Qual a aparência da fúcsia e como cultivá-la em casa?

Fúcsia

A fúcsia é uma planta de interior popular, mas suas variedades são frequentemente consideradas caprichosas. As pessoas simplesmente desconhecem as necessidades de cuidado da flor e não seguem o regime de iluminação e a frequência de rega recomendados. Se você ajustar esses detalhes e revitalizar a planta prontamente, ela o encantará com flores exuberantes do verão ao outono. Para garantir que a planta fique com a melhor aparência possível em ambientes internos, ela precisa ser propagada a cada primavera usando métodos práticos.

Breve descrição da planta

As folhas são de um verde intenso, ovais e com bordas ligeiramente pontiagudas. O caule é claro e o pecíolo tem um tom rosa-avermelhado. Muitas variedades apresentam pecíolos dispostos em pares, opostos entre si. As flores são variadas, frequentemente com pétalas e "saias" de tonalidades diversas.

Novas espécies de plantas continuam a surgir. Elas impressionam a pessoa comum com sua extraordinária beleza e suas flores abundantes e exuberantes. Os botões florais podem ser simples, semidobrados, dobrados ou densamente dobrados. A parte inferior destes últimos atinge 7 cm de diâmetro.

A fúcsia não é uma flor para iniciantes. Ela reage de forma sensível a qualquer irregularidade nos cuidados, pode perder as folhas e eventualmente morrer. Além disso, é uma praga predileta, especialmente a mosca-branca, que é um verdadeiro incômodo para controlar. Para uma floração exuberante, a poda, o manejo e um período de inverno fresco são essenciais. Se essas últimas condições não forem levadas em consideração, a planta não produzirá botões florais.

Atenção!
A fúcsia é um arbusto perene que cresce de 30 a 100 cm de altura. Para manter a planta compacta e evitar que fique com caules longos e finos, ela precisa ser podada e mantida em um local bem iluminado, mesmo durante o inverno.

Características do cuidado com as plantações

No fúcsia em crescimento Ao cultivar um híbrido em vaso em casa, é preciso seguir algumas orientações básicas de cuidado. O espaço deve ser limitado; em vasos grandes, a planta desenvolverá mais folhagem do que flores. Isso também ocorre se os fertilizantes forem usados ​​incorretamente. Exceder as doses recomendadas ou fertilizar em excesso no inverno faz com que o caule se estique. A planta pode atingir um metro de altura, mas o arbusto parecerá "nu".

Para um desenvolvimento normal e floração plena, todos os cuidados necessários devem ser seguidos. A planta não tolera altas temperaturas e prefere boa luminosidade, mas sofre com a luz solar direta. A umidade também é importante. Ela requer borrifadas periódicas e rega regular — somente quando o solo estiver seco. O replantio anual é necessário. Uma troca completa do solo é imprescindível, pois as fúchsias esgotam o substrato rapidamente.

Temperatura

As fúchsias são sensíveis a altas temperaturas. Elas prosperam em condições mais amenas. A temperatura ideal para elas é de 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit). Aumentos de curto prazo para 25 graus Celsius (77 graus Fahrenheit) são aceitáveis, desde que sejam borrifadas e regadas regularmente.

No inverno, a temperatura cai significativamente para entre 12 e 15 graus Celsius. Isso é necessário para o repouso adequado das plantas. Independentemente da estação do ano, as plantas em vasos devem ser protegidas de correntes de ar.

Iluminação

As fúchsias em vaso devem ser colocadas em um local ensolarado para que o sol do meio-dia não danifique suas folhas delicadas. O ideal é cultivá-las em parapeitos de janelas voltados para o oeste ou para o leste.

Em janelas voltadas para o sul, será necessário fornecer sombra com papel ou persianas. No norte, ela crescerá, mas devido à falta de luz, começará a esticar e poderá perder seus botões.

Rega e umidade do ar

Use apenas água decantada para regar a planta. Ela não tolera solo excessivamente úmido, portanto, deixe um intervalo de 3 a 4 dias entre as regas no verão e de 7 a 10 dias no inverno. Se o torrão de raízes não secar, o sistema radicular pode apodrecer e morrer.

Ao cuidar de fúcsias, é útil fazer o seguinte:

  1. Forneça um banho morno (temperatura da água até 37 graus Celsius), cobrindo o torrão de raízes com plástico. Isso também oferece proteção adicional contra moscas-brancas.
  2. Borrife diariamente, de manhã ou à noite. Você pode adicionar ácido succínico ou outras vitaminas benéficas para plantas de interior à solução de pulverização.
  3. Após regar, escorra o excesso de água da bandeja.

Atenção!
As fúchsias são "convidadas" tropicais em parapeitos de janelas, por isso precisam de alta umidade. O ideal é colocar o vaso sobre uma bandeja com argila expandida úmida ou musgo para criar um microclima mais natural.

cobertura

O cuidado adequado e o cultivo bem-sucedido em casa são impossíveis sem o uso de fertilizantes. fúcsia Para garantir um crescimento adequado, a planta deve receber um fertilizante balanceado composto por nitrogênio, fósforo e potássio. Aplique o primeiro componente com cautela, pois seu excesso leva a um crescimento rápido, mas atrasa a floração. O nitrogênio é adicionado enquanto a planta é jovem, durante os primeiros 3 a 5 meses de vida, e depois sua concentração é reduzida.

O potássio e o fósforo são responsáveis ​​pela floração ativa. Esses nutrientes estimulam a formação de botões florais e permitem que a planta retenha suas flores. Eles são aplicados nas raízes ou pulverizados nas folhas, dependendo da fase de crescimento. Esses componentes não devem ser utilizados durante o período de dormência, que começa em novembro e termina no início de março.

Recomenda-se adicionar matéria mineral e orgânica ao solo no início da primavera, quando os dias são suficientemente longos. Ao mesmo tempo, aumente a iluminação. Coloque a fúcsia sob luz artificial para evitar que ela estique demais. Isso despertará a planta de sua fase dormente e iniciará um novo ciclo de crescimento.

Beliscar e moldar

Cultivar uma fúcsia com porte perfeito sem podar e dar forma é simplesmente impossível. As variedades trepadeiras, no entanto, não exigem podas drásticas. O comprimento de seus ramos é determinado pelo proprietário, dependendo de quão espalhado ele deseja que o arbusto fique.

As estacas obtidas após a poda devem ser enraizadas perto da planta-mãe para criar uma folhagem densa. As variedades trepadeiras requerem apenas a remoção das pontas dos ramos. Isso deve ser feito após o término da floração e repetido no meio do inverno. As variedades trepadeiras produzem botões florais apenas em ramos jovens.

Você pode obter uma fúcsia de interior com o mesmo porte daquelas que vemos em revistas, começando com podas regulares. Isso deve ser feito quando a muda atingir 30 a 60 cm de altura. Para isso, primeiro remova as folhas e brotos da parte inferior da planta e encurte os ramos na base em dois terços. O tronco principal deve ser podado em aproximadamente 5 cm. Conforme a planta cresce, faça uma poda de beliscão cerca de uma vez por mês, removendo os primórdios foliares dos ramos jovens. A planta deve ser conduzida até desenvolver uma copa esférica em um tronco denso.

Atenção!
A parte superior da planta fica maciça e pesada, por isso é necessário fixar um suporte fino ao tronco. Caso contrário, a muda pode quebrar.

Transferir

Para garantir que uma planta cresça bem e floresça de forma consistente, é importante selecionar o solo correto. A composição ideal do solo é:

  • terra para jardim - 1 parte;
  • turfa - 0,5 partes;
  • Areia e perlita - 0,25 partes.

O solo deve atender a três requisitos básicos: deve ser nutritivo, permeável à umidade e aerado. Argila expandida deve ser colocada no fundo do vaso. O próprio vaso não deve ser muito grande, caso contrário, a floração será atrasada. Durante o primeiro ano de crescimento, a planta pode precisar de até cinco replantios. Plantas adultas são replantadas uma vez por estação, na primavera.

Se a planta foi comprada em uma loja, a terra deve ser trocada imediatamente. Isso porque a terra no vaso é terra de transporte, sem nutrientes, e a fúcsia morrerá rapidamente nela. O sistema radicular da planta deve ser limpo da terra e lavado em água corrente. É importante inspecionar o tronco e as partes subterrâneas. Se houver pragas, trate-as imediatamente.

Propagação eficaz de plantas

Para a propagação da fúcsia Existem dois métodos: por sementes e por estacas. Não é possível cultivar uma flor a partir de uma folha. É necessário um pedaço do caule (o ponto de crescimento), caso contrário a planta não se desenvolverá. O método mais simples é o de estacas. Para garantir um enraizamento bem-sucedido, siga estes passos:

  1. O material é retirado apenas de plantas adultas e saudáveis.
  2. Selecione brotos jovens e não lenhosos. Eles devem ter pelo menos 2 a 3 pares de folhas. Se houver botões, remova-os.
  3. A muda é cortada e colocada em água com um comprimido de carvão ativado (para evitar o apodrecimento) ou plantada diretamente no solo e levada para uma estufa. As folhas inferiores não devem tocar o solo, caso contrário, ocorrerá apodrecimento.

