durante toda a estação fria. Nas regiões da Rússia, o clima não é conhecido por sua estabilidade.

Benefícios da cobertura

O vento sopra a neve dos canteiros, expondo as raízes das plantas e tornando-as vulneráveis ​​a temperaturas congelantes. Nessas condições, mesmo geadas leves podem matar os morangos. Algumas regiões experimentam períodos de degelo durante o inverno. Nesses períodos, os arbustos despertam com o calor, que rapidamente dá lugar à geada. Cobri-los os protegerá dessas mudanças indesejáveis.

O ressecamento do solo e da própria planta afeta negativamente a saúde do arbusto. Os nutrientes do solo se perdem em camadas mais profundas, enquanto as raízes próximas à superfície ficam sem umidade durante todo o inverno. Na primavera, esses arbustos desprotegidos apresentam-se murchos, com brotos e folhas fracas.

Importante!
O solo descoberto, sujeito a ciclos de congelamento e descongelamento, pode empurrar as raízes das plantas para fora devido à sua tendência a se expandir. Cobrir o canteiro evitará esses problemas, estabilizando a temperatura do solo.

Material de cobertura para morangos no inverno Protege os arbustos de frutos silvestres de danos:

Material de cobertura para morangos durante o inverno.

  • Congelamento do sistema radicular. Um inverno sem neve e um outono frio prolongado não só destroem a parte aérea, como também afetam negativamente a base da planta.
  • Intemperismo da camada superficial do solo. A camada de solo que a cobre é levada pelo vento, deixando a planta desprotegida.
  • Umidade elevada. O excesso de umidade leva ao apodrecimento das raízes e à deterioração de toda a planta.
  • Ressecamento. Um clima seco e um inverno sem neve farão com que a planta morra.
  • Danos mecânicos. Isso ocorre quando animais ou aves caminham sobre os canteiros e os pisoteiam.

Características do processo

A decisão de isolar os canteiros envolve a escolha do material adequado e a definição do cronograma para a obra. Antes de isolar os morangos para o inverno, é necessário prepará-los. Os ciclos do processo são realizados em uma sequência específica, o que garante bons resultados na colheita.

Os arbustos jovens ficam completamente cobertos, enquanto as plantas perenes podem ser apenas envolvidas em círculo. Se já houver uma camada de neve no chão, coloque galhos de coníferas por cima. Em regiões mais ao sul, é melhor cobrir o sistema radicular com cobertura morta e criar uma barreira ao redor do perímetro do canteiro para reter a neve.

Cubra as camas com isolamento.

Utiliza-se uma miniestufa, construída sobre fileiras de arbustos e coberta com material isolante. A planta prospera nessas condições, mas a aeração deve ser monitorada e a tampa aberta ocasionalmente, se o tempo permitir. A estrutura e a cobertura são desmontadas no início da primavera.

Como proteger os morangos no inverno

Especificidades dos morangos de jardim

Os morangos possuem algumas características de desenvolvimento que são levadas em consideração na escolha de um método de isolamento. As nuances são as seguintes:

  • O sistema radicular é superficial, localizado a 7-9 cm abaixo da superfície do solo. Esperar que a geada não afete o sistema a essa profundidade é infundado.
  • A parte aérea da planta e suas raízes podem sobreviver ao inverno com geadas leves, mas há um limite para o quanto a planta se recuperará com a chegada de temperaturas mais quentes: temperaturas de -9 a ±2°C. Se houver ventos que resfriem ainda mais o solo em áreas expostas ao vento, esse limite mudará.
  • É importante cobrir os arbustos no momento certo, pois cobri-los muito cedo fará com que a planta floresça sob a camada protetora e produza frutos sob a cobertura isolante. O perigo reside no fato de que, em dias ainda quentes, os morangos podem apodrecer. Isso significa que você terá que plantar novas mudas na primavera para substituir as antigas e estragadas.

Especificidades dos morangos de jardim

Conselho!
O período em que as temperaturas do ar caem abaixo de zero e não se prevê aquecimento é o momento certo para preparar a cobertura dos morangos da horta. Para isso, fique de olho na previsão do tempo para o mês seguinte.

O canteiro é coberto quando as temperaturas médias diurnas e noturnas ficam entre -4 e +8 °C. Por exemplo, os morangos da variedade Victoria são fáceis de cultivar e toleram geadas, mas precisam de barreiras para evitar o acúmulo de neve em canteiros inclinados em direção ao sol.

Preparação preliminar

Todo o trabalho preparatório necessário é realizado integralmente, independentemente da opção de proteção escolhida. A ação imediata visa restaurar a saúde da planta antes do inverno e preparar o solo. A temperatura externa é uma diretriz universal, mas recomendações específicas se aplicam a cada variedade. As características do solo, sua composição e a exposição à luz solar também são levadas em consideração.

Transplante de outono de arbustos de morango

Para garantir uma boa colheita no futuro, é necessário aguardar pelo menos seis semanas após o transplante no outono. Durante esse período, os arbustos criarão raízes e se adaptarão aos novos locais. O momento ideal para o plantio é determinado com base no local específico e na variedade de morango que está sendo plantada.

Se o replantio não for necessário, os ramos que cresceram demais são desbastados. Isso envolve a remoção de folhas velhas e gavinhas compridas. Arbustos tingidos, murchos e ressecados são removidos do solo e substituídos por arbustos saudáveis. O desbaste é feito para otimizar a nutrição das plantas restantes, garantindo que recebam quantidades adequadas de minerais e vitaminas.

Plantas antigas sombreiam arbustos novos, impedindo-os de receber raios ultravioleta. Esse efeito negativo se manifesta em plantas jovens, que não conseguem prosperar em condições de espaço reduzido. Jardineiros removem diversas pragas dos canteiros ao desbastar a vegetação antes da chegada do frio. Besouros se preparam para hibernar nas dobras das folhas mortas, portanto, não é necessário o uso de armadilhas para insetos sob plástico.

Medidas preparatórias antes de cobrir o local para o inverno:

A terra está sendo alimentada

  • O solo é fertilizado para garantir que a planta sobreviva ao inverno sem perdas. Micronutrientes e vitaminas fortalecem a planta. Uma característica fundamental da fertilização outonal é a adição exclusiva de matéria orgânica; compostos nitrogenados não são utilizados. Húmus e esterco são usados ​​em quantidades calculadas.
  • O solo é afofado após o término do período de rega. Esse procedimento permite que o sistema radicular respire e que a umidade forneça nutrientes mais rapidamente.
  • A cobertura morta é aplicada ao redor do colo da planta. Essa camada impede a formação de rachaduras e proporciona isolamento adicional. A ausência de rachaduras é importante, pois o ar frio pode penetrar por elas até as raízes. Turfa, húmus e agulhas de pinheiro são usados ​​como cobertura morta. Esses ingredientes não apenas protegem contra o frio, mas também fornecem nutrientes adicionais para as plantas.
  • Os arbustos são pulverizados com calda bordalesa a uma concentração de 3%. As plantas são completamente tratadas e deixadas a secar (1,5 a 2 dias), após o que podem ser cobertas. Para preparar a solução, dissolva 3 g da substância em água a uma temperatura de 22-24 °C (1 litro). Durante o tratamento, os arbustos são umedecidos, mas não encharcados; é permitido algum contato com o solo.
  • Uma barreira protetora é construída ao redor do canteiro para preservar a neve, tanto na primeira quanto nas subsequentes nevascas. São utilizados materiais como estacas e painéis descartados.
Interessante!
Jardineiros frequentemente se perguntam sobre como isolar os canteiros de morangos. O clima na região de Moscou é ideal para o cultivo dessa fruta, onde os jardineiros não se preocupam em cobrir seus canteiros. As plantas altas sobrevivem facilmente à estação fria, com temperaturas que chegam a -20°C.

Climas mais rigorosos exigem cobertura caso se prevejam invernos secos e sem neve. Os morangos raramente são cultivados na região do Volga, pois a manutenção é dispendiosa e a produção é baixa.

Material da camada protetora

Durante o inverno, é inevitável que os proprietários de casas pensem em como proteger os morangos da geada. Diversos materiais são utilizados, naturais ou artificiais. Cada tipo possui características únicas.

Camada de produtos naturais

Folhas caídas e ervas daninhas não são adequadas para isolar canteiros de morangos. Jardineiros experientes queimam imediatamente o material acumulado para evitar a proliferação de insetos nocivos. O canteiro de morangos pode ser isolado:

Camada de produtos naturais

  • Utilizam-se talos de milho e de pimenta. Para matar roedores que aparecem por perto, coloca-se veneno para ratos por cima.
  • Os canteiros estão cobertos com pesadas folhas de bordo, castanheiro, álamo e carvalho. Os jardineiros ainda debatem se é seguro cobrir os morangos com folhas de nogueira. É importante avaliar o peso para determinar a segurança contra pragas. Folhas em decomposição não são adequadas para cobertura. As folhas de nogueira demoram muito para se decompor e servem como isolantes térmicos ideais. Folhas pesadas são difíceis de serem levadas pelo vento quando congeladas.
  • A serragem é um material bom e barato. Ela deve ser removida do terreno no início da primavera, pois sua massa contribui para a acidificação do solo. O material proporciona uma boa cobertura para os morangos e, no inverno, não é levado pelo vento, pois absorve umidade facilmente e fica pesado. Utiliza-se um balde de serragem por metro quadrado.
  • As canas são facilmente encontradas; uma camada de cerca de 2 cm de espessura isola os morangos do frio. As canas, mais grossas, são resistentes ao vento, fáceis de dispor em camada e fáceis de colher na primavera.
  • Uma camada de galhos de abeto coletados de árvores caídas é uma boa opção. Galhos de pinheiro são os melhores para isolar canteiros de jardim. O material pesado retém a neve entre as agulhas.
  • O feno retém bem o calor, mas, por ser leve, tende a voar. Ao empilhar, prenda a palha ou o feno com galhos de pinheiro ou folhas pesadas. Evite empilhar palha com restos de grãos, pois isso atrairá ratos. A umidade faz com que a palha apodreça, o que pode causar doenças nos morangueiros.
Conselho!
Outros materiais não naturais, como papelão ou trapos, também são utilizados. Esses materiais são removidos imediatamente com os primeiros raios de sol na primavera, pois ficam molhados, retêm umidade e promovem o apodrecimento dos arbustos que estão surgindo.

Filme de cloreto de polivinila

Filme de cloreto de polivinila

Os lençóis são colocados sobre os canteiros, com tijolos ou outros objetos pesados ​​posicionados em todos os lados. A película resistente ao desgaste suporta pequenos impactos mecânicos e a camada pode ser reutilizada no ano seguinte, após a remoção. As temperaturas sob a cobertura são próximas do ideal, mas, diferentemente da agrofibra, este material não permite a passagem de ar.

Uma cobertura de estrutura também é utilizada. Este método exige bastante trabalho, mas é confiável; as plantas ficam livres e respiram. Uma miniestufa é fácil de construir para um jardineiro e não requer muito investimento. Tubos, ripas e pequenas vigas usados ​​— coisas que você sempre tem à mão — são adequados para a estrutura.

A película é esticada sobre suportes enterrados nos canteiros ou ao longo das fileiras e fixada com amarras. O interior do abrigo improvisado proporciona luz, circulação de ar e retenção de calor. As desvantagens deste método são... Os seguintes pontos se aplicam:

  • O trabalho exige mais mão de obra em comparação com a simples cobertura do solo;
  • Requer monitoramento constante das condições climáticas e ventilação regular para evitar mofo.

A camada superior é feita de agrofibra semelhante a um filme.

Agrofibra para isolamento

Outro nome para este material é spunbond. Está disponível em rolos, e o filme vem em várias espessuras e larguras, dependendo das necessidades. Quanto mais espessa a agrofibra, mais geadas severas os arbustos podem suportar sob a cobertura. Quando utilizado, o spunbond proporciona:

Agrofibra para isolamento

  • microclima exigido pela tecnologia;
  • isolamento máximo;
  • a capacidade de fertilizar e regar através da tela no início da primavera;
  • Turno de filmes ao longo de 5 temporadas.

Entre as desvantagens, incluem-se o alto custo e a necessidade de muita mão de obra para a pré-medição, a fim de adquirir a quantidade necessária de material na largura escolhida. A agrofibra com fendas para cada arbusto, quando colocada no solo, pode danificar as plantas durante a colheita na primavera.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates