Nem todo mundo sabe que cultivar morangos em vasos não é tão difícil assim. Nosso artigo com fotos vai explicar todos os detalhes. Os morangos são uma fruta incrivelmente saborosa e saudável, amada por todos. Comprar morangos no mercado nem sempre é econômico; é melhor cultivá-los você mesmo. Não tem problema se você não tem um jardim. Você pode cultivar morangos em um vaso simples no parapeito da janela.
Isso é muito conveniente, já que o arbusto não ocupará muito espaço, e para uma maior economia de espaço, você pode escolher recipientes especiais de dois ou três níveis.
Se você gostou da ideia, vá em frente e comece.

Como cultivar morangos em um vaso
Escolher a variedade certa
A primeira coisa a que você deve prestar atenção é a variedade de morango. Nem todos os morangos podem ser cultivados em vaso, pois a maioria das espécies já está adaptada ao cultivo ao ar livre. No entanto, existem variedades especiais chamadas morangos de produção contínua. Eles não são diferentes dos morangos comuns na aparência, mas dão frutos duas vezes por ano. Com os cuidados adequados, podem produzir ainda mais.
Os morangos de produção contínua, por sua vez, dividem-se em dois subtipos. O primeiro inclui arbustos que frutificam durante os dias longos, produzindo frutos duas vezes por ano. O segundo, no entanto, floresce durante períodos de luminosidade neutra e produz frutos abundantemente por quase todo o ano — cerca de 10 meses. Isso é ótimo, pois você pode desfrutar de seus morangos favoritos a qualquer momento, mas também apresenta algumas desvantagens. Os arbustos ficam muito debilitados durante esse período e, se não forem devidamente nutridos e cuidados, podem morrer.
Preste atenção especial ao recipiente onde o arbusto será cultivado. Podem ser vasos de plástico ou caixas de madeira. É melhor optar pelas caixas de madeira, pois a madeira permite que as raízes respirem. No entanto, um vaso comum com boa drenagem é uma excelente alternativa. Esta planta não tolera água parada, portanto, adicionar drenagem a qualquer recipiente é essencial.

O tamanho mínimo do vaso para um arbusto é de 3 litros. A maioria das variedades não se adapta bem ao transplante, por isso precisam crescer no mesmo local por cerca de três anos. Portanto, o ideal é escolher um vaso com um pouco de espaço extra, mas não muito. Se for plantar em recipientes maiores em vez de vasos, leve isso em consideração também. Deixe pelo menos 20 centímetros de distância entre os arbustos.
Observe que o recipiente deve ter furos para drenagem de água. Pedras, tijolos triturados e argila expandida são boas opções para esse fim. Para o plantio, use um substrato para vasos de uso geral, encontrado em lojas especializadas.

Certifique-se de fertilizar seus morangueiros em vaso aproximadamente a cada duas semanas com um fertilizante completo ou orgânico. A planta precisa de vitaminas adicionais principalmente durante a floração e o amadurecimento dos frutos. No entanto, você pode interromper a fertilização durante o inverno, pois a planta está em dormência.
Os morangos podem ser plantados usando mudas prontas ou sementes. As mudas prontas são mais rápidas, enquanto as sementes são mais confiáveis, pois você saberá exatamente qual variedade irá obter. O cultivo a partir de sementes é melhor feito em caixas compridas. Encha-as até a metade com terra e água. Coloque as sementes por cima. Em seguida, crie um efeito estufa cobrindo-as com filme plástico ou vidro. Lembre-se de manter a terra úmida. Assim que os primeiros brotos aparecerem, remova o filme plástico ou o vidro. Quando as folhas surgirem, você poderá transplantá-las para vasos.
O plantio das mudas é feito da seguinte maneira: Pegue um vaso adequado, encha-o com terra (que deve estar bem solta) e faça uma pequena depressão no solo. Prepare a planta usando uma tesoura de poda para aparar levemente as raízes e as mudas. Em seguida, umedeça bem a terra e coloque o vaso em um local aquecido.
Recomendamos que você se informe Avaliações da variedade de morango 'Elizabeth'.
Cuidados adicionais com morangos em vaso
Os morangueiros plantados precisam ser podados regularmente. Quando cultivados a partir de sementes, assim que surgirem cinco folhas, as três de baixo devem ser removidas. Quando a planta atingir 10 centímetros, a parte superior deve ser cortada. Os gavinhas também precisam ser removidos, pois consomem muita energia. Lembre-se de adubar a planta após cada poda. Regue os morangueiros com frequência, mas evite que a água fique parada. Isso favorece o aparecimento de mofo, que restringe a circulação de ar. Se isso acontecer, a planta sufocará e morrerá.

O principal problema no cultivo de morangos em vasos é a polinização. Na maioria dos casos, ela é feita manualmente. Pegue um pincel (ou cotonete), umedeça-o levemente e passe-o várias vezes sobre os pistilos e estames.
Plantou morangos em vasos de vários níveis? Fique de olho nos frutos; se houver muitos, eles cairão e danificarão os galhos. Isso é especialmente importante se você estiver cultivando uma variedade com frutos grandes. Se estiver cultivando em um vaso ou floreira comum, não se preocupe; todos os frutos ficarão organizados no parapeito da janela.

Se você adora morangos, dedique um tempo a eles e desfrute de seus frutos perfumados sempre que desejar. Cultivar essas frutinhas em um parapeito de janela não é mais difícil do que em um canteiro; basta seguir as orientações.

Recomendamos também a leitura de, Como cuidar adequadamente dos morangos na primavera para obter uma boa colheita..

Quando poderei ir à Fazenda Estadual de Lenin para colher morangos em 2021?
Como cultivar morangos em um parapeito de janela: da escolha das sementes à floração
Quando e como plantar morangos no outono de 2020: métodos de propagação, técnicas de plantio.
Após quais culturas os morangos podem ser plantados?
Fé
Tentei cultivá-la em vasos em casa e funcionou, mas ainda assim não dá para cultivar muita. Usei esterco de galinha como fertilizante, mas é preciso ter muito cuidado para não queimá-lo.