A propagação por sementes é frequentemente usada por criadores experientes para produzir novas variedades através da polinização cruzada. As sementes podem ser compradas em lojas comuns, permitindo que você cultive sua própria fúcsia em ambientes internos. As taxas de germinação são baixas, portanto, as mudas precisam de tratamento.

As sementes são imersas em uma solução rosa de permanganato de potássio por várias horas e, em seguida, enxaguadas com água pura. Uma camada de solo (até 7 mm) é adicionada a vasos rasos, espalhada na superfície em intervalos de pelo menos 2 cm, e coberta com mais solo. A mistura resultante é colocada em uma estufa, ventilada diariamente, e removida após a emergência das mudas. As plantas jovens são transplantadas para vasos individuais após o surgimento de dois pares de folhas verdadeiras.

Controle de pragas e doenças

Se a aparência da planta mudou e ela parece doente, o problema pode ser o cuidado inadequado. O amarelecimento das folhas está associado à pulverização insuficiente e à manutenção da planta em um ambiente seco. As folhas danificadas devem ser removidas, os cuidados devem ser melhorados e a planta deve ser deixada se recuperar.

O aparecimento de manchas marrons nas bordas das folhas indica umidade excessiva ou encharcamento do solo. É preciso verificar se há apodrecimento nas raízes. Caso esse problema seja detectado, trate a parte subterrânea com Fundazol e replante a fúcsia em solo novo. A planta voltará ao normal, mas a rega deve ser moderada inicialmente.

Existem outros problemas, não menos comuns, que os proprietários de fúchsias de interior enfrentam:

  1. Não está florescendo. As condições de cultivo foram violadas, a poda não foi realizada ou o período de hibernação foi "quente".
  2. As folhas estão perdendo a turgidez. A causa é a rega insuficiente. A condição do torrão de raízes deve ser monitorada com um espeto de madeira comprido. O solo deve secar em um terço.
  3. Folhas amareladas. Isso indica envelhecimento natural. Os brotos maduros são cortados e a planta é deixada para desenvolver folhagem verde.
  4. O aparecimento de uma camada pegajosa indica atividade de insetos. Inspecione cuidadosamente a parte inferior da folha; se houver moscas brancas grandes, há um ataque de moscas brancas. Trate a planta com Aktara ou produtos similares.
  5. A presença de teias nos galhos indica uma infestação por ácaros. Recomenda-se o tratamento químico com acaricidas.

Atenção!
As fúchsias são uma das plantas favoritas das pragas. Para prevenir ataques, espalhe um inseticida sistêmico sobre a superfície do solo. Ele penetrará gradualmente no solo, será absorvido pelas raízes e a seiva da planta se tornará tóxica para os insetos.

Cuidados com a fúcsia no inverno

Os cuidados adequados de inverno para as fúchsias determinam seu crescimento, desenvolvimento e floração na próxima estação de crescimento. A falta de um cuidado adequado durante o inverno afetará a saúde da planta — os botões não se formarão e a própria planta não terá a chance de descansar.

Lista de recomendações básicas:

  1. As fúchsias entram em dormência no final de outubro. Se a planta não tiver florescido completamente até essa época, os botões são removidos por meio da poda.
  2. Após a modelagem, o vaso de flores é deixado no mesmo lugar, mas a adubação é interrompida e a rega é reduzida.
  3. Após duas semanas, a cultura é transferida para um local fresco com temperatura em torno de 15 graus Celsius. Permanecerá lá até o final de fevereiro.
  4. Em dezembro, realiza-se uma nova poda, encurtando os ramos em um terço.
  5. Após o aumento das horas de luz solar, retorne o vaso ao seu local definitivo. Após duas semanas, aplique o primeiro fertilizante com maior teor de nitrogênio. Posteriormente, utilize apenas fertilizantes potássicos e fosfatados.

A fúcsia é uma planta exigente que requer cuidados específicos. Se você controlar a temperatura, fornecer água e garantir um período de repouso, ela recompensará seu dono com flores exuberantes na próxima estação. No entanto, o não cumprimento dessas regras resultará na perda da flor.

Qual a aparência da fúcsia e como cultivá-la em casa?
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates