O tomilho é uma planta florida e aromática, utilizada como tempero em pratos culinários ou como fragrância na fabricação de produtos cosméticos: sabonetes, xampus, cremes e géis. É utilizado na produção de vinho e bebidas espirituosas. Como cultivar tomilho? Este arbusto de fácil cultivo pode ser plantado em terrenos abertos, como em casas de veraneio ou jardins. Jardineiros que plantam ervas e especiarias encontram um lugar para o tomilho em seus canteiros ou floreiras. O resultado é um tempero maravilhoso para a mesa e um remédio caseiro para a família.
Descrição
Essa erva é conhecida por muitos nomes: tomilho, capim-de-bogorodskaya, tomilho-guloso, pimenta-de-borovaya e tomilho-limão. Existem centenas de espécies de tomilho, com mais de 170 variedades encontradas na Rússia, crescendo em uma ampla variedade de ambientes: florestas, estepes arenosas e argilosas, encostas rochosas e até penhascos. Dependendo do seu habitat, o tomilho adquire diversas características distintivas, refletidas em seus nomes: tomilho-comum, tomilho-rasteiro e tomilho-limão.
As características básicas, ou gerais, são idênticas para todas as espécies de tomilho. É um arbusto ou subarbusto baixo (até 35 cm de altura) com flores e ramos eretos ou rastejantes (ver foto):
- A raiz de tomilho é uma raiz pivotante, lenhosa;
- Os caules e brotos são lenhosos na base, espalhados e cobertos de pelos;
- Folhas - diferentes tipos de tomilho podem ter diferentes formatos e tamanhos, serem duras, com bordas lisas ou serrilhadas;
- Flores - agrupadas em inflorescências nas extremidades dos caules em forma de bola ou cone, cada flor possui 4 estames eretos, as pétalas são de cor rosa, branca ou roxa;
- O fruto é uma cápsula com 4 frutos quase esféricos e ligeiramente achatados.
O tomilho floresce de junho a agosto, e os frutos amadurecem do final de agosto até meados de setembro.
Tipos principais
Centenas de variedades de tomilho são divididas em três grupos principais com base na disposição dos ramos e brotos; dentro desses grupos, as plantas podem diferir na forma das folhas e na cor das pétalas.
tomilho comum
Esta espécie é um subarbusto perene que atinge até 40 cm de altura, com um sistema radicular pivotante ramificado. Os caules são lenhosos na base, ramificados, e os ramos são herbáceos, quadrangulares e cobertos de pelos. Os brotos laterais são curtos. O tomilho comum possui folhas verde-escuras com margens lisas, cada folíolo não maior que 10 mm. As flores são lilás pálido, às vezes brancas. As inflorescências nascem nas axilas das folhas. O período de floração é de junho a julho. Os frutos (cinóbios) são quatro nozes arredondadas que amadurecem no final de agosto. São muito pequenos, com apenas até 1 mm de diâmetro.
Rastejando
O tomilho, também conhecido como capim-de-bogorod, é o nome comum do tomilho rastejante. Ele cresce em áreas de estepe rochosa ou em terras altas florestadas. A planta atinge uma altura de no máximo 15 cm, com brotos prostrados e hastes florais retas ou ligeiramente eretas. Na natureza, as plantas densamente agrupadas formam clareiras semelhantes a tapetes de grama. As lâminas foliares são retas, com bordas que não se curvam para baixo, e possuem glândulas especializadas cheias de óleo essencial. Dimensões das folhas: até 10 mm de comprimento e 2-4 mm de largura. Os frutos são pequenas nozes elípticas, com apenas 0,6 mm de comprimento. A floração começa no final de maio e continua até setembro, com os frutos aparecendo em julho-agosto, dependendo do clima da região onde o tomilho cresce.
Com aroma de limão
O próprio nome desta variedade de tomilho sugere que o aroma de suas folhas e flores lembra o cheiro característico do limão, porém é mais sutil, sem a nota amarga. É um subarbusto perene, que atinge até 30 cm de altura. As folhas da planta são semiovais, de um verde-amarelado brilhante, e possuem nervuras glandulares que produzem óleos aromáticos. O aroma pode ser percebido ao esfregar as folhas entre os dedos. O tomilho-limão é frequentemente usado em bebidas, cosméticos e como fragrância para pós medicinais contra resfriados. Esta planta é um híbrido derivado do cruzamento de duas variedades de tomilho e, por sua vez, possui diversos cultivares.
Condições de cultivo em campo aberto
Os jardineiros só recentemente começaram a cultivar tomilho em suas casas de veraneio e canteiros. Anteriormente, as pessoas não conseguiam usar terras cultivadas para o cultivo de ervas e plantas ornamentais devido à falta de espaço disponível. Hoje, os jardineiros propagam o tomilho para suas próprias necessidades, pois é uma planta versátil e útil. Existem três maneiras principais de cultivar tomilho: por sementes, estacas ou divisão de touceiras.
Cultivando a partir de sementes
A germinação de pequenas sementes de tomilho requer solo completamente livre de ervas daninhas. As ervas daninhas dificultam o desenvolvimento já lento da planta, pois as mudas germinam lentamente no início da estação de crescimento, levando quase um mês para se estabelecerem e se adaptarem. Os brotos jovens de tomilho podem não conseguir resistir à competição com o excesso de ervas daninhas e acabarão morrendo. Jardineiros e horticultores cultivam tomilho a partir de sementes apenas em casos especiais: para desenvolver novas variedades ou para preservar e propagar cultivares únicas já existentes.
Estacas
No verão, antes da floração, o tomilho é propagado por estaquia de folhas verdes. Este método garante uma sobrevivência mais rápida das plantas e uma maior probabilidade de obter plantas de alta qualidade. As estacas são retiradas 2 a 3 semanas antes da floração. As pontas dos brotos, com até 10 cm de comprimento, são cortadas, plantadas em substrato arenoso e cobertas com filme plástico para acelerar o crescimento. As estacas enraízam em cerca de um mês. O tomilho pode então ser transplantado para o local definitivo. Durante as primeiras 2 a 3 semanas, as mudas necessitam de rega frequente, quase diária.
Ao dividir o arbusto
Jardineiros consideram este método o mais fácil e com maior garantia de sucesso. Na primavera, verão ou outono, os arbustos de tomilho são desenterrados e divididos em várias seções, dependendo da extensão do seu sistema radicular (de 3 a 7 arbustos). O local de plantio é preparado com antecedência: no outono para plantios de primavera e na primavera para plantios de verão ou outono. Isso deve ser feito de 2 a 3 meses antes da divisão dos arbustos. As mudas plantadas na primavera ou início do verão terão desenvolvido raízes fortes até o início do inverno, e seus caules e ramos se desenvolverão mais rapidamente, evitando danos causados pelas geadas de inverno.
Tomilho: plantando a planta
Tomilho (e segurelha) - pereneEla pode crescer e se desenvolver com sucesso em um mesmo local por cerca de 5 a 7 anos. Ao escolher um local para plantar tomilho, leve em consideração essa nuance, bem como todos os aspectos importantes do cultivo desse arbusto aromático: selecionar o material de plantio adequado, escolher o local, preparar o solo e determinar o momento certo para a propagação.
Como selecionar e preparar mudas
Jardineiros experientes que decidem cultivar tomilho em seus jardins devem, antes de tudo, aprender sobre as necessidades agrícolas dessa nova planta. O tomilho, podemos afirmar com segurança, não apresenta muitos problemas para os jardineiros. É fácil de cuidar, e qualquer jardineiro iniciante pode realizar o plantio e a propagação.
Sementes de tomilho, estacas verdes e mudas podem ser adquiridas em lojas especializadas, de vendedores particulares e online. Ao comprar material para plantio, preste atenção ao seguinte:
- As sementes devem ser de alta qualidade e o prazo de validade não pode exceder 2 anos;
- Os ramos de tomilho verde podem ser armazenados por cerca de 30 dias e são vendidos em embalagens especiais seladas para evitar que os brotos sequem;
- As mudas jovens obtidas por divisão da planta devem ter pelo menos 5 a 8 brotos radiculares, e os caules devem ser saudáveis, fortes e sem deformações.
Pousar tomilho em terreno aberto Não vai demorar muito; antes de plantar a muda, você precisa desinfetar o material de plantio em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 a 30 minutos.
Seleção do local e preparação do solo
O tomilho, à medida que cresce, pode eventualmente ocupar uma quantidade significativa de espaço em um canteiro. Alguns jardineiros gostam disso, enquanto outros não, portanto, o local escolhido para o cultivo do tomilho deve ser acessível para manutenção, incluindo capina, desbaste ou remoção de arbustos que cresceram demais.
O tomilho deve ser plantado em local ensolarado. Tolera alguma sombra, mas áreas sombreadas não são ideais para ele. Na sombra, cresce bastante, sua floração diminui significativamente e sua folhagem, ao contrário, torna-se mais densa e cobre todo o solo dos canteiros.
O tomilho não é exigente quanto à composição do solo, mas é preferível plantá-lo em solos neutros ou ligeiramente alcalinos. Solos argilosos pesados e solos excessivamente úmidos inibem o crescimento da planta e levam ao apodrecimento das raízes. Nesses casos, devem ser instalados sistemas de drenagem para garantir o escoamento da água.
Como plantar tomilho no seu jardim: época ideal e regras de plantio
As mudas de tomilho são plantadas no início da primavera ou no final do outono. A melhor época para semear é abril-maio. Prepare o local de plantio do tomilho com antecedência: no verão para plantios de outono e no outono para plantios de primavera, ou 1 a 2 meses antes do plantio.
Cave buracos com o dobro do tamanho do vaso onde as mudas estavam e um pouco mais profundos (5 a 7 cm). Misture terra vegetal leve e bem adubada com areia. Coloque parte dessa mistura no fundo do buraco, plante a muda e cubra com o restante da terra. Regue a planta e cubra o solo com qualquer material disponível: serragem, lascas de madeira, pedrinhas ou casca de árvore triturada.
Cuidados com as plantas
Ao plantar tomilho em um local permanente, os jardineiros não terão dificuldade em cuidar dele; é fácil de cultivar e encantará os proprietários com flores contínuas durante todo o verão. Cuidar do tomilho envolve seguir três orientações:
- Rega. Regue quando o solo estiver seco. Em dias quentes de verão, será necessário regar com mais frequência, pois a umidade evapora mais rapidamente da superfície do solo.
- Fertilização. Uma vez por mês, o tomilho é adubado com fertilizantes minerais complexos comuns para hortaliças. Apoiadores da ecologia. cultivo As plantas utilizam matéria orgânica para estes fins: infusão de verbasco, ervas, excrementos de pássaros.
- Poda. Esta é feita duas vezes por estação. Na primavera, todos os ramos mortos e danificados são cortados e, no outono, os arbustos são desbastados para evitar o crescimento excessivo.
Além dos requisitos acima, o cuidado com o tomilho exigirá capina regular, afofamento do solo e, caso a floração seja indesejável, poda do arbusto antes desse período.
Doenças e pragas
O tomilho é resistente a pragas e doenças, mas se as práticas de cultivo forem inadequadas ou os cuidados insuficientes, ele fica suscetível a doenças ou infestações de pragas. Para prevenir esses problemas, pulverize as plantas de tomilho com soluções inseticidas, de preferência no início da primavera ou após a floração.
Uso em paisagismo
As flores de tomilho são bastante atraentes e a massa verde de folhas também se destaca pela cor intensa e densidade, razão pela qual os paisagistas costumam usar essa planta em projetos de jardins decorativos: em jardins de pedra, jardins alpinos, jardins verticais e gramados.
Como uma planta sobrevive ao inverno?
O tomilho é extremamente resistente a baixas temperaturas; mesmo geadas severas não representam uma ameaça para ele, mas para garantir sua sobrevivência, as plantas devem ser cobertas durante o inverno com folhas caídas, turfa ou ramos de abeto.
Como coletar e armazenar
O tomilho é colhido durante a época de floração, de julho a setembro, e as flores e folhas são secas naturalmente ou no forno. As inflorescências completamente secas são armazenadas em caixas de papelão ou sacos de tecido. O tomilho seco tem uma validade de 1 a 3 anos.
Tomilho no armário de remédios de casa
As propriedades benéficas do tomilho são utilizadas não apenas na medicina popular; os tratamentos tradicionais também incluem o uso de infusões de ervas em combinação com medicamentos. Chás, tinturas e decocções feitos com tomilho seco e fresco são benéficos para:
- durante resfriados;
- Para dores de cabeça e insônia;
- Para inflamações da garganta e dos brônquios;
- Destruir parasitas no corpo;
- para distúrbios nervosos.
O chá de tomilho é preparado da maneira usual: 1 colher de chá por xícara de água fervente. Fazer uma infusão ou decocção em casa também é fácil: para uma infusão, use 1 colher de sopa de erva ou flores secas para cada litro de água fervente. Para uma decocção, as proporções são as mesmas, mas deixe em fogo baixo por 10 a 15 minutos.
Conclusão
Defensores de um estilo de vida saudável às vezes se recusam a tomar medicamentos químicos para resfriados e doenças semelhantes. Nesses casos, podem se beneficiar do chá de tomilho, aromático, reconfortante e muito benéfico. Até mesmo a medicina tradicional reconhece que as bebidas de tomilho são inofensivas ao corpo humano, ajudam a combater doenças e fortalecem o sistema imunológico. Agora você sabe como cultivar tomilho. tomilho no jardim Ou, se preferir, no jardim. Aconselhamos os iniciantes a experimentarem; não se arrependerão.

Tomilho rastejante: descrição da variedade, cultivo ao ar livre, plantio e cuidados.
Como cultivar tomilho a partir de sementes em casa, num vaso na janela.
Como cultivar tomilho a partir de sementes ao ar livre (com fotos)
Como cultivar tomilho ao ar livre na região de Moscou