Como cuidar de tomates em campo aberto para garantir uma boa colheita.

Tomates


Como cuidar de tomatesOs tomates são uma das hortaliças favoritas dos jardineiros. Muitos cultivam esses vegetais; alguns até constroem estufas especiais para eles (descubra mais, Como cultivar tomates em estufasAlguns cultivadores selecionam as variedades mais interessantes e cuidam das mudas, enquanto outros semeiam diretamente no solo e colhem uma excelente safra. Para garantir o sucesso no cultivo de tomates, é preciso conhecer alguns truques. Nossa publicação atual explica os passos para cultivar tomates corretamente em campo aberto.

Existem algumas hortaliças que prosperam sem muita intervenção humana: abobrinhas e abóboras, por exemplo, podem não exigir muita atenção durante toda a estação. Mas os tomates são diferentes: eles precisam de suporte para garantir um crescimento forte e o desenvolvimento oportuno dos frutos. Estaqueamento, poda apical, adubação e remoção de folhas são os passos básicos que ajudarão você a cultivar tomates!

Amarrando tomates

Por que amarrar os tomates? A resposta é simples: para evitar que as plantas de tomate caiam no chão. Alguns jardineiros preferem cultivar tomates "deitados" (nesse caso, as plantas literalmente ficam no chão), mas esse método corre o risco de arruinar a colheita de outono: os frutos podem congelar muito cedo ou serem infectados por doenças fúngicas. Para evitar isso, amarrar os tomates é o método tradicional.
Quando se deve tutorar as plantas de tomate? Normalmente, isso é feito quando a planta tem de três a quatro folhas fortes. No entanto, existem variedades de tomate que podem ser tutoradas sem estacas. São os tomates anões, que não crescem mais do que 30 cm de altura.
Amarrando tomates
Como amarrar tomates? Prepare estacas compridas, mas resistentes, com uma das pontas afiadas (para facilitar a cravação no solo). Afofe a terra ao redor do tomateiro, formando um pequeno monte para fortalecer o tronco e enterrar até as raízes menores. Em seguida, finque a estaca no solo a cerca de 15 cm da planta, no lado nordeste.
Como amarrar tomates
Amarre a parte superior da planta de tomate ao suporte com uma corda fina, mas não a aperte demais. A corda pode ser um barbante simples, fio de papel ou uma tira de tecido tricotado — qualquer coisa que você não se importe de expor à chuva e à sujeira. À medida que as plantas de tomate crescem, ajuste as cordas, elevando-as conforme a altura da planta aumenta.
Como amarrar tomates corretamente
Beliscar os brotos laterais dos tomates.

O que é um broto lateral em um tomateiro? Um broto lateral é um broto que cresce na junção da folha principal com o caule do tomateiro. É uma espécie de "broto intrusivo" que cresce muito rapidamente e desvia a energia da planta do desenvolvimento dos frutos. Portanto, para garantir uma colheita abundante, o número de brotos laterais em uma planta é otimizado através da remoção manual desses brotos. Para isso, assim que um broto lateral for identificado, ele deve ser retirado da planta. Essa prática deve ser repetida ao longo do verão.

Aliás, descubra, Quais tomates crescem em campo aberto sem necessidade de poda?.
Beliscar os brotos laterais dos tomates.
Regando e adubando os tomates na horta.

A frequência de rega dos tomates varia de acordo com o clima e as condições meteorológicas. No entanto, há uma regra fundamental: preencha toda a cova de plantio com água, pois os tomates precisam de muita água. Em dias particularmente quentes, borrife água nas folhas com um pulverizador para evitar que as plantas sequem devido ao calor excessivo.
Como cuidar de tomates
Quanto à adubação, os tomates preferem "coquetéis" orgânicos. Uma vez a cada duas semanas, antes de regar, adube-os com uma infusão de ervas fermentadas (30 litros de água + 3 kg de urtigas e outras ervas daninhas) ou verbasco fermentado (30 litros de água + 1 kg de verbasco). Fertilizante orgânico A água deve cair apenas nos buracos e em hipótese alguma tocar nas folhas, flores ou frutos dos tomates!

Retirar o excesso de folhas

Quanto menos folhas uma planta de tomate tiver, mais frutos produzirá e mais rápido eles amadurecerão. Isso também se evidencia no caso dos brotos laterais, que dificultam o desenvolvimento dos tomates pequenos. Não é à toa que, para a manutenção das plantas de tomate, muitas vezes são removidos não só os brotos laterais, mas também as folhas. No verão, é comum colher as folhas inferiores e quaisquer outras que já estejam secas.
Como cuidar adequadamente dos tomates
Mas em setembro (para garantir que a colheita tenha tempo de amadurecer antes da geada), as plantas de tomate são deixadas quase completamente despidas — todas as folhas são arrancadas, exceto as pontas. Isso expõe os frutos verdes à luz solar, o que acelera o amadurecimento.
Agora você já sabe como cuidar de tomates ao ar livre para garantir uma boa colheita. Claro que isso é mais conveniente se você mora na sua casa de campo, já que sua ajuda pode ser necessária com frequência. Mas mesmo que você visite sua casa de campo apenas uma vez por semana, é possível cultivar uma boa safra de tomates: certifique-se de remover todas as folhas amareladas dos arbustos e você terá sucesso!
Cultivando tomates

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